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Luca De Meo, do Grupo VW, será novo CEO da Renault
O italiano Luca De Meo será o novo CEO da Renault a partir de julho, confirmou a companhia francesa, após negociar por vários meses a saída do executivo do Grupo Volkswagen, onde trabalhava há 12 anos ocupando diversos cargos de direção, o último deles como chefe da marca espanhola Seat. De Meo irá substituir Clotilde Delbos, que vinha ocupando interinamente a posição desde a demissão de Thierry Bolloré, em outubro passado.
Segundo a imprensa europeia, o milanês De Meo, 52 anos, formado em administração de empresas na Itália, parece ser o nome ideal que a Renault vinha procurando. Com carreira bem-sucedida e vindo de fora, o italiano poderá construir uma nova era na empresa sem a influência de Ghosn – motivo pelo qual Bolloré foi afastado meses depois de assumir o lugar do ex-chefe, de quem era considerado um fiel escudeiro.
Com passagens por diversos países – ele fala cinco idiomas, contando italiano, francês, espanhol, inglês e alemão – e vivência com muitas culturas organizacionais diferentes, De Meo terá como sua primeira missão estancar as perdas da companhia francesa e restaurar a abalada relação com a Nissan, na aliança entre as empresas que também envolve a Mitsubishi. Para isso terá de lançar mão de sua experiência profissional de mais de 20 anos no setor automotivo em que muitas vezes teve de lidar com a competição entre nacionalidades dentro das empresas que passou.
Segundo Jean-Dominique Senard, presidente do conselho de administração do Grupo Renault, essa bagagem de De Meo foi fator decisivo para trazer o executivo ao comando da empresa.
“Levando em conta sua carreira, experiência e seu sucesso, consideramos que Luca De Meo combina as qualidades necessárias para contribuir com o processo de desenvolvimento e transformação do Grupo Renault. Ele é um grande estrategista e visionário das rápidas mudanças do mundo automotivo”, disse Jean-Dominique Senard.
No comando da Seat desde 2015, De Meo tirou a marca espanhola da incômoda posição de divisão deficitária do Grupo VW e fez a empresa voltar ao lucro com rápido crescimento das vendas. O executivo vinha sendo cotado para ser o sucessor de Herbert Diess na direção global da Volkswagen, mas decidiu não esperar pela oportunidade após ter sido preterido em sua passagem anterior como membro do board da Audi responsável por vendas e marketing. Antes de ingressar na companhia alemã, em 2009, De Meo trabalhou no Grupo Fiat (hoje FCA), onde dirigiu as marcas Fiat, Lancia e Alfa Romeo. Ele começou a carreira no setor na Renault e depois passou pela Toyota Europa.
Murguet sai após 30 anos na Renault - Após entregar a presidência a De Meo, Clotilde Delbos deverá ser a nova vice-presidente executiva da Renault, cargo que foi desocupado com a saída de Olivier Murguet, que deixou a companhia após 30 anos “para realizar projetos pessoais”, segundo comunicado. Murguet foi presidente da Renault no Brasil de 2012 a 2015, quando passou a comandar a divisão Américas da empresa até regressar à França, em 2018, para assumir a vicepresidência executiva de vendas e regiões.
Para o cargo de vice-presidente executivo de regiões, vendas e marketing, que era acumulado por Murguet, a Renault nomeou Denis Le Vot, que tem assento no Comitê Executivo do Grupo (CEG). Assim como Murguet, ele iniciou sua carreira na empresa em 1990 e passou por diversos cargos em vários países nas áreas comercial e de pós-vendas. No ano passado foi nomeado vice-presidente sênior da Divisão de Veículos Utilitários da Aliança Renault Nissan.
Delbos também acumula os cargos de chefe financeira (CFO) do Grupo Renault e presidente do conselho de administração do RCI Banque, o braço financeiro da companhia.
Fonte: Automotive Business

 

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Mercedes-Benz terá novo presidente no Brasil
A Mercedes-Benz terá um novo presidente no Brasil com a saída de Philipp Schiemer para assumir a chefia global de marketing, vendas e serviços ao cliente da Daimler Buses. Em seu lugar, a companhia nomeou Karl Deppen, atual chefe de controle de custos na Mercedes-Benz Automóveis, e que passa a chefiar a operação brasileira de veículos comerciais a partir de maio.
De origem alemã, Deppen está no Grupo Daimler há 30 anos e ao longo de sua carreira ocupou diversos cargos de liderança nas áreas de recursos humanos, compras e logística até 2007, sempre na área de veículos comerciais. Sua trajetória o levou a assumir cargos nos Estados Unidos, Turquia e Japão.
Em 2007, assumiu a gestão estratégica de projeto para os caminhões Atego e Atego BlueTec Hybrid e entre 2011 e 2014 foi responsável pela capacitação de lideranças em todo o mundo na Daimler, antes de assumir o cargo de CFO na China. Em seguida, assumiu sua posição atual, respondendo desde 2017 pelo controle de custos na divisão de automóveis da Mercedes-Benz.
“Karl Deppen é uma liderança internacionalmente reconhecida por sua ampla formação e enorme experiência no setor de veículos comerciais. Com ele, nossos negócios no Brasil estarão em excelentes mãos”, comenta Stefan Buchner, membro do board da Daimler Trucks e responsável pela marca Mercedes-Benz e também pela empresa no Brasil.
Por sua vez, Schiemer sucederá a Ulrich Bastert, que se aposentará após 35 anos dedicados ao Grupo Daimler. Schiemer assumiu a presidência da Mercedes-Benz do Brasil e o cargo de CEO na América Latina em 2013 ao substituir Jürgen Ziegler nesta que foi sua terceira passagem pelo País. Antes disso, ele já havia ocupado diversos cargos na operação brasileira.
“Com Philipp Schiemer, o departamento mundial de marketing, vendas e serviços ao cliente da Daimler Buses terá um executivo de veículos comerciais altamente competente e experiente. Em seus mais de 15 anos no Brasil, Philipp Schiemer devolveu para marca Mercedes-Benz à sua posição de liderança e reestruturou completamente a nossa empresa neste mercado estratégico. Estamos muito felizes por receber Philipp agora como membro do board da Daimler Buses”, declara Till Oberwörder, chefe mundial da Daimler Buses. Em nota, Martin Daum, CEO da Daimler Truck agradeceu Bastert por sua dedicação à divisão de veículos comerciais.
Fonte: Automotive Business

 

 


 

 

CETESB e SINDIREPA renovam parceria de mais de 20 anos
O SINDIREPA (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) e a CETESB renovaram, o Protocolo de Intenções do Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel (PMMVD), parceria de mais de 20 anos. A renovação do acordo foi assinada, na sede da agência paulista, pela diretora-presidente Patrícia Iglecias, pelo diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carlos Roberto dos Santos, e pelo presidente e vice-presidente do SINDIREPA, Antônio Carlos Fiola Silva e José Nogueira dos Santos.
O PMMVD tem como objetivo a diminuição da quantidade de veículos movidos a diesel em más condições de manutenção e a redução dos níveis de poluentes emitidos na atmosfera. Pelo acordo, as oficinas vinculadas ao SINDIREPA, cadastradas pela CETESB, estão autorizadas a emitirem o RMO (Relatório de Medição de Opacidade). Os RMOs podem ser utilizados para comprovação da realização de reparos no veículo a diesel, podendo obter a redução de 70% do valor da multa por emissão excessiva de fumaça preta, atualmente, de R$ 1.656,66.
Além desse benefício, os RMOs também podem ser utilizados como base para o desenvolvimento de programas de incentivos especiais aos veículos em circulação. Segundo Patrícia Iglecias, a CETESB estabelece nesse protocolo os pré-requisitos e as exigências a serem atendidas e desempenha um papel importante na capacitação do corpo técnico das oficinas cadastradas, por meio de treinamentos fornecidos na Companhia a cada três meses.
Para o presidente do SINDEREPA, Antonio Carlos Fiola Silva, a importância do programa está no fato de que, ao mesmo tempo em que busca uma melhoria na qualidade do ar ao incentivar o proprietário do veículo a fazer a manutenção preventiva do motor, não penaliza o caminhoneiro, já que o estimula a realizar a reparação nas oficinas credenciadas e, assim, ter direito ao desconto na multa.
Fonte: CETESB

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