Publicidade

Uma Década De Conquistas

Em 10 anos de história, Abrafiltros registra avanços, amplia representatividade e atividades em benefício das empresas de filtros automotivos e industriais



A Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais (Abrafiltros) - comemorou em 26 de junho uma década de atividades. Desde sua criação em 2006, o objetivo principal da associação é promover a integração entre os fabricantes, sistemistas, distribuidores e importadores de filtros automotivos, industriais e destinados para aplicações em estações de tratamento de água e efluentes. 
Entre os principais precursores da iniciativa, o presidente da entidade, João Moura revela o motivo da ideia que muitos julgavam improvável, ter evoluído para uma associação que tem se fortalecido a cada dia e conquistado apoio entre as empresas: "Estamos sempre buscando oportunidades não só para oferecer novos serviços aos associados, mas também desenvolvendo ações para estimular o desenvolvimento do mercado. O segredo é manter o foco em compreender as necessidades, buscar atendê-las e superar as expectativas de cada setor. É um processo trabalhoso, complexo e necessário. Felizmente, muitas pessoas têm compreendido e colaborado nesse processo de crescimento".
Uma Década De Conquistas

Trajetória
Até 2006, os segmentos de filtros automotivos e industriais não tinham uma entidade que atendesse às necessidades de interesse de grupo de maneira independente. Moura, então, reuniu empresários e profissionais desses dois setores para desenhar o esboço da Abrafiltros, tendo como modelo a Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água (Abrafipa). "Formamos um grupo de fundadores, muitos dos quais ainda atuantes,  plantando o conceito de união das empresas, algo difícil de colocar em prática por questão da formação do próprio mercado. Mas fomos vencendo as resistências e cada vez mais pessoas passaram a perceber que a união era fundamental para o desenvolvimento e futuro do setor." 
Essa aproximação foi muito bem-vinda pelos diretores da Abrafipa, que deram todo o suporte para a criação da associação, cedendo o estatuto como base e a sala para a primeira reunião. Nesse início, houve também o apoio da Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), que disponibilizou as instalações para as reuniões seguintes. A revista e o portal Meio Filtrante têm desempenhado um papel importante desde a concepção da Abrafiltros disponibilizando e organizando informações, com suporte operacional, logístico e de infraestrutura. 
A cada reunião, conta Moura, era claro o interesse de todos por assuntos que envolviam o mercado em geral: tendências nacionais e globais; aspectos ambientais; capacitação e formação de profissionais; a importância da prática em filtração nas escolas técnicas e de engenharia; questões fiscais e tributárias; evolução tecnológica dos filtros; desenvolvimento de palestras e eventos; mensuração de mercado; entre outros. 
Muitos desses temas têm sido trabalhados ao longo desses 10 anos e, segundo ele, outros têm surgido pelo próprio interesse dos associados. "Esse intercâmbio é o que motiva as empresas em estar conosco. Temos a intenção desde a fundação, de trabalhar o segmento de filtros para estações de tratamento de água e efluentes, além de seguir no relacionamento com a Abrafipa, identificando pontos de sinergia", comenta Moura.
O empenho das diretorias, associados e colaboradores foi fundamental para que a Abrafiltros crescesse e realizasse ações de grande importância para o mercado. "Hoje podemos dizer que nossos segmentos de atuação têm uma entidade legal, com representatividade e reconhecida pelas demais entidades de classe no Brasil e no exterior, câmaras de comércio e órgãos governamentais, um grande avanço em relação ao início", comemora Moura. Motivado, diz que ainda há muito a trabalhar no fortalecimento do mercado. "Temos a disposição de seguir adiante e obter novas realizações pela soma de esforços da Diretoria e associados, buscando sempre agregar novas empresas e organizações que compartilhem da nossa visão de futuro e união, visando sempre aos interesses de grupo, um mercado cada vez mais aberto ao diálogo e intercâmbio de experiências, o que é benéfico para todos", analisa. 



Associados

A importância da Abrafiltros para o mercado é significativa e agrega em seu quadro de associados empresas líderes de mercado e com grande relevância, como: 3M do Brasil, Apexfil, Asstefil, Baldwin Filters, Biopetro Ambiental, Bosch Rexroth, Camfil Latinoamerica, Cummins Filtration, DBD Filtros/Laffi Filtration, Delphi Automotive, Donaldson do Brasil, Eaton Filtration, Filtermaq, Ford Motor Company, Freudenberg Filtration, Geoquimica, General Motors do Brasil, Hengst Filtros, Hydac Tecnologia, Inforlub, KSPG Automotive, Kuss Filtration, L3ppm, Magneti Marelli Cofap, Mahle Metal Leve, Mann+Hummel Brasil, MasTin Bras, Mazola Ambiental, MCFil Tecnologia, Pall do Brasil, Parker Hannifin, Pentair Hidro, Poli Filtro, Robert Bosch, Scania Latin América, Seineca, Sigma Lean, Sogefi/Fram, Solixx Reciclagem, Supply Service, Sofape/Tecfil e Wega Motors.


Crescimento contínuo
Nesta década, a Abrafiltros atuou com diversas atividades que foram construindo sua trajetória e sendo a base de trabalho efetiva que vem gerando novas perspectivas para o setor. 
Na Câmara Setorial de Filtros Automotivos (CSFA) e a Câmara Setorial de Filtros Industriais (CSFI), com reuniões mensais. E em março deste ano, realizou o I Workshop da Câmara Setorial de Filtros Industriais, que abordou o tema "Construindo juntos: identificando tendências e perspectivas de ações para desenvolvimento do mercado". Nele, os associados puderam indicar novas linhas de trabalho: questões fiscais e tributárias, exportação, congressos e seminários, câmaras de comércio, estudos e mapeamento do mercado de filtros. 
Desde 2015 promove também com sucesso o Ciclo de Palestras Abrafiltros. São convidados especialistas que contribuem com seu conhecimento para falar sobre temas relevantes, como corrupção, logística reversa pós-consumo, perspectivas econômicas e de desenvolvimento, entre outros. 
A associação cria ainda ações em busca de parcerias com organizações nacionais e internacionais e participa de eventos com o objetivo de ampliar a visibilidade e gerar sinergia em benefício dos associados. Na área educacional, mantém contato com instituições de ensino para estabelecer parcerias, ministrar treinamentos específicos na área de filtros e futuramente lançar um curso de pós-graduação.


Uma Década De Conquistas

Pesquisa e informações segmentadas
Atualmente, a Abrafiltros vem trabalhando com os associados no desenvolvimento de futura pesquisa de desempenho econômico-financeiro do setor de filtros automotivos e industriais. O objetivo é poder identificar e mensurar índices que ampliem a visibilidade acerca do mercado, estimulem o alcance de metas organizacionais e até gerem ações de aperfeiçoamento no setor, principalmente nas esferas governamentais. "É muito importante fazer um levantamento com informações consolidadas do mercado de filtros, pois os dados auxiliarão as empresas em seus planejamentos e no próprio desenvolvimento global", comenta Helmut Zschieschang, vice-presidente do setor industrial da entidade.

Uma Década De ConquistasDescarte Consciente Abrafiltros
Em vigor desde 2012, o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa pós-consumo de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, está entre as principais iniciativas da associação e já reciclou mais de 6 milhões de filtros até julho/2016. 
Implantado para que os associados do segmento automotivo possam atender as leis ambientais em São Paulo, Paraná e Espírito Santo, o programa tem pleno cumprimento das metas estabelecidas com as Secretarias de Meio Ambiente estaduais e autarquias, tendo sido renovado em São Paulo em dezembro do ano passado, e recentemente no Paraná em julho, ambos pelo período de quatro anos, em função dos bons resultados alcançados. No Espírito Santo está implantado desde julho de 2015 e o Termo de Compromisso segue em tramitação nos órgãos ambientais para assinatura, que deve acontecer no segundo semestre. 
"A preocupação com o meio ambiente sempre foi pauta na Abrafiltros desde a fundação", lembra Moura. Dessa forma, a associação estabeleceu inicialmente diálogo com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e os associados, buscou informações em entidades como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e desenvolveu o amplo trabalho de logística reversa do Programa Descarte Consciente Abrafiltros. Foram estabelecidas metas gradativas, visando à coleta e ao processamento dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, para avaliar as questões logísticas, operacionais e financeiras, com especial atenção sobre o impacto econômico para o setor e o consumidor final. A mesma estratégia, com base em amplo diálogo com os órgãos governamentais, foi adotada com sucesso no Paraná e Espírito Santo.
O maior desafio da entidade foi estabelecer um projeto viável de implantação. "Para isso, tivemos o importante auxílio do Grupo Supply Service, pois há várias questões financeiras e logísticas envolvidas. Por ser um resíduo perigoso Classe I, o processamento dos filtros é complexo e representa um novo e alto custo para as empresas, em especial fabricantes e importadores", complementa Marco Antônio Simon, gestor de projetos da Abrafiltros. 
"Não há retorno direto para a própria cadeia e os custos são diretamente proporcionais ao que é coletado. Por isso, o avanço deve ser gradativo para não comprometer a sustentabilidade do setor, ao mesmo tempo em que atende à legislação e traz benefícios ao meio ambiente, sendo fundamental o apoio e aporte recebidos das empresas associadas participantes", avalia.
As leis devem ser cumpridas principalmente porque estabelecem proteção ao meio ambiente para o bem de toda a população. "É essencial que fabricantes e importadores se conscientizem da importância do atendimento à legislação, tanto pelo aspecto positivo para o meio ambiente, como para evitar futuras multas pelo descumprimento das leis ambientais", complementa Moura.


Uma Década De Conquistas

Uma Década De Conquistas

Selo comemorativo e novo site
Para comemorar os 10 anos da associação, a L3PPM – Publicidade, Propaganda e Marketing, agência de publicidade da Abrafiltros, realizou mudanças e ações para marcar o momento. Começando pela remodelagem completa do site da entidade – www.abrafiltros.org.br –, desenvolvida seguindo uma proposta atualizada e mais dinâmica para acesso aos conteúdos. O novo site já está no ar com tecnologias modernas e o conceito responsive, adequado para qualquer tipo de dispositivo, quer sejam computadores, celulares ou tablets, além de ferramenta de tradução automática para os idiomas inglês e espanhol. Foi criado ainda o selo comemorativo em alusão aos 10 anos, utilizado nos materiais de comunicação da Abrafiltros e em campanhas elaboradas pela agência.

Uma Década De Conquistas

Informações online
No site da Abrafiltros ainda, a área restrita aos associados conta com ferramentas importantes para auxiliar as empresas no desenvolvimento do mercado e facilitar a divulgação das ações internas da associação. O sistema de mapeamento de filtros criado pela L3PPM tem como objetivo indicar quem faz o que no mercado, contando com mais de 80 macrotipos de filtros e está disponível para consulta e interação por qualquer associado. 
Além desta ferramenta, as palestras realizadas estão disponíveis na íntegra para revisitação a qualquer momento, assim como informações, manuais e documentos gerados e fornecidos pelo Programa Descarte Consciente Abrafiltros, o qual somente é acessado pelas empresas participantes do programa. "Todos os sistemas e ferramentas desenvolvidos para a associação possuem inteligência e restrições por nível de usuário, facilitando, desta forma, o acesso e trazendo somente os conteúdos relevantes para cada mercado atendido", comenta Anderson Silva, gerente de Criação e Desenvolvimento da L3PPM.  

Impulso na comunicação
Outra ação desenvolvida e em constante crescimento é o trabalho de divulgação de informações, que ganhou reforço desde 2014 com a contratação da Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa. 
O que vem sendo ampliado é a frequência de contatos com mídias impressas, online e sociais, sempre com temas relevantes ao mercado de filtros e usuários de sistemas de filtragem, como a manutenção de filtros automotivos e de ar-condicionado, reciclagem de filtros de óleo lubrificante usados, acordos governamentais, novidades de mercado, informações de empresas associadas, entre outros. Todas as matérias podem ser acessadas na área de imprensa do site e outros temas estão em desenvolvimento para aumentar a relevância e conhecimento do mercado de filtros junto a consumidores, órgãos governamentais e os vários tipos de mídias existentes.



Fundadores

Participaram na fundação da Abrafiltros as seguintes empresas: Apexfil Ind. e Com. Ltda. – Edison Ricco e Edison Ricco Júnior; Cummins Filtration do Brasil. – Marina Savelli; DBD Filtros e Serviços Ltda./ Laffi Filtration – André Luis Moura; Hidro Filtros do Brasil. – Luis Fernando Ponciano; Hydac Tecnologia Ltda. – Helmut Zschieschang e Claudia Nitzsche; L3PPM – L Três – Publicidade, Propaganda e Marketing Ltda. Revista e portal Meio Filtrante - João Moura, Rogéria Sene Cortez Moura, Anderson Vicente da Silva e Timóteo Batista da Luz; Mahle Metal Leve S.A. – Daniele Ferrari e Alessandra Bertolotto; Mann+Hummel do Brasil Ltda. – Francisco Gomes Neto; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Div. de Filtros – Edevaldo Bomfim Junior; Poli Filtro Com. e Rep. de Peças Ltda. – Aldenir Ceguarino Montesso; e Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Fram - Luiz Antônio Ferreira Neto.
Uma Década De Conquistas
 

Tempo de mudanças
Desde a fundação, o crescimento da Abrafiltros tem ocorrido de maneira gradativa e planejada. Na história recente, um dos marcos na gestão foi a mudança para a nova sede em junho de 2015, situada no Centro Empresarial Pereira Barreto, em Santo André (SP). "Foi um passo importante, que tem possibilitado ampliar as ações e o desenvolvimento de novas atividades", explica Moura. "Passamos a disponibilizar aos associados uma infraestrutura moderna com auditório para 150 pessoas, diferentes opções para refeições, estacionamento, salas de apoio e internet, além dos investimentos realizados nas próprias instalações da Abrafiltros, o que representa maior conforto e facilidade para as empresas, prestadores de serviços e visitantes", complementa Marcos Carneiro, administrador da associação. 

Visão de futuro
A Abrafiltros tem buscado cada vez mais ouvir seus associados e acompanhar as mudanças de mercado e do país, alinhando e modernizando as estratégias para continuidade do crescimento e desenvolvimento de serviços em benefício dos associados. Prova deste engajamento e preocupação foi a criação recente da área comercial, com o objetivo principal de alavancar negócios no mercado nacional e internacional, e identificar oportunidades de interesse para os associados, além de expandir a participação ativa em feiras e eventos. "Estamos trabalhando constantemente para estabelecer parcerias tanto no Brasil como no exterior. Mantemos diálogo com associações internacionais similares e universidades, além de câmaras de comércio e consulados que nos procuram para obter informações sobre a área de filtros e buscar novos negócios no Brasil", comenta Luiz Fudóli, gerente comercial da Abrafiltros.
Como incentivo ao crescimento, Moura costuma dizer que as empresas não são concorrentes, pois compartilham de um mesmo segmento de mercado. "Cada uma tem sua identidade e DNA. É o sistema de trabalho, fazer a lição de casa que impacta no resultado individual. Por isso, é possível desenvolver ações conjuntas em benefício comum, e nesse momento importante da história, agradecemos a todos – fundadores, associados, colaboradores, órgãos governamentais, fornecedores, parceiros e demais entidades setoriais – pela contribuição nessa trajetória, na certeza de que desafios são superados com união, vontade, compreensão e diálogo, porque ainda temos muito a realizar." 
Publicidade