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Manutenção De Filtros De Combustível É Imprescindível Para A Saúde Do Motor

Assim como em qualquer tipo de veículo da categoria leve, os filtros funcionam de forma a reter os contaminantes presentes no combustível. O sistema de alimentação do combustível tem a finalidade de conduzir o combustível


Assim como em qualquer tipo de veículo da categoria leve, os filtros funcionam de forma a reter os contaminantes presentes no combustível. O sistema de alimentação do combustível tem a finalidade de conduzir o combustível, do tanque até a câmara de combustão, seja com alimentação direta ou indireta, produzindo a pressão necessária no sistema e mantendo-a constante. Vale ressaltar que nos veículos que contam com a injeção direta o filtro de combustível é mais reforçado oferecendo uma maior resistência ao estouro (hidrostático) em virtude da pressão.
Através da bomba alimentadora, o combustível é succionado do tanque para o tubo distribuidor, passando pela linha do combustível. Veículos com injeção eletrônica, a pressão no sistema é controlada por uma válvula reguladora de pressão. Neste percurso, o combustível passa por um filtro, onde grande parte de suas impurezas são retidas.
A filtração é a mesma para qualquer tipo de motor podendo apenas mudar algumas especificações, como micragem do papel ou sentido de fluxo de filtragem, por exemplo, no entanto, isso dependerá do tipo de motor que o filtro será aplicado, afirma Roberto Rualonga, responsável pela assistência técnica da Tecfil.

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Segundo Oscar Talmeli, da Wega Motors, a composição dos filtros do combustível varia de acordo com o combustível utilizado, e o elemento filtrante pode ser de lã ou de papel (existem tipos diferentes de papel) ou blindados. Assim, o filtro de combustível atua com o objetivo de proteger o sistema de injeção e o motor contra partículas, água e outros resíduos que se encontram no tanque e/ou no combustível. Para cada tipo de motor existe um filtro adequado.

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Os sistemas eletrônicos e de injeção direta na câmara de combustão trabalham com maiores pressões e demandam mais precisão do sistema de filtragem. Por isso, estes filtros possuem elemento filtrante com menor micragem (porosidade) para retenção de partículas menores.

Além disto, os motores mais modernos utilizam pressões de trabalho acima de 20.000 PSI, o que exige uma eficiência muito alta de separação de partículas, chegando até 99% para partículas de 2 micra, segundo Paulo Nascimento, da Parker.
Segundo Roberto Rualonga da Tecfil, para cada carro recomenda-se um tipo de filtro, por isso, é importante a consulta do catálogo antes da aplicação do filtro. "As especificações de fabricação são feitas conforme recomendação e exigências das principais montadoras". Rualonga explica que os filtros são aplicados diretamente nas mangueiras entre a bomba de combustível e o motor, sua importância é garantir um combustível filtrado para o bom funcionamento do motor.
André Gonçalves, consultor técnico da Mann-Filter, explica que os filtros do combustível ficam localizados entre o tanque e o sistema de injeção para evitar que partículas acumuladas no tanque provenientes do transporte e armazenamento, como pó, ferrugem, água e sujeira no tanque do veículo cheguem no fim do circuito. Caso essas "sujeiras" não sejam filtradas, pode ocorrer falhas que afetam o rendimento do motor. Atendendo as especificações da montadora, eles protegem carburadores, bicos de injeção e agregados extremamente sensíveis do sistema de alimentação do combustível.
Carlos Canova, diretor de R&D e Ronilso Toledo, supervisor de Assistência Técnica da Sogefi, que comercializa a marca Fram, completam que o importante sobre a diferenciação dos filtros e na sua consequente aplicação é a cilindrada do motor, tipo de combustível, mercado para onde o veículo é destinado. "Toda esta variedade de tipos acaba implicando em uma maior complexidade e variedade de processos na linha de produção dos filtros".
Fábio Juliato, gerente de marketing da divisão automotive aftermarket da Robert Bosch, lembra também sobre outras características que devem ser levadas em conta na fabricação do filtro, como por exemplo: dimensão, pressão, vazão de trabalho além da capacidade e eficiência do meio filtrante.
Esta variedade gera oportunidades, como afirma Paulo Nascimento da Parker. "Precisamos levar em consideração o combustível a ser filtrado, o tipo de sistema de injeção e a vida esperada pelo fabricante para a troca do elemento filtrante. Com estas informações, é definido o design e o meio filtrante a ser utilizado no filtro. Para a Parker estas diferentes necessidades de cada aplicação é uma oportunidade para desenvolvimento de novas tecnologias e cada dia aprimorar nossos produtos".

Manutenção
Carlos Canova, diretor de R&D da Sogefi, explica sobre a falta de manutenção e suas consequências. Segundo ele, as condições atuais dos combustíveis são críticas, contendo uma grande quantidade de contaminantes, provenientes do transporte, da armazenagem e do próprio tanque do combustível. 
"Estas impurezas, como ferrugem, poeira, água, resíduos do tanque e outros contaminantes dos combustíveis são retidas pelo filtro do combustível, evitando que venham a obstruir as pequenas passagens e orifícios do carburador e do sistema de injeção eletrônica".
Apesar de apresentarem intervalos especificados no Manual do Proprietário, uma análise deste componente pode identificar possíveis irregularidades no motor, como falhas e oscilações em marchas lentas ou vazamentos na linha de pressão do combustível. Um filtro do combustível saturado pode vir a causar falhas no sistema de alimentação, desgastes prematuros dos componentes, mau funcionamento do motor, podendo inclusive bloquear a passagem do combustível ocasionando a parada do motor por falta do mesmo, além da restrição no filtro, causar danos à bomba de alimentação.
Fábio Juliato, gerente de marketing da divisão automotive aftermarket da Robert Bosch, também fala sobre a falta de manutenção. "A falta de manutenção do filtro de combustível pode ocasionar instabilidade no desempenho do motor, causando falhas perceptíveis ao motorista, aumento no consumo de combustível, além de ineficiência na filtragem, o que gera cortes de combustível, falhas no motor, vazamentos e até incêndios".

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O gerente também fala em outras consequências. "Prejuízo ao desempenho da bomba de combustível - podendo ocasionar a queima da mesma - e falha dos bicos injetores, que geram uma manutenção corretiva de alto custo", e defende. "A troca do filtro de combustível é uma manutenção acessível e preventiva, que deve ocorrer conforme especificação do manual do fabricante do veículo e a substituição deve ser realizada em uma oficina especializada e de confiança, pois requer equipamentos adequados e profissionais qualificados".
André Gonçalves, da Mann-Filter, também fala sobre a manutenção adequada. "A recomendação para troca do filtro do combustível é que seja feita de acordo com as instruções do fabricante do veículo, e se isto não for respeitado pelo motorista, pode ocasionar problemas como a queima da bomba de combustível por exemplo. Em média, as montadoras recomendam a troca entre 10 mil e 15 mil quilômetros dependendo do combustível, mas é recomendado verificar o manual de manutenção".

Composição
Geralmente, um filtro de combustível é composto de carcaça de nylon, meio filtrante, canudo interno, válvulas internas, dependendo do tipo motor, e junta de vedação. Atualmente, o país conta com empresas qualificadas para oferecer produtos ao mercado de veículos leves. 
Segundo Roberto Rualonga da Tecfil, "a qualidade é garantida desde a fabricação, utilizando sempre matéria-prima de qualidade até o acompanhamento do nosso laboratório interno, efetuando os mais rigorosos testes de qualidade".
Carlos Canova, da Sogefi, também fala sobre a composição dos filtros fabricados pela empresa. "O filtro de combustível é basicamente composto por uma carcaça, que pode ser metálica ou de algum tipo de polímero, e do elemento filtrante, que muda sua composição dependendo do tipo de combustível que será filtrado. Por exemplo, nos filtros Fram para os veículos Flex, o Papel Filtrante possui tratamento para suportar a mistura com etanol onde se encontra (4-6% água) o que em um papel filtrante comum (100% celulose) pode prejudicar a durabilidade, bem como materiais sensíveis ao etanol". O diretor afirma que os filtros fabricados pela empresa são produzidos com equipamentos de última geração, totalmente automatizados e altamente sofisticados. "Além disso, cada fase e detalhe de produção, além dos testes em linha, são rigorosamente controlados por processo informatizado, garantindo maior produtividade e confiabilidade. Também é exigido que todos os fornecedores superem com sucesso as auditorias que efetuamos ao processo de produção de cada tipo de material".

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Paulo Nascimento, da Parker, complementa. "O principal componente do filtro que é o meio filtrante, pode ser composto de fibras de celulose, sintética ou uma mistura das duas, sempre respeitando a distribuição das fibras para garantir a eficiência requerida. Além disso, o meio filtrante recebe uma resina para dar resistência mecânica e/ou propriedades como a de separação de água".
Fabio Juliato, da Bosh, explica que os filtros de combustível da empresa são produzidos com os melhores compostos, podendo variar de carcaça de nylon ou alumínio e elemento de papel filtrante celulose ou sintético, dependendo do sistema de alimentação do veículo.
"Para assegurar a qualidade de um produto, é importante considerar a credibilidade do fabricante no mercado, além da tecnologia e diferenciais que o componente oferece. A Bosch destaca-se por ser pioneira, há mais de cem anos, no desenvolvimento e fabricação de sistemas de injeção que assegura todo o domínio das mais exigentes normas mundiais de qualidade. Por isso e por toda tradição em tecnologia, a empresa tem o know-how para produzir filtros de ar, óleo e combustível capazes de assegurar o perfeito funcionamento do motor".
Ele destaca que os filtros de combustível da empresa são produzidos para garantir eficiência, mais vida útil do produto e filtragem até mesmo das menores partículas de sujeira/impureza. "Os níveis de tamanho de poro também são ideais para uma completa filtragem e pleno abastecimento de combustível, absorção de sujeira e capacidade de separação". 
Todos os filtros são desenvolvidos respeitando os projetos das montadoras, para garantir segurança e desempenho ao veículo. A composição básica de um filtro é meio filtrante e elementos plásticos alguns com fibras de vidro e grafite. O que garante a qualidade da filtragem, é a qualidade do papel e as resinas desenvolvidas para reter as impurezas, segundo André Gonçalves, da Mann-Filter.

Tendências
Buscar inovação e estar antenado às tendências é fundamental. Para a Tecfil, hoje a atenção do mercado está voltada à sustentabilidade, e a tendência da fabricação dos filtros é seguir o mesmo caminho. "Hoje já existem os ecológicos que evitam o impacto ambiental, e a Tecfil vem investindo muito nesta nova tecnologia".
Para Carlos Canova, diretor de R&D da Sogefi, a sustentabilidade também é o ponto forte nas tendências. "Não só para este segmento, mas em geral, uma tendência atual é a de produzir filtros com o conceito ecológico, onde não existe metal na composição, e desta forma o descarte dos filtros poderá ser feito de uma maneira menos agressiva ao ambiente".
Fabio Juliato, da Bosh, afirma que "com a evolução dos fluidos de combustíveis, a exigência de rendimento dos motores e, principalmente, a preocupação com a preservação ambiental, a tendência é que os filtros de combustível sejam cada vez mais eficientes, compostos por materiais ecológicos e tenham mais durabilidade".
Ele explica que na Europa, a unidade produtiva da Bosch preocupa-se com a diminuição da presença de aço nos filtros para veículos e essa realidade já está chegando na América Latina. "Sendo assim, a produção de filtros no Brasil também deve se modernizar para que os produtos sejam fabricados com maior precisão, para atender as exigências dos carros cada vez mais modernos, e sempre em conformidade com as regulamentações ambientais".
Paulo Nascimento, da Parker, compartilha da mesma ideia. A tendência para a produção de filtros é a substituição de matéria-prima metálica por polímeros reduzindo a massa do filtro e possibilitando a troca somente do elemento filtrante composto de papel e plástico facilitando a sua coleta e destino após seu uso. "Além disso, como os motores estão exigindo eficiência cada vez maior e vida mais prolongada, a tendência é de desenvolvimento de meios filtrantes com fibras sintéticas e nanofibras".
A Mann-Filter acompanha a tendência do mercado em entregar mais desempenho com baixo consumo de combustível, garantindo assim veículos limpos e seguros ao consumidor. Esse resultado é conquistado quando o filtro do combustível corresponde ao projeto da montadora e trabalha em conjunto com o motor para ser mais limpo e eficiente. Para os veículos flex, a atenção está para o incentivo ao uso do etanol, combustível mais limpo e que entrega mais potência ao motor. 
"Destacamos o uso de componentes plásticos que não oxidam dentro do filtro e evitam problemas durante a filtragem Trabalhamos para atender essas demandas de mercado, visando ter uma companhia sustentável e sempre na vanguarda do setor automotivo", afirma Gonçalves.

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Gonçalves ainda comenta sobre o uso do etanol e sua importância para o mercado de filtros. "O futuro é o uso cada dia maior do etanol, sendo misturado na gasolina ou puro, e a Mann-Filter respeita esta nossa realidade e atende estes padrões não usando componentes metálicos na fabricação dos filtros, fato muito comum no mercado de reposição".
Outro ponto fica por conta da composição da carcaça plástica dos nossos filtros inline de combustível, pois devido aos sistemas de injeção eletrônica usarem uma bomba elétrica de combustível, estes filtros sofrem uma pressão constante e para evitar problemas como ruptura da carcaça plástica e aumento do diâmetro do bico de entrada de combustível no filtro, fato muito comum, por isso, usamos fibra de vidro na composição destes.
Para a Wega Motors, a eletrônica aplicada aos filtros de combustível é a grande tendência, pois através da eletrônica já é possível detectar a qualidade do combustível e a vida útil do filtro. Também existem filtros que trabalham dentro do tanque de combustível, o que é um diferencial.

Como driblar a crise no Brasil 
Com a queda na venda de veículos, muitas empresas tem enfrentado dificuldade. No entanto, as empresas de filtro têm encontrado soluções para driblar a crise, e comentam sobre o assunto. 
Roberto Rualonga, da Tecfil, comenta que o mercado de modo geral está em processo de restruturação. "O setor automobilístico foi um dos que mais foi afetado, porém, a fabricação dos filtros não sofreu tanto impacto, pois o mercado de reposição vem se mantendo independentemente da venda ou de novos lançamentos de veículos".
Para Canova, da Sogefi, houve uma queda geral no segmento automotivo, não só no segmento de filtros. Em cenários como este de crise deve-se buscar oportunidades de melhorar e otimizar todos os setores da empresa, para que desta fora seja possível afetar o mínimo possível ou até incrementar a lucratividade.
Para a Bosch, os filtros de combustível são produzidos e enviados para diferentes mercados conforme as demandas locais. No Brasil, de qualquer maneira, a queda nas vendas de veículos novos impactou de forma geral a produção do setor automotivo e não apenas de um ou outro item. Porém, o mercado de reposição nacional se beneficia ainda do crescimento da frota em reparação, que é proveniente da venda dos veículos novos há mais de três anos, e do aumento da comercialização dos carros usados que necessitam manter em dia a revisão, seja ela preventiva ou corretiva.
Vale ressaltar ainda que, independentemente do momento pelo qual o país vem passando, o segmento de reposição automotiva, em específico, é estratégico para a Bosch. Estamos sempre focados no potencial que temos, avaliamos o mercado e as oportunidades para seguirmos firmes no segmento. Buscamos sempre identificar as tendências e assim definir a estratégia de médio e longo prazo, investindo todos os nossos recursos apropriadamente para atender as demandas do mercado e de nossos clientes.
Para Juliato, a Bosch é uma empresa com visão a longo prazo e filosofia de antecipar o futuro, por isso há tempos vem investindo na produção local com foco na nacionalização de produtos e tecnologias para todo o portfólio de ofertas Bosch, além de novas frentes de negócios e também na exportação, que está favorável diante do câmbio atual. 
Paulo Nascimento, da Parker, afirma que a produção de filtros foi diretamente afetada e a saída para minimizar o impacto da crise foi focar no mercado de reposição desenvolvendo novos produtos e principalmente focar na excelência no atendimento ao cliente para assim aumentar a fidelização e a participação de mercado.

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Para André Gonçalves, da Mann-Filter, o mercado de reposição de peças não tem sentido o impacto da queda de venda de veículos novo, já que a circulação de carros usados, bem como suas vendas, tem crescido. Ou seja, o consumidor tem cuidado mais do automóvel, já que ele tem rodado mais. "A Mann-Filter sempre alerta o motorista a ter a manutenção em dia e verificar o estado de todos os filtros do seu carro, pois isso garante segurança e aumenta a vida útil do veículo, além de, consequentemente, aumentar o número de pessoas procurando por peças novas para deixar a manutenção em dia". 


Contato das empresas:
Mann+Hummel: www.mann-hummel.com
Robert Bosch: www.bosch.com.br
Sogefi-Fram: www.fram.com.br
Wega Motors: www.wegamotors.com

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