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Vida Longa Para Os Motores

Filtro de óleo lubrificante evita danos e falhas no desempenho dos motoresÉ melhor prevenir do que remediar. O alerta desse velho ditado pode ser aplicado nas mais variadas situações, inclusive no que diz respeito à conservação dos veículos, afinal...


Vida Longa Para Os Motores


É melhor prevenir do que remediar. O alerta desse velho ditado pode ser aplicado nas mais variadas situações, inclusive no que diz respeito à conservação dos veículos, afinal, investir em sistemas de alta qualidade e na manutenção adequada é mais vantajoso do que consertar um motor danificado.Neste contexto, o filtro de óleo lubrificante é considerado como um componente de grande importância para garantir vida longa ao motor. Sua função é reter as diversas partículas e impurezas existentes no circuito de lubrificação gerado pelo uso do motor, tais como oxidantes, partículas de metal, poeira e sujeiras. "A manutenção do sistema de lubrificação com a troca do óleo e o filtro é a coisa mais importante que você pode fazer para garantir a sua longevidade. Sem a manutenção adequada do sistema de lubrificação em apenas um curto período de tempo podem ocorrer danos e falhas no desempenho", alerta o gerente de vendas da Donaldson no Brasil, Fábio Moura. Em outras palavras, pode-se dizer que o filtro do óleo lubrificante é um equipamento vital para proteger o motor contra impurezas contidas no óleo sujo. "Utilizando o filtro apropriado e de qualidade se reduz as paradas por mau funcionamento do sistema de lubrificação e por consequência os gastos com reparos do motor", afirma a gerente de vendas da Baldwin Filters, Laine Cracco.  A troca do óleo e do filtro deve ser realizada de forma conjunta, para evitar a contaminação do óleo, como explica o engenheiro mecânico e consultor técnico da Mann+Hummel, André Gonçalves: "O filtro do óleo é responsável por reter e manter o circuito de lubrificação do motor isento de impurezas que causam danos. Sua substituição deve ser realizada junto com a troca de óleo do veículo. Quando este procedimento não é observado, o óleo recém-colocado no cárter tem sua durabilidade reduzida devido à contaminação do óleo novo com o óleo velho que estava dentro do filtro não substituído e nas galerias de lubrificação que ficam cheias quando o filtro não é removido". Os filtros devem ser trocados de acordo com a recomendação do fabricante do equipamento. Seja ele industrial ou automotivo este intervalo de troca é especificado no manual do veículo. "No caso do filtro do óleo, a substituição deve ser feita sempre que o óleo for trocado, já que o filtro retém as impurezas dispersas no óleo durante o funcionamento do equipamento. Quando o consumidor opta por não realizar a troca do filtro toda vez que faz a troca do óleo, ele estará comprometendo a qualidade do óleo lubrificante e seu desempenho, consequentemente prejudicando a vida útil do motor e seus componentes", orienta André Gonçalves.A gerente de vendas da Baldwin Filters comenta que antigamente era comum realizar a troca do filtro a cada duas trocas do lubrificante e alerta que essa prática pode comprometer o óleo novo. "A troca do filtro deve ser feita em conjunto com a troca do óleo lubrificante, e não a cada duas trocas do lubrificante como anteriormente era pensado. A troca simultânea impede que o óleo sujo preso dentro do filtro pela válvula de retenção contamine o óleo novo e também reduz a possibilidade de formação de borras no sistema", ressalta Laine Craco.  "É importante não abrir mão da mudança do filtro quando se muda o fluido. Isso pode resultar em um filtro entupido que está permitindo a abertura da válvula bypass. O óleo novo irá rapidamente tornar-se sujo devido à falta de filtragem", complementa Fábio Moura.
Além da troca do filtro, é importante também observar a qualidade do produto e se o equipamento está instalado de forma adequada. "O filtro do óleo lubrificante desempenha um papel crítico na manutenção prática. Se o filtro não é devidamente instalado ou se é de qualidade inferior, o óleo vai rapidamente tornar-se contaminado e contaminantes prejudiciais irão fazer o seu caminho direto para as peças móveis do motor. Filtros saturados que não foram trocados adequadamente podem permitir a abertura de uma válvula bypass e a passagem do óleo contaminado para as partes sensíveis do motor, trabalhando essencialmente como se não houvesse nenhum filtro. De uma forma semelhante, mas menos grave, filtros inferiores que tenham má construção, desempenho da mídia inadequado, ou desenho inapropriado, também podem permitir que o óleo contaminado circule no sistema", afirma o gerente da Donaldson.


Fuja dos problemas

Os filtros de óleo lubrificantes de boa qualidade e com a manutenção adequada ajudam a prevenir uma série de problemas. Confira alguns deles:
- Desgaste por abrasão;
- Danos das peças móveis;
- Fraca ventilação do motor;
- Fuligem da queima de combustíveis incompleta;
- Bloqueio das passagens de óleo;
- Baixo desempenho do motor;
- Comprometimento da vida útil do motor.



Funcionamento


Os contaminantes podem entrar no motor de diversas formas: pelo ar, combustível ou óleo. Há também o atrito provocado pelas partes móveis que liberam contaminantes. A finalidade de um filtro de lubrificante é afastar estas partículas contaminantes dos componentes vitais do motor e assim estender a vida útil do sistema de lubrificação.
"Nos filtros by-pass - com um sistema de válvula by-pass, cerca de 10 % do fluxo de óleo é filtrado e devolvido para o reservatório e se mistura com o óleo sujo. É um processo contínuo e em poucos minutos todo o óleo é filtrado", explica Laine Craco.
Já nos filtros de fluxo integral, o óleo é 100 % filtrado antes de atingir o motor. "Esse sistema é menos restritivo do que o by-pass e remove todas as partículas que são grandes o suficiente para causar danos imediatos", comenta a gerente da Baldwin Filters.
Nos filtros Dual Flow (fluxo duplo) todo o óleo é filtrado continuamente pelo filtro antes que ele atinja os componentes críticos do motor. "Cerca de 10% deste óleo é desviado do filtro principal e passa pela válvula by-pass e então devolvido ao cárter", diz Laine Craco.   

Danos ao motor

O próprio movimento do motor gera o contato metálico entra as partes móveis o que libera fragmentos de vários materiais: aço, cromo, estanho, entre outros e também as borras que derivam da combustão não total do combustível, o filtro lubrificante tem como função filtrar estas partículas para que estas em contato com o motor não causem danos ao mesmo. "O filtro do lubrificante ajuda a proteger o motor quanto a falhas no sistema de lubrificação, estas falhas podem gerar a parada e danos no mesmo como a perda total de um motor", afirma Laine Craco.O filtro ajuda a remover partículas e detritos que fizeram seu caminho para o óleo através do ingresso ou da geração dentro do motor. "Estes contaminantes podem vir de coisas como filtração com defeito de ar, fraca ventilação do motor, fuligem da queima de combustíveis incompleta, ou desgaste das partes móveis. Se o contaminante não é removido ele irá gerar desgaste acelerado em componentes como rolamentos e anéis. Se não for devidamente filtrado, o aumento do desgaste vai continuar a criar partículas ainda mais prejudiciais que circulam através do motor até que as falhas comecem a ocorrer. Passagens de óleo podem tornar-se bloqueadas, paredes do cilindro podem-se tornar cheio de cicatrizes, rolamentos arrancados, etc. Em última análise, isso pode causar a falha de um motor e requerer uma reconstrução", explica o gerente da Donaldson. O óleo contaminado com impurezas ou utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante resulta no baixo desempenho do motor e nos desgastes prematuros das peças e a redução da vida útil do equipamento. "O sistema de filtragem é fundamental para a preservação do bom desempenho do motor e da vida útil de seus componentes, pois, ele tem como função reter e impedir a entrada de impurezas no sistema de lubrificação", destaca o consultor técnico da Mann+Hummel. 


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Os problemas mais comuns que os filtros de óleo lubrificante ajudam a prevenir estão relacionados com desgaste por abrasão e danos nas partes móveis. "Como peças rotativas e alternativas estão se movendo dentro do óleo do motor que é usado para minimizar o atrito, proteger contra o desgaste, evitar a corrosão, auxiliar na vedação e contribuir para o arrefecimento do motor", comenta Fábio Moura.

Mercado

A maioria dos filtros de óleo lubrificante no mercado de hoje usam o elemento filtrante  plissado, em qualquer projeto de unidade selada (spin-on) ou cartucho." Tipicamente, o fluxo do óleo vai do exterior para o interior do filtro, com o contaminante a ser capturado na parte externa da mídia plissada. A mídia é talvez a característica mais crítica no filtro. Fabricantes de filtros usam uma grande variedade de tipos de mídia de filtro. Os variados tipos de mídia oferecem diferentes características de desempenho que determinam o tamanho do contaminante a ser removido (eficiência), o quanto de contaminante ele retêm até saturar (capacidade), e qual a resistência ao fluxo do óleo para realizar a separação de contaminantes (restrição). Equilibrar essas três características pode ser um desafio e opções de filtro de baixo grau de qualidade podem deixar de atender a um ou mais dos requisitos de eficiência, capacidade ou restrição", explica Fábio Moura. Além disso, muitos filtros de lubrificação têm uma válvula bypass ou válvula anti-retorno (anti-drainback), ou ambos. Estes podem ser encontrados no próprio filtro ou no local em que estão instalados. "A válvula bypass atua como uma característica de segurança essencial para assegurar que o óleo seja capaz de alcançar as partes móveis do motor, mesmo se o filtro fique obstruído, ou se o óleo esfrie o suficiente para causar alta restrição. A válvula anti-retorno funciona como uma forma de ajuda para manter o óleo drenando de volta para o reservatório de óleo após o desligamento. Isto permite maior fornecimento de óleo imediato para o motor no arranque. Ao selecionar um filtro, é importante escolher um filtro de reposição que tenha as mesmas características como originalmente previsto pelo fabricante do motor", afirma o gerente de vendas da Donaldson. Os motores dos veículos automotivos vivem em constante evolução, buscando sempre a eficácia e melhor desempenho do equipamento. Para acompanhar esse desenvolvimento, os filtros de óleo lubrificante também precisam se inovar. "Como os motores estão evoluindo e ficando mais exigentes os filtros tem que seguir na mesma velocidade, temos a disposição no Brasil para atender esta exigência um meio filtrante importado com sua base totalmente sintética para atender as exigências das montadoras", comenta André Gonçalves.A evolução dos motores representa novos desafios para os fabricantes dos filtros de óleo lubrificantes, que precisam não apenas aumentar a eficácia dos produtos, mas também adequar o formato do filtro aos novos motores. "Os motores estão se tornando cada vez mais eficientes. Para ganhar esta eficiência, o mercado está visando a tolerâncias menores entre as peças móveis, bem como lubrificantes de viscosidade inferiores a serem utilizadas. Isto pode apresentar uma necessidade para uma filtragem mais eficiente em partículas menores e de filtragem que tenha um nível de restrição de fluxo inferior. A combinação de tolerâncias menores e óleo mais fino podem criar situações nas quais as partículas menores, que podem não ter sido um problema no passado, sejam agora mais preocupantes. À medida que os mercados e aplicações continuam a avançar esperamos que a necessidade de uma melhor filtração se torne mais prevalente", avalia Fábio Moura. Além da eficiência, o mercado também anseia por produtos que tenham um período de troca mais extenso. "O mercado de motores está em constante evolução e a Baldwin busca desenvolver filtros que atendam esta demanda, seja com capacidade, eficiência ou extensão do período de troca. Usuários buscam por produtos que permitam a ele aumentar o intervalo de trocas dos seus filtros, mantendo assim seu motor em pleno funcionamento por mais tempo", afirma Laine Craco. 

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Os sistemas de filtragem da Mann+Hummel seguem as tendências das montadoras com as quais desenvolve em conjunto novos produtos que atendam esses avanços tecnológicos. "Todo esse conhecimento e novas tecnologias são aplicados não só para atender as montadoras, mas, também para o mercado de reposição, sempre respeitando as especificações entre eficiência e capacidade de retenção. As inovações vão desde produtos com desempenho superior de filtragem até melhorias no processo produtivo. A Mann+Hummel está sempre pesquisando, desenvolvendo e inovando em produtos e processos de fabricação a fim de atender as determinações dos novos modelos de veículos que estarão no mercado nos próximos anos. Nosso laboratório de testes é referência inclusive para a matriz da Mann+Hummel na Alemanha e está preparado para oferecer o que há de melhor ao mercado", ressalta o consultor técnico da Mann+Hummel.Já a Donaldson oferece uma vasta gama de filtros de óleo lubrificante do motor para cobrir as necessidades de veículos leves, médios e pesados. "Nossos filtros Donaldson Blue™ para óleo lubrificantes recentemente lançados oferecem proteção superior para os motores dos nossos clientes. Estes filtro de óleo lubrificantes usam o meio filtrante Synteq da Donaldson ™, tecnologia completamente sintético. Com o meio filtrante Synteq™ somos capazes de fornecer altos níveis de eficiência e capacidade combinada com baixa restrição" diz Fábio Moura. O gerente de vendas da Donaldson também destaca o filtro de óleo lubrificante full-flow, indicado para projetos que lidam com a regulagem de todo o fluxo de óleo do sistema. "Eles usam elementos plissados, mídia de alta eficiência, fornecendo proteção não só durante condições normais de operação, mas também durante as condições de arranque a frio, quando o motor precisa de lubrificação de maior limpeza. Através de testes extensos, nós demonstramos que os filtros de óleo de lubrificação Donaldson Blue mantêm a sua eficiência e apresenta um melhor desempenho mesmo que a pressão diferencial aumenta no filtro e o filtro faz o seu trabalho por meio da remoção de contaminantes a partir do óleo lubrificante", explica Fábio Moura. A Baldwin busca desenvolver produtos novos que atendam a demanda do mercado, por isso lançou recentemente o sistema High Velocity Dual-Flow®. "Os filtros de óleo lubrificante High Velocity Dual-Flow (Duplo Fluxo de Alta Velocidade) da Baldwin Filters oferecem proteção ao motor durante intervalos prolongados entre as trocas de óleo, elevados períodos em marcha lenta e severas condições de operação. O produto oferece filtragem máxima enquanto a construção reforçada garante uma operação confiável", afirma Laine Craco. 

Contato das empresas:

Baldwin: www.baldwinfilters.com

Donaldson: www.donaldsonbrasil.com

Mann+Hummel: www.mann-hummel.com

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