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É Preciso Assumir Riscos Para Gerar Resultados

O curioso é notar que cada um de nós tem um empreendedor dentro de si...





Ao longo dos anos, o termo “empreendedor” vem sendo muito utilizado para designar empresários de sucesso. O curioso é notar que cada um de nós tem um empreendedor dentro de si, afinal de contas, o gerenciamento individual ou familiar se assemelha muito ao gerenciamento de uma empresa. É preciso entender de administração, finanças, relações humanas, controle de processos, contabilidade, comunicação, entre tantas outras atividades comuns ao cotidiano empresarial.
Isso nos leva a uma pergunta: se possuímos características tão parecidas, o que faz com que alguns sejam reconhecidos como empreendedores? No mundo dos negócios, há fatores que separam as “pessoas comuns” dos chamados “homens de sucesso”, sendo os principais a persistência e a capacidade de assumir riscos. E isso faz toda a diferença.

Não acredite em sorte: trabalhe
Faça um retrospecto das biografias que você já leu. Tenho certeza de que, em muitas delas, encontrará histórias de pessoas sem recursos financeiros, que amargaram vários insucessos antes de, finalmente, chegar ao êxito. O empreendedor é sempre lembrado por seus feitos, mas poucos atentam que o resultado só foi possível graças a muito trabalho e dedicação. Por isso, não acredito em sorte, acredito em trabalho.
Não há empresário bem-sucedido que não tenha assumido riscos e experimentado fracassos. Antes de tudo, o empreendedor tem que ser um visionário, antever o futuro. Acreditar, manter o pensamento positivo e o foco no objetivo proposto, analisar a situação, persistir, planejar, trabalhar – muito – que o resultado fatalmente virá.
Tomo como exemplo a história de Thomas Alva Edison. Foram necessárias mais de mil experiências para a invenção da lâmpada. Uma pessoa comum teria dedicado tanto tempo para algo que parecia impossível? Quantas vezes não deve ter sido chamado de louco? Porém, Edison enxergou à frente do seu tempo e persistiu na busca do resultado.
Muitas pessoas têm boas idéias, mas não as colocam em prática por pensar em demasia no que pode dar errado. Esquecem que um dos pontos principais para algo dar certo é acreditar que vai dar certo, entender que assumir riscos calculados faz parte do negócio. No caminho do sucesso, às vezes é preciso sair da zona de conforto, aprender com os erros e enfrentá-los na medida em que surgem. Por melhor que tenha sido o planejamento, sempre haverá uma situação imprevista. É nesses momentos que surge o empreendedor, para gerenciar a ocasião de forma a assegurar o resultado pretendido.
Como reflexão, deixo aqui uma frase do artista e cineasta francês Jean Cocteau: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”.É Preciso Assumir Riscos Para Gerar Resultados

É Preciso Assumir Riscos Para Gerar ResultadosDácio Múcio de Souza é Diretor-Presidente da Brasfilter/Europa, marca líder na fabricação e comercialização de purificadores de água no Brasil, presente em mais de 30 países. É também Vice-Presidente, Diretor de Comunicação e sócio-fundador da ABRAFIPA – Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água, e único brasileiro indicado para a Diretoria da Divisão da Assembléia Mundial da WQA – Water Quality Association, como representante da América Latina. Natural da cidade de Luz (MG), passou a infância em Bambuí, também em Minas Gerais, para onde sua família mudou quando tinha três anos de idade. Aos nove, vendia carnes e hortaliças equilibrando um tabuleiro na cabeça. Aos 16 anos, foi gerente de hotel em Belo Horizonte. Veio para São Paulo em 1970, onde trabalhou como vendedor de livros porta a porta, conquistando 72 troféus por desempenho, chegando a Diretor Adjunto. Em 1979 abriu uma Distribuidora própria – a DM Associados - e perdeu tudo numa enchente no ano seguinte. Sozinho, reestruturou a empresa, quitou as dívidas e em 1984 estabeleceu, em sociedade com Antônio Carlos Camargo, a Brasfilter Indústria e Comércio, referência na fabricação de purificadores de água na América Latina. Em 2004 foi finalista na Categoria Indústria do Prêmio Empreendedor do Ano, promovido pela Ernst & Young.

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