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A Máquina Do Tempo Para O Airbus A380

Hydac investe em produtos e serviços para construção de aviões


Hydac investe em produtos e serviços para construção de aviões

Tradução: Christian Duch

A Máquina Do Tempo Para O Airbus A380

Ao novo super avião Airbus 380-800 são colocadas as mais altas e imagináveis exigências de segurança. Assim, só para a autorização do protótipo do Airbus, são prescritas 10.000 manobras de decolagem e aterrissagem, sem as quais o avião não pode entrar em fabricação seriada.
Além disso, outros demorados testes de durabilidade e ensaios de carga são requeridos.
Se a gente quisesse realizar estes exames de materiais e de construção com vôos de fato, precisaria de uns 25 anos - o tempo que uma máquina como esta costuma permanecer em operação.
A Máquina Do Tempo Para O Airbus A380Por causa disso, o Airbus A380 é sujeito a uma câmara de torturas gigantesca, especialmente desenvolvida e construída para esta finalidade, numa
severa simulação mecânica que absorve os cerca de 50.000 vôos em pouco menos de dois anos e meio.
Assim, através deste acelerador de tempo, fraquezas já podem ser detectadas antes que o primeiro A380 entre em operação. Potenciais de otimização também podem ser percebidos prematuramente. Esta instalação entrou em operação no outono de 2005, junto com o maior teste de fadiga de células globais do mundo feito num avião civil.
Neste caso, 190 cilindros hidráulicos puxam e empurram na fuselagem e nas duas asas do candidato de teste - as asas, por exemplo, precisam permitir um envergamento de até 5,6 metros.
O coração deste galpão de teste, com altura de um prédio de vários andares, localiza-se no porão.
Uma unidade hidráulica de 45 x 8 x 4 metros da Hydac é responsável pelo acionamento. Tão gigante as dimensões do avião, maior também a estação de força.
Só o volume de enchimento de óleo hidráulico nos tanques é de cerca 100.000 litros e as bombas bombeiam mais de 6.000 litros por minuto a uma pressão operacional de 380 bar (+/- 1 bar).
Com toda esta grandeza de volume, as exigências à sensibilidade de comando são muito altas.
Com uma velocidade de regulação de apenas
80 ms, o agregado acompanha de forma sensível e muito rápida os comandos do programa do computador. Com todas estas exigências, entende-se por si só que a pureza do óleo é de < 3 µm absoluto.
Nestas unidades foi aplicado praticamente tudo, desde válvulas de bloqueio, passando pela técnica de filtração e radiadores de óleo, até acumuladores e acessórios, tudo o que a Hydac pode oferecer de mais atualizado na técnica de fluidos.

Onde forças brutas atuam com inteligência
A instalação de testes de fadiga para o A380 é a maior na construção de aviões civis. Análogo ao galpão gigantesco visível acima do chão, uma instalação hidráulica igualmente gigantesca no subsolo, é responsável pela força que move os 190 cilindros que puxam e empurram na fuselagem e nas asas. Para garantir uma vazão de 6.000 l/min, é preciso colocar à disposição um enchimento de 100.000 litros de óleo hidráulico no tanque, com classe de pureza NAS4. A Máquina Do Tempo Para O Airbus A380

Traduzido do jornal alemão HYDACTUELL - Edição 01/2007
Hydac Tecnologia Ltda.
Tel.: (11) 4393-6600
www.hydac.com.br

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