Publicidade

Editorial

Já fazia algum tempo que o Brasil não vivenciava um período tão próspero no segmento industrial.


Otimismo justificado
Já fazia algum tempo que o Brasil não vivenciava um período tão próspero no segmento industrial. Revendo as últimas edições da Meio Filtrante, percebemos que nossos editoriais e matérias têm sido marcados por aspectos positivos da economia e do nosso mercado. Isso não é fruto apenas de acreditarmos no progresso para o setor de filtros no país, pois sempre nos pautamos em números e projeções de diversos segmentos, que compartilham conosco de um crescimento sustentável. E os números não mentem, seguem confirmando as previsões positivas.
É certo que as indústrias estão produzindo mais, já que a população e as empresas passaram a ter acesso a novas linhas de crédito e financiamento. Tudo isso tem gerado notícias, também por parte do governo, do aumento da inflação e números que apontam um maior endividamento global, para o qual sinalizam com o aumento dos juros para manter a inflação sobre controle.
Ainda assim, continuamos otimistas. Dados do Sebrae, os quais já divulgamos anteriormente, apontam que a taxa de mortalidade das empresas tem diminuído. Acreditamos que o empresário brasileiro está mais maduro e tem no planejamento estratégico um grande aliado para usufruir das linhas de crédito de forma consciente. O sucesso da Feira da Mecânica, uma das matérias dessa edição, é a prova de que a indústria nacional ainda tem muito que crescer, incluindo o mercado de filtros. O bimestre ainda traz grandes eventos como a Forind 2008, o XVI Seminário de Lubrificantes e Lubrificação Industrial, Tecnoshow Automotivo, Metalurgia 2008, Fenabran, Febratex, Fenasan, Expo Construção, Expomac e Interplast, entre outros, sobre os quais você pode obter mais detalhes em nosso portal.
Toda essa mobilização se reflete em nossas matérias, com destaque de capa para o papel dos filtros na produção e transformação de metais; na nova seção, Filtrado, com as novidades sobre o mercado de filtros; a tendência de aquisição de empresas; a nova tecnologia de soldagem em processos de fabricação; o potencial do mercado de reposição automotivo; a nova linha de purificadores Europa, em conformidade com padrões de acessibilidade; o papel da Hydac na produção do Airbus A380; os filtros de cerâmica e a água potável; o futuro dos filtros em sistemas mais complexos e de alta tecnologia; os filtros que salvam vidas; o tratamento da água das piscinas; e, na seção Visão Empresarial, uma abordagem sobre a importância da propaganda nas empresas.

Boa leitura e otimismo sempre!

Rogéria Sene Cortez Moura


Editorial

Criação e Desenvolvimento
L3ppm - publicidade, propaganda e marketing Ltda.
Crédito foto: Dreamstime





Colaboraram nesta edição:
Dácio Múcio de Souza, Antonio Carlos Camargo, Marco Antonio Simon, Fabrizio Molina (Europa); Emerson Mello (Tecfil); Eng. Rinaldo Antonio Santos Estima, Simone Lemes, Matteo Gentile Neto e Eng. Fausto Arturo Zamai (Açoplast); Loiana Cortez Moura (L3ppm); Eng. André Luis Moura, Valdir Montagnoli, Tatiana Christiano (DBD Filtros); Helmut Zschieschang, Marlene Dorigon, Alex Peixoto, João David Ocanha, Maira Munhões (Hydac Tecnologia); Moacyr J. Domingues, Dr. Helio Cavicchio e diretoria (Abrafipa); Cláudio Chaves, Márcio Zago (Hidro Filtros); Eng. Carlos H. Filártiga, Márcia A. Costa (Spirax Sarco); Eng. Edson Ricco Júnior (Apexfil); Aldenir C. Montesso (POLI-FILTRO); Edgard Luiz Cortez (Iteb); Sérgio Monteiro, Edevaldo Bonfim Jr., César Guerreiro (Parker); Luiz Antonio da Silva, Tatiane Torres de Sá (Aliança Metalurgica); Márcio F. Guimarães Lins (CSN); Renato Merne (Tecitec); Paulo Rogério Fernandez (Fundição Estrela); Ricardo Zenóbio (Metalsider); Carlos Bruzzi (Delphi); Odair M. Francisco (L. Carletti); Charles Kuhlmann, Pablo Soboleff (Hengst); Carlos Alberto Barbosa (Bosch) Daniel Roberto Gonçalves, Pedro Aoki (Bosch Rexroth); Evaristo Nascimento (Reed Exhibitions Alcantara Machado); Luiz Aubert Neto (ABIMAQ); Cláudio Turlher (HB Domnick Hunter); José Gelencsir (Mahle Metal Leve); Robson Scarponi (MANN+HUMMEL); Alexandre Cunha (Millipore); Marco Rangel (Cummins Filtration); Ricardo Pacheco (Panozon Ambiental); Emilio Garcia Neto (Cerâmica Stéfani); Odair R. Bagnato (LNLS); Denis Beber Frada.

Os artigos e matérias não refletem a opinião desta revista, assim como declarações emitidas por entrevistados e através de anúncios, sendo de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e anunciantes.

A reprodução total ou parcial das matérias só é permitida mediante autorização prévia da Revista Meio Filtrante, e desde que citada a fonte.

Publicidade