Publicidade

Sete Anos Em Notícias

Única edição especializada em filtração na América Latina, Meio Filtrante comemora sétimo aniversário


Sete Anos Em NotíciasO misticismo do número sete acompanha o homem desde o início dos tempos: são sete os dias da semana, as cores do arco-íris, as maravilhas do mundo antigo, as notas musicais. Quer ir mais longe? Sete são os sábios da Grécia, as virtudes humanas, os sacramentos, e, para encurtar a lista, foram necessários sete dias para a criação do mundo (incluindo-se aí o descanso no sétimo dia). Por tudo isso, diversas ciências e religiões acreditam que o sete é o número da criação e tem uma influência especial em nossas vidas.
Agora no mês de abril, Meio Filtrante chega ao sétimo ano, com sete colaboradores principais: João Batista Moura, sócio e Diretor de Marketing; Rogéria Sene Cortez Moura, Editora da revista, sócia e Diretora Administrativa e Financeira; Anderson Vicente da Silva, Gerente de Criação; também da família Moura, Loiana, Laíssa e Lucas Martins, na Criação; e André Stoicov, Webdeveloper e Webmaster, além de diversos colaboradores rotativos, os quais são chamados conforme a necessidade e o andamento dos trabalhos.
Toda a produção da revista e do portal Meio Filtrante é coordenada pela agência L3ppm – publicidade, propaganda e marketing, com perfil dinâmico e capacitada a atender as necessidades do mercado em comunicação nos mais diversos setores e segmentos de mercado.


Atualmente a terceira publicação do setor no mundo, Meio Filtrante nasceu fruto de mais de 20 anos de persistência de João Moura, profissional da área de filtros, atualmente com 29 anos de experiência, que sonhava com uma publicação do gênero no Brasil. O esforço de Moura chegou a ponto de reunir empresários do setor em 1983 para propor o início da publicação, sem sucesso.
Em nova investida, remeteu uma carta para uma publicação norte-americana, propondo lançar uma edição da revista em português. "A negativa da empresa foi rápida, não acreditavam haver mercado para o setor em nosso País", lembra.
Ao invés de esmorecer, Moura seguiu firme em seu propósito. E, em abril de 2002, foi impressa a primeira edição da Revista Meio Filtrante – inicialmente publicada trimestralmente e em meio a muitas dificuldades, inclusive para a obtenção de matérias, já que o setor não tinha por prática divulgar informações e tudo era considerado "segredo de mercado".  Já na edição nº. 12, em janeiro de 2005, passou a ser bimestral, amparada pelo maior interesse do mercado e dos anunciantes. O crescimento da qualidade dos artigos, da produção gráfica, a grande procura de empresas nacionais e estrangeiras por informações do mercado no Brasil, são apenas alguns indicativos de que a revista passará a ser publicada mensalmente num futuro próximo.
"Trabalhamos com muita alegria e dedicação a cada edição, que para nós são tratadas como filhos", explica a editora Rogéria. "Mesmo com o perfil de uma revista segmentada e técnica, procuramos oferecer aos leitores uma linguagem simples e de fácil compreensão, sem perder o compromisso com a informação e a notícia. Essa é a chave do nosso sucesso e que continuará a abalizar nosso crescimento, atuar na desmistificação do mercado."
João Moura concorda: "O crescimento é reflexo da proposta de trabalho da empresa, continuar fazendo da Meio Filtrante uma referência para o mercado de filtros em geral, envolvendo os filtros e purificadores de uso residencial e comercial, filtros automotivos, industriais e, por fim, os filtros aplicados em estações de ETA e ETE."
O empresário vai além: "Nascemos num período no qual o mercado brasileiro não dispunha de um veículo de comunicação focado em filtros, que pudesse ser referência técnica e comercial aos profissionais da época. A Revista e Portal Meio Filtrante preencheram essa lacuna, oferecendo oportunidades para a divulgação de anúncios, releases, artigos, cases de aplicação, alterações no quadro de profissionais e executivos do mercado, entrevistas e a história dos filtros no Brasil, série que passamos a contar desde o final de 2008."
Toda essa movimentação mostrou ao mercado a necessidade de uma entidade que representasse o setor, no mesmo caminho da Abrafipa, que tem foco no mercado residencial. Dessa forma, em 2006, após reuniões com diversos empresários, Moura foi a mola propulsora para a fundação da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos e Industriais, sendo nomeado Presidente pelos demais integrantes, já na segunda gestão.


Iniciada numa pequena sala em Santo André, a L3ppm começou 2008 em novas instalações: numa casa ampla, arejada, com espaços bem dimensionados para todas as áreas da agência. "É um espaço planejado não só para os nossos colaboradores, mas para que os clientes tenham uma segunda casa", explica Moura. O ambiente aconchegante faz com que os clientes apareçam para conversar amenidades, falar sobre o setor e tomar café. "Não raro, nem falamos de negócios." Além de agência e editora, a L3ppm também atua em trabalhos de inteligência de mercado, serviços de identificação de profissionais para empresas e recolocação no mercado. 
As características da L3ppm fazem com que a agência possa realmente oferecer um atendimento personalizado aos clientes em publicidade e propaganda, desenvolvendo peças criativas como outdoors, panfletos, catálogos técnicos, websites estáticos e dinâmicos, anúncios e identidade visual. "Somos especializados no mercado B2B e atuamos também em B2C. Não trabalhamos exclusivamente para o segmento, mas um dos diferenciais da L3ppm é ter profissionais com envolvimento em filtros, o que facilita a sintonia da nossa comunicação com os interesses desse mercado, que é bastante específico", explica Anderson, gerente de criação.
A interatividade com os clientes é total. "Muita gente vem de agências maiores e mais burocráticas, que acabam prejudicando o resultado final do trabalho pela própria estrutura. Nós realmente nos colocamos no lugar do cliente. Cortamos a burocracia, temos possibilidades bem acessíveis e focamos no resultado pretendido, fazendo o máximo para atender o cliente com rapidez. É um trabalho praticamente artesanal e, caso necessário, socorremos nossos clientes pela internet e telefone, em tempo real. Aqui, eles sempre saem com a solução no menor tempo possível", garante.
A modernidade e agilidade dão o tom da L3ppm, basta verificar o portal da agência www.L3ppm.com.br. Dinâmico, parece uma peça que veio do futuro, tendo recebido muitos elogios, inclusive de concorrentes. As próximas iniciativas serão ainda mais diversificadas. "Além da revista e do portal, através da L3ppm lançamos a Tv Filtros e, na seqüência, teremos outros projetos de grande interesse para o mercado", diz Anderson.


Independente da instabilidade econômica global, João Moura segue otimista. "Aqui, o otimismo é a ordem do dia. O que vem ocorrendo é que a falta de confiança nos mercados financeiros acaba interferindo nos negócios do dia-a-dia, gerando um "deixa de fazer" geral, totalmente improdutivo, que leva muita gente a parar sem nem ter um motivo real.  As empresas estão demitindo sem pensar nas pessoas e acabam perdendo bons profissionais e todo o investimento em qualificação."
Para ele, tudo deverá melhorar em breve. "Estamos reagindo muito bem. Já há números que demonstram a recuperação da nossa economia e, aos poucos, estamos nos livrando do susto e retomando nossa rotina normal. A economia está se fortalecendo e nós seguimos acreditando em nosso País e que teremos ainda muito a comemorar na história de nossas empresas. E já que o assunto é a pátria, seguindo na linha do misticismo dos sete anos, a palavra Brasil aparece sete vezes no Hino Nacional. Vamos em frente!."
Publicidade