Filtros Mann Dedicação E Especialização À Arte De Fabricar Filtros
                Por Meio Filtrante
                
                Edição Nº 3 - Outubro/Novembro/Dezembro de 2002 - Ano 1
            
            Tradicionais, grandes, pequenos, especializa-dos ou não; fornecedores com as mais diferentes características e formatos competem no volumoso mercado brasileiro...
 Tradicionais, grandes, pequenos, especializa-dos ou não; fornecedores com as mais diferentes características e formatos competem no volumoso mercado brasileiro
                              de filtros. E neste contexto, a cada edição a
                              Revista Meio Filtrante tem reservado este espaço
                              para que as empresas deste setor falem sobre sua
                              atuação, perspectivas, metas e curiosidades.
Tradicionais, grandes, pequenos, especializa-dos ou não; fornecedores com as mais diferentes características e formatos competem no volumoso mercado brasileiro
                              de filtros. E neste contexto, a cada edição a
                              Revista Meio Filtrante tem reservado este espaço
                              para que as empresas deste setor falem sobre sua
                              atuação, perspectivas, metas e curiosidades. 
  E nesta edição o leitor poderá conhecer um
                              pouco mais sobre a Filtros Mann, empresa que desde
                              1954 concentra todo o know how na fabricação de
                              filtros no Brasil.
  A empresa pertence ao grupo Mann+Hummel, nascido
  em 1941 na Alemanha como fabricante de filtros
  para máquinas, motores e outros equipamentos. Graças
                              a um conceito de especialização e dedicação na
                              fabricação de filtros foi adquirindo, através
                              de seus produtos tecnicamente superiores, o
                              reconhecimento do mercado que a levou à condição
                              de um dos maiores players deste segmento em nível
                              mundial.
  No Brasil, a Filtros Mann conta com uma planta
  fabril em Indaiatuba, interior de São Paulo. São
                              181.500 m² de terreno e 40.000 m² cobertos
                              divididos em tecnologia, desenvolvimento,
                              administração, logística. Em suma,
  comprometimento com a "arte de fabricar
                              filtros", como define Francisco Gomes Neto,
                              presidente da filial brasileira da Filtros Mann,
                              que agora nos fala:
  Meio Filtrante: Sabendo que este é
  um mercado altamente competitivo, o que
  diferencia, então, um fornecedor do outro?
  Francisco Gomes Neto: Podemos dizer que o
                              diferencial está em dois pontos principais:
  "excelência operacional" e "inovação".
                                MF: Então, como a Filtros Mann se
                              enquadra neste contexto?
                              FGN: Estamos trabalhando bastante nestas
                              duas vertentes. Desde 2000, temos registrado
                              ganhos de produtividade superiores
                              a 20% ao ano, resultado de um processo de
                              manufatura enxuta implementado com a técnica
                              Kaizen. Neste ano de 2002 iniciamos a implantação
                              do programa 6 sigma que visa complementar nossa
                              estratégia industrial principalmente no quesito
                              qualidade. Também temos trabalhado fortemente na
                              otimização de nossa cadeia de suprimentos com o
                              objetivo de atingirmos excelência na administração
                              de materiais e entrega de produtos. Estas
                              atividades industrias apoiadas por uma estrutura
                              baseada em processos e não mais nas clássicas
                              estruturas organizacionais, constituem nossas
                              bases para buscarmos a mencionada "excelência
                              operacional". Quanto à inovação, estamos
                              trabalhando para criar um ambiente que permita e
                              motive nossos colaboradores a buscar novos
                              produtos, aplicações e formas de negócio que
                              possam diferenciar a Filtros Mann de seus
                              concorrentes e nos tragam vantagens competitivas.
                              
                              MF: Qual a capacidade de produção
                              atual da Filtros Mann no país? Quantas unidades
                              foram produzidas no primeiro semestre e qual a
                              estimativa para o segundo?
                              FGN: Nossa capacidade instalada é hoje de
                              30 milhões de filtros por ano. Neste primeiro
                              semestre produzimos 10 milhões e para o segundo a
                              previsão é de mais 10 milhões. 
                              
                              MF: É possível medir o market
                              share da Filtros Mann?
                              FGN: Sim. Na montadora devemos ter
                              participação de 60% da linha pesada (motores
                              diesel) e 40% na linha leve. Na reposição nossa
                              participação de mercado está estimada em 25%.
                              
                              MF: Hoje, o que representa a filial
                              brasileira nos negócios mundiais da Mann+Hummel?
                              FGN: Tendo em vista o câmbio de 3 reais
                              para cada Euro, representamos 5% dos negócios
                              mundiais.
                              
                              MF: A Filtros Mann está satisfeita
                              com os resultados obtidos nos últimos anos?
                              FGN: Bem, de 1999 a 2001 registramos
                              crescimento de 50% em nosso faturamento. Esse
                              crescimento combinado com nosso programa interno
                              de ganho de produtividade e com uma reestruturação
                              organizacional, proporcionou uma melhoria
                              substancial em nossos resultados. Mas temos consciência
                              de que precisamos melhorar ainda mais para
                              atingirmos um retorno satisfatório em relação
                              ao capital investido e agregar valor à empresa.
                              
                              MF: Quais são as metas para os próximos
                              anos?
                              FGN: Em função da situação econômica
                              atual estamos planejando para 2003 uma situação
                              equivalente à de 2002 com um crescimento moderado
                              para os anos seguintes.
                              
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MF: Quais são os planos da Filtros Mann para
                              distribuição?
                              FGN: Fortalecer o atendimento e a parceria
                              com a rede que é composta atualmente de cerca de
                              50 principais distribuidores espalhados por todo o
                              território nacional. Para tanto, voltamos à
                              questão de fazermos uso das ferramentas de excelência
                              operacional e capacidade de inovação também em
                              nossas áreas comerciais. A Filtros Mann dispõe
                              de uma estrutura seleta de distribuidores, ou
                              seja, distribuidores de 1ª linha, em 
                              termos de porte e potencial de vendas. Por
                              cultura, nossa estrutura de vendas não é pulverizada e sim focada.
                              
                              MF: Qual é a linha carro-chefe no
                              Brasil e porquê?
                              FGN: Ainda são os filtros para linha
                              pesada (motores diesel), ou seja, caminhões e ônibus.
                              É conseqüência de uma participação mais
                              predominante nas montadoras destes veículos. Mas
                              estamos trabalhando também para crescermos na
                              linha leve.
                              
                              MF: O filtro ecológico vai decolar
                              no Brasil?
                              FGN: Vai depender muito de uma mudança na
                              legislação brasileira. Não dá para sustentar
                              somente em iniciativas individuais. Mesmo porque o
                              custo de um filtro modular ecológico para a
                              montadora é mais elevado comparado aos
                              tradicionais filtros blindados de óleo. A Filtros
                              Mann dispõe da tecnologia, inclusive com fabricação
                              local há quase um ano.
                              
                              MF: Estão previstos investimentos?
                              Em que áreas?
                              FGN: Serão cerca de R$ 5 milhões ao ano
                              voltados para processos de melhoria contínua da
                              produtividade, qualidade, logística e reposição
                              de equipamentos e ferramentas.
                              
                              MF: Existe alguma tecnologia para
                              ser lançada no Brasil?
                              FGN: Lançamos recentemente o filtro design
                              que funciona como um circuito impresso, que
                              incorpora as funções de 
                              captação do ar, filtragem, atenuação de ruído
                              e também de cobertura estilizada do motor. Este
                              foi um desenvolvimento conjunto com a Volkswagen e
                              já está aplicado nos novos modelos da família
                              Polo, Golf e Gol Power.
                              
                              MF: Para finalizar, a que se deve a
                              posição destacada da Filtros Mann no mercado
                              nacional?
                              FGN: Posso sintetizar que um ponto
                              extremamente positivo da Filtros Mann é o foco no
                              filtro. Costumo dizer que: "Dentro de uma caixa
                              Mann-Filter o consumidor encontrará sempre e
                              somente um filtro Mann-Filter".
 
                    
 
                 
                     
                     
                    