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Sujeira E Água Afetam Qualidade De Combustível

Quase todos os problemas de qualidade de combustível são resultados do excesso de água ou sujeira no mesmo: Unidades de Filtração são a solução


por Eng. Edevaldo Bonfim Junior

Combustível é normalmente o item de maior custo em empresas mineradoras, construtoras e transportadoras, e na maioria dos casos o mais mal administrado também.
Por representar o maior custo operacional, o fornecedor que apresenta a cotação de valor mais baixo freqüentemente ganha a concorrência, sem que seja prestada muita atenção à qualidade e pureza, apesar de quase sempre a composição, o poder energético e a lubricidade serem aceitáveis. São os contaminantes indesejados, presentes no combustível, que causam aceleração do desgaste e falha dos injetores. Problemas com os injetores acarretam altos custos e paradas de máquina que poderiam ser evitadas. A substituição de um conjunto de injetores num grande caminhão minerador pode custar entre R$20.000 e R$30.000, e exigir uma parada de máquina de um dia ou mais. Por outro lado, injetores trabalhando com combustível limpo normalmente não precisam ser substituídos nenhuma vez ao longo da vida útil da máquina.

Sujeira E Água Afetam Qualidade De Combustível

Combustível de baixa qualidade é tão comum no setor de mineração que já tornou-se padrão o procedimento de substituir o conjunto de injetores, quando a máquina atinge a metade de sua vida útil esperada, para manter os níveis de desempenho. O custo recorrente da substituição dos injetores e falhas inesperadas dos mesmos podem ser evitados com armazenagem adequada e práticas de filtração do combustível.
Quase todos os problemas de qualidade de combustível são resultados do excesso de água e partículas no mesmo. A remoção desses contaminantes elimina a maior parte dos problemas ligados ao combustível e a destilação dele faz com que a refinaria permaneça livre de contaminação. O combustível, porém, é contaminado durante o embarque e armazenagem, entre o refino e o momento em que é colocado no tanque da máquina em que será utilizado.

Estocagem de combustível
A qualidade do combustível é freqüentemente afetada depois que ele é armazenado no tanque de armazenagem do usuário, devido a falhas no projeto do tanque e práticas de manutenção incorretas.
Se houver o tempo necessário para decantação, grande parte da sujeira e da água ficarão depositadas no fundo do tanque, enquanto o combustível não for agitado. A capacidade de armazenagem em um site de mineração deve ser suficiente para permitir que o combustível entregue fique em processo de decantação por no mínimo 2 ou 3 dias, antes que seja usado no abastecimento das máquinas.
Combustível recém entregue nunca deve ser armazenado no tanque enquanto o mesmo estiver sendo usado num processo de abastecimento, pois isso faz com que os contaminantes depositados no fundo voltem a ficar em suspensão, contaminando o combustível que está sendo abastecido.

Sujeira E Água Afetam Qualidade De Combustível

Volume de Combustível de Filtração
Combustível limpo e seco é um fator essencial para a durabilidade do injetor. Os sistemas de filtração de máquinas não são projetados para limpar combustível altamente contaminado.
Boa parte da água e da sujeira pode ser removida do combustível, com o uso de práticas apropriadas de decantação e drenagem de partículas nos tanques de armazenagem. A água e as partículas que sobram podem ser removidas com filtração de grande porte ou com o aumento da capacidade de filtração e separação de água de cada máquina. O método mais eficiente, e com melhor relação custo/benefício para garantir que combustível limpo seja fornecido à máquina, é usar sistemas de filtros coalescentes de grande porte. Sistemas de filtração com filtros coalescentes são o método padrão de limpeza de grandes volumes de combustível nos setores aeroespacial e petrolífero há mais de 40 anos. Essas unidades de filtração são projetadas para remover partículas sólidas e água do combustível com filtração em uma única etapa. Essas unidades são colocadas na linha de abastecimento de combustível entre o tanque de armazenagem e a estação de abastecimento de combustível. As unidades são projetadas para atender qualquer especificação de fluxo que o sistema possa ter.



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