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Contamination Test Unit - Ctu

Filtrar antes, durante ou depois? Eis a questão!


Filtrar antes, durante ou depois? eis a questão!

Contamination Test Unit - Ctu
Unidade de teste de contaminação CTU


Atualmente a maior preocupação é a da filtragem de fluidos hidráulicos para a redução da contaminação sólida nas unidades hidráulicas no redutor, na caixa de câmbio, no diferencial, na direção hidráulica, entre outros. Ou seja, retira-se a contaminação sólida que foi introduzida na hora da montagem.
Este tipo de filtragem é adequada e indispensável para manter a vida útil dos componentes e, especificamente para retirar as partículas sólidas produzidas pelo desgaste natural das peças em movimento, retirando aquelas partículas que por manutenção inadequada ou por descuido foram introduzidas. Este conceito continua sendo válido.
O cuidado da descontaminação sólida após a fabricação/montagem dos componentes hidráulicos através de um flushing (circulação) de fluido, com o intuito de retirar a contaminação sólida interna do componente, vem de longa data. Em casos especiais, tal procedimento é feito após a montagem completa da máquina.
Somos de opinião que se deve atuar em duas áreas :
1) no fluido hidráulico;
2) nas peças antes da montagem, como as engrenagens, a carcaça, os eixos, etc (fotos 2 e 3)
No fluido hidráulico

· muitas empresas já fornecem o denominado fluido ultra-filtrado.
· usar sistemas de abastecimento dos componentes ou grupos hidráulicos através de um sistema de filtragem absoluto que garanta que o fluido a ser abastecido tenha o grau de contaminação máximo exigido.

Nas peças
· chegamos ao ponto mais importante, até agora a preocupação era retirar a contaminação sólida introduzida com as peças na hora da montagem.
· agora queremos evitar a introdução desta contaminação.
· A pergunta é como ?
Para esta finalidade a HYDAC desenvolveu a máquina chamada CTU que mede a contaminação das peças a serem montadas por amostragem. (foto 4 e 5).
Contamination Test Unit - Ctu
Foto 2

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Foto 3

Contamination Test Unit - Ctu
Foto 4

Contamination Test Unit - Ctu
Foto 5

A finalidade deste procedimento é montar, por exemplo, uma caixa de câmbio integralmente com componentes que comprovadamente têm contaminação sólida muito baixa.
Aliado a este procedimento, a montagem deve acontecer em ambiente limpo (ar) e preferencialmente pressurizado.
Com certeza surgirá a pergunta :
E para que tudo isso ?

Conforme estatísticas de fabricantes de máquinas 70% dos defeitos em sistemas hidráulicos ou de lubrificação têm a sua origem na contaminação sólida.
Cada um deve calcular quanto custa a garantia e reposição de peças danificadas pós venda, ou até na fase de testes finais antes do fornecimento, em relação ao investimento necessário para reduzir em 90% (!!!) as ocorrências (danos). Nesta conta devemos ainda incluir o custo indireto da perda da imagem da qualidade de sua marca ou produto. As porcentagens citadas são reais, provenientes de fabricantes de máquinas e equipamentos.
As máquinas CTU são utilizadas em muitas indústrias fabricantes de máquinas ou nas principais montadoras de carros, como por exemplo para bloco de motor.
O funcionamento é relativamente simples. (fotos 6,7 e8)
Como podemos ver a filtragem de fluidos não se limita a disponibilizar ao cliente filtros ou elementos filtrantes. É um campo no qual deve-se investir maciçamente em pesquisa e desenvolvimento, sempre descobrindo as necessidades do mercado, visando o melhor custo x benefício.

Contamination Test Unit - Ctu
Foto 6

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Foto 7

Contamination Test Unit - Ctu
Foto 8

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