Publicidade

Qualidade Acima De Tudo

A Açoplast destaca-se no setor de filtros automotivos apostando em qualidade, rapidez e implantando normas de qualidade de nível internacional.


A Açoplast destaca-se no setor de filtros automotivos apostando em qualidade, rapidez e implantando normas de qualidade de nível internacional.



Já foi o tempo em que as empresas tentavam produzir cada vez mais pensando apenas em números e deixando a qualidade em segundo plano. Se antes o importante era ter o produto em mãos para entrega, hoje os clientes exigem muito mais que isso. Qualidade comprovada de projeto, processo e resultado, assim como entrega e suporte eficiente tornaram-se necessidade e quem não se enquadra nesse cenário está fora do mercado.
A Açoplast é um exemplo dos novos tempos. Depois de se mudar em 2000 para Itapira, interior de São Paulo, a empresa projetou um layout definitivo que possibilitou crescimento e aprimoramento cada vez maior de qualidade.
Isso fez com que investisse pesado em treinamento de pessoal, novas tecnologias e busca constante por certificados de normas de qualidade, gerando destaque no setor, crescimento sustentável e implantação de projetos pioneiros d

Qualidade Acima De Tudo


Da esq para a dir. Eng° José Benedito Pereira da Silva, Eng° Rinaldo Antonio Santos Estima e Eng° Adriano Vieira de Souza
e sucesso.

Filtros Automotivos
Focada em alguns nichos do mercado de filtros, o segmento automotivo ganhou uma atenção especial nos últimos anos e fez com que a Açoplast conseguisse destaque até no exterior. Conhecida por fabricar alguns dos melhores filtros dessa área, a empresa apostou em parcerias sólidas nos últimos quatro anos e desenvolveu vários novos produtos, além de aperfeiçoar os já existentes.
Qualidade Acima De Tudo


"Sempre buscamos a melhor qualidade possível e posso afirmar que tudo aqui é feito em parceria com o cliente, sempre visando sua satisfação total", diz o Gerente Industrial e engenheiro José Benedito Pereira da Silva.
Entre seus vários produtos destacam-se as linhas de freios ABS, filtros de transmissão, filtros estampados, filtros de tanques e injeção eletrônica. Atualmente todos eles são usados tanto em veículos nacionais quanto internacionais com alto comprometimento com desempenho e qualidade.
Os freios ABS têm como diferencial o processo utilizado pela empresa. Trata-se de um processo contínuo de ultra-som que solda a tela, sendo totalmente automático, tanto o corte quanto a solda. Isso gera aumento de produtividade e garantia final do produto.
Os filtros de transmissão ganharam destaque pela eficiente filtração de óleo e por trabalhar com dois tipos de materiais: tecido ou metal. Os filtros de tecido são feitos de nylon e poliéster, e os metálicos de aço inoxidável, sendo que sua utilização depende do que o cliente final procura.
Já os filtros estampados para o setor automotivo têm como destaque os metálicos para bomba injetora a diesel e no sistema hidráulico são utilizados para o sistema de freio convencional. Esses filtros são fabricados em aço inoxidável e cobre, sempre utilizando matéria-prima de primeira linha, com certificado.
O maior destaque dos filtros de tanque é o conhecido "Boca de Tanque" que fica logo na entrada do tanque de combustível e é por onde ele recebe a primeira filtração. Depois disso, com o carro funcionando, ele ainda passa por mais dois filtros chamados de primários e secundários, garantindo um combustível mais limpo.
E para fechar esse setor de mercado a Açoplast fabrica também os filtros para injeção eletrônica, sendo um dos mais importantes filtros para o funcionamento do veículo, pois visa reter as impurezas do combustível, deixando-o mais puro para um desempenho melhor. A empresa produz filtros tanto para gasolina, como álcool, diesel e flex fuel.

Sistema de qualidade
Toda essa produção de destaque só foi possível pela busca contínua de um processo de qualidade real que começa desde a primeira reunião com o cliente, passando por treinamento de funcionários e finalmente a produção das peças num prazo curto e que esteja de acordo com a vontade do consumidor.
" Os clientes exigem normas e certificados, além de um ambiente limpo e adequação aos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Também produzimos filtros em ‘sala limpa’ e seu grau de pureza é obtido com testes de limpeza, de acordo com a norma EMI 413 ", ressalta José Benedito.
" A Açoplast já conseguiu certificações como ISO 9001: 2000, QS 9000 e TS 16949: 2000, trabalha com "Seis Sigmas", possui "Green Belt" e está prestes a conseguir o cobiçado "Black Belt". Mas para que tudo isso fosse conquistado a empresa precisou adotar vários sistemas de qualidade que não só funcionaram, como levaram-na a outro nível no mercado mundial", adicionou o Gerente de Qualidade, Admilson Alves dos Reis.
O primeiro deles é o Lean Manufacturing, também conhecido como "produção enxuta", que nada mais é do que uma ferramenta utilizada para reduzir custos, melhorar a qualidade e todo o processo de fabricação das peças. O mais vantajoso é o retorno rápido, principalmente pela satisfação total do cliente, não permitindo uma produção com desperdícios.
" Essa metodologia tem sido implantada na Açoplast com resultados positivos, onde a mudança de layout, a criação de células de manufatura e o lead time são muito reduzidos, pois fabricamos a quantidade certa que o cliente precisa. Por exemplo, se recebemos um pedido de 1000 peças, nós faremos 1000 peças, já que com esse sistema não deve haver refugo. Por causa dele trabalhamos cada vez menos com estoque, produzindo de acordo com a necessidade do cliente." revela José Benedito.

Qualidade Acima De Tudo
Filtros para sistema de freios ABS
Mas para esse sistema funcionar deve haver alguns pré-requisitos, como manutenção preventiva e TPM (Total Productive Maintenance), criando uma grande responsabilidade ao operador, já que ele é quem cuida do equipamento e da própria célula de manufatura. O funcionário faz uma manutenção autônoma, ou seja, pequenos reparos, como verificar nível de óleo, ruídos e aquecimento do motor.
Também são feitas reuniões periódicas para que tudo funcione como o planejado e a entrega seja feita no prazo. Motivação de pessoal e treinamentos internos são realizados constantemente, sendo que os funcionários que dão sugestões são premiados. Além disso, os operadores têm poder de parar uma máquina e chamar um superior se algo estiver errado.
"Recentemente fizemos um projeto para um grande cliente e funcionou da seguinte maneira: ele enviou as peças de manhã e no final do dia estava tudo finalizado, pois as recebemos semi-prontas e aplicamos nosso trabalho. Todo esse processo tem que ser feito em parceria e para que funcione os fornecedores e clientes têm que estar na mesma cadeia, já que se um fornecedor não entregar a matéria-prima no prazo nós não vamos conseguir fazer a produção enxuta", diz José Benedito.
Outro sistema adotado foi o VSM (Mapa de Fluxo de Valor) que ajuda a visualizar, identificar e melhorar o processo de fabricação, e pode ser definido como um estudo do processo atual para atingir melhorias. Para melhorar um processo é identificado o atual e depois colocado um mapa de fluxo de valor proposto.
Esse sistema foi desenvolvido para os itens que a Açoplast busca mais competitividade, sendo um dos principais atrativos da empresa hoje para o cliente que busca qualidade e prazo de entrega reduzido, sempre visando uma melhoria contínua. E tudo é feito por times multifuncionais, o que é outro diferencial.
"Há pouco tempo em um outro projeto para uma grande empresa, verificamos o mapa atual, checamos o que poderia ser melhorado, no caso montar uma célula de fabricação, e atingimos melhorias, pois o lead time diminuiu, o custo foi reduzido, a qualidade aumentou e conseguimos entregar as peças no mesmo dia do pedido. Antes disso demorávamos entre três e quatro dias para entregá-las", revela Adriano Vieira de Souza, Gerente de Engenharia de Processos.
Projeto Kaizen

Qualidade Acima De Tudo
Motivo de orgulho para a empresa, o projeto Kaizen causou mudanças significativas na estrutura de projetos e reforçou ainda mais as parcerias feitas com os clientes. Trata-se de um grupo multifuncional que fica vários dias, geralmente uma semana, focado num determinado projeto para que ele aconteça sem nenhum imprevisto.
"Nós fechamos uma equipe da fábrica que trabalha especificamente para um produto com o objetivo de reduzir todos os desperdícios e otimizar os processos para ganhar produtividade e refugo. Antes o refugo era controlado por porcentagem, mas agora é por peças por milhão.
O "Seis Sigmas" é importante porque gera motivação de pessoal, redução de custo e lead time", conta Adriano.
Após ter iniciado o processo de Kaizen a Açoplast proporcionou uma maior competitividade e um dos produtos que a equipe de Kaizen desenvolveu foi um filtro do sistema ABS que implementou uma melhoria que fez a empresa participar e vencer uma cotação com a China. Os pedidos têm início previsto para maio de 2005.
" Isso demonstra para as indústrias brasileiras que ao contrário do que acontece, se elas estiverem otimizadas, organizadas e bem administradas, têm condições de exportar. Também conseguimos otimizar filtros para equipamentos e máquinas, estamos trabalhando com uma empresa alemã com filiais nos Estados Unidos e Brasil, e estamos exportando para os Estados Unidos, México e França. Além disso, iniciaremos as exportações para a China, o que foi uma grande vitória para nós", ressalta o Gerente Geral Rinaldo Antonio Santos Estima. Rinaldo ainda complementa que em 1994 a empresa começou com uma produção de 10 milhões de filtros por ano e hoje atinge 110 milhões de filtros ao ano, um aumento de 10 milhões por ano.
Dentro desse sistema também há outros nichos de qualidade que foram implantados pela empresa. O FTQ (First Time Quality) é usado principalmente para novos produtos e prega que eles sejam produzidos corretamente logo na primeira vez.
Qualidade Acima De Tudo

Bancada de teste Poka Yoke " A Prova de erros"

O RUN @ RATE é o acompanhamento do primeiro lote e com ele verifica-se se o processo está pronto para a produção e é possível comparar o tempo planejado com o real. Também há o APQP (Planejamento Avançado da Qualidade e Plano de Controle) que é um método estruturado para definir e estabelecer os passos necessários para assegurar que um produto satisfaça o cliente.
" Primeiro fazemos uma reunião com o cliente para descobrir os requisitos que ele necessita. É o primeiro esboço do projeto e em seguida são aplicados os nossos outros sistemas de qualidade", conta José Benedito.
Para finalizar toda essa preocupação com a qualidade é adotado o POKA YOKE, também conhecido como " À Prova de Erros", que detecta um possível erro antes de um filtro ser produzido e mesmo no caso de uma falha humana por um dispositivo o erro é identificado e a produção pára imediatamente. Tudo é feito para que o erro não aconteça.
" Em um caso recente tivemos que utilizar sistemas sensoriais de tecnologias como fibra ótica e sensores de laser em uma de nossas bancadas para detectarmos em um filtro a presença de um anel o-ring e uma tela de aço inox, fazendo a seleção de peças aprovadas e reprovadas automaticamente num sistema rotativo eletrônico", explica Adriano.

Conquistas e Inovações
Em se tratando de crescimento e modernização a Açoplast também não deixa a desejar, pois inovações em vendas e marketing estão sendo implantadas. Se no passado o vendedor tinha contato somente com o comprador, hoje a empresa inicia o contato com o pessoal de Engenharia e Desenvolvimento em paralelo ao departamento de compras. " Engenheiros Gerentes de Contas dão suporte dedicado e qualificado ao cliente, sugerindo oportunidades de inovações e melhorias", diz Rinaldo. Uma empresa tão comprometida com a qualidade não poderia deixar de apostar em novos produtos. Se em 2004 foram desenvolvidos 15 novos filtros, 2005 começou ainda mais animador para a Açoplast. O revolucionário " Filtro do Motor" foi aprovado pelo cliente e agora está pronto para exportação. Esse filtro funciona quando um veículo de oito cilindros trabalha com quatro no trânsito, tendo um sistema de computador que controla tudo, e se necessário numa auto-estrada, ele volta a funcionar com seus oito cilindros originais. A tela micro-perfurada é outra novidade, pois trata-se de um novo processo de corrosão de aço inoxidável. A empresa está inovando e trazendo esse processo, antes utilizado em filtros da indústria alimentícia, para a área automobilística. As vantagens são maior resistência, durabilidade e melhor filtragem, deixando de lado problemas com desfiamento. Mas a grande novidade chama-se " Tecido Filtrante do Bi-Combustível". Esse tecido filtrante, também conhecido como " flex fuel", é feito com uma malha de poliéster em torno de 45 e 53 micra e consegue filtrar tanto gasolina quanto álcool, gerando economia e flexibilidade. " Esse é o nosso grande projeto de 2005. Além disso, ele possui soldagem ultra-sônica, alta freqüência, placa quente com testes de estanqueidade e queda de pressão simultânea. Trabalhamos muito para que esse tecido filtrante virasse realidade e estamos perto de conseguir sua patente", celebra Adriano.
Contatos

Açoplast Itapira - SP
Tel.:(19) 3843-9600
www.acoplast.com.br

Paulo Nunes
Gerente de Contas da Unidade de Negócios (Montadoras)
Tel.:(19) 3843-9620 / (19) 9601-3680
E-mail: paulonunes@acoplast.com.br


Orlando Moraes
Gerente de Contas da Unidade de Negócios (Montadoras)
Tel.:(19) 3843-9620 / (11) 9914-5061
E-mail: orlando@acoplast.com.br

V. Walter Struck
Gerente de Contas (Unidade de Exportação)
456 Collin Circle Suite 1
Ann Arbor MI 48103
Tel.: 734 747-9195 / 734 646-5096
E-mail : wstruk@aol.com

Publicidade