Publicidade

Bombas Pneumáticas E De Fusos Entre As Mais Utilizadas

Saiba os diferenciais, aplicações e características destas bombas


Bombas Pneumáticas E De Fusos Entre As Mais Utilizadas

Com tantos tipos de bombas para sistemas de filtragem existentes no mercado e a sua importância para o bom funcionamento de todo o processo, seja para qual aplicação forem utilizadas, sempre há espaço para que surjam novidades e novas tecnologias para atender às demandas existentes. Podemos citar as bombas pneumáticas e de fusos, que estão entre as que mais se destacam atualmente.
Entre as novas tecnologias pesquisadas no setor de bombas para sistemas de filtragem, segundo Marcelo Notrispe, gerente comercial da Vallair do Brasil, empresa que fornece ao mercado industrial bombas pneumáticas e peristálticas e válvulas de diafragma e guilhotina, entre outros produtos, foram Bombas Pneumáticas E De Fusos Entre As Mais Utilizadasdesenvolvidos vários equipamentos na linha pneumática. "Podemos citar bombas de duplo diafragma de alta pressão, que permitem sua utilização com filtros de até 17 bar de pressão", afirma. Ele aponta ainda que as bombas pneumáticas de duplo diafragma com acionamento pneumático estão entre as mais utilizadas hoje em sistemas de filtragem.
Por isso, a empresa segue uma diretriz de constante desenvolvimento de produtos voltados à tecnologia de diafragmas. "As bombas pneumáticas utilizam diafragmas como uma espécie de pistão para deslocar os fluidos da câmara de bombeio para fora da bomba. Segundo o gerente comercial da Vallair, cada ciclo representa duas flexões no diafragma. "O desenvolvimento da tecnologia aumenta o número de ciclos que o diafragma aguenta e, portanto, a vida útil do equipamento".
"As bombas pneumáticas possuem uma grande utilização em processos de filtro-prensa por dispensarem a utilização de controle de velocidade já que não são elétricas", esclarece Notrispe. Uma das vantagens apresentadas, de acordo com ele, é que evita prejuízos. "Quando o filtro inicia sua saturação, o equipamento simplesmente diminui seu ciclo e para totalmente quando da saturação total do filtro, sem  ocasionar danos aos equipamentos", diz.
A principal característica das bombas pneumáticas da Vallair é que utilizam a simplicidade. Por isso, são simples e funcionais, com menor quantidade de peças, facilita e reduz o custo na manutenção, bem como o estoque de peças sobressalentes. A troca das peças é feita em poucos minutos e não necessita de lubrificação. As bombas pneumáticas da Vallair atendem de forma básica à maioria das aplicações, podendo bombear desde ácidos até produtos cáusticos, abrasivos, etc.
Bombas Pneumáticas E De Fusos Entre As Mais UtilizadasA Netzsch do Brasil, maior filial do grupo alemão Erich Netzsch Holding que atua com bombas para diversos segmentos, também tem investido constantemente em novas tecnologias e processos de produção para prover o mercado com produtos de alta performance, visando à qualidade e ao melhor desempenho em sua aplicação final.
Um dos lançamentos, segundo Ana Carolina Heidrich, coordenadora de marketing da empresa, são as bombas de dois e três fusos Netzsch, série LN, ideais para sistemas de filtragem de óleo lubrificante. Segundo ela, as bombas de dois e três fusos, série LN e 3NSL, respectivamente, são aptas a operar com pressões de até 16 e 70 bar de descarga e vazão de até 320m³/h e estão entre as mais utilizadas atualmente em sistemas de filtragem.
O que se destaca nas bombas de dois e três fusos da Netzsch é que são leves, pequenas, robustas e inovadoras; com fluxo contínuo sem pulsação (bomba de deslocamento positivo); têm fluxo sem turbulência; não formam espuma; possuem alto poder de sucção; e proporcionam manutenção reduzida, alta durabilidade, alta performance e baixo ruído. Atendem às seguintes aplicações:
• Bombeamento de óleo lubrificante para sistemas de filtração, refrigeração e lubrificação de mancais de turbinas e geradores em usinas hidrelétricas;
• Bombeamento de óleo lubrificante para sistemas de filtração, refrigeração e lubrificação de mancais de máquinas de papel;
• Bombeamento de óleos combustíveis viscosos para alimentação de motores de combustão interna;
• Carregamento, descarregamento e transporte de óleo de carretas, navios, tanques, etc.

Diferenciais
Notrispe, da Vallair, explica a diferença entre as bombas elétricas e pneumáticas no sistema de filtragem. "As bombas elétricas necessitam de controle de velocidade, porque, com a saturação do filtro, a pressão aumenta rapidamente, o que pode ocasionar rompimento nas placas ou elementos filtrantes." Já as bombas pneumáticas são controladas automaticamente. "Quando a pressão dos filtros aumenta, ou seja, quanto maior a pressão do filtro menor será a pulsação do equipamento. Este recurso faz com que a pressão do filtro aumente gradativamente, diminuindo a ciclagem do equipamento até sua total parada", ressalta.
Ana Carolina afirma que as bombas de fusos Netzsch garantem um bom funcionamento e eficiência de filtragem por manter o fluxo de óleo constante na linha. "Pulsações no fluxo podem causar redução na eficiência do filtro por provocar fadiga no elemento filtrante. Os filtros são testados e garantidos para operar em um fluxo constante", destaca.

Contato das empresas:
Netzsch do Brasil:
www.netzsch.com.br
Vallair do Brasil: www.vallair.com.br

Publicidade