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Mercedes-Benz consegue elevar sua participação no mercado de vans

Até julho, marca registra 36% de market share contra 34,8% em igual período de 2019


SUELI REIS, AB

As vendas de vans estão melhores do que o esperado no Brasil, mesmo com a crise gerada pela pandemia de coronavírus. A conclusão é da Mercedes-Benz, que no fim de março, quando começou a quarentena em várias regiões do Brasil, chegou a estimar uma queda entre 30% e 40% das vendas totais deste mercado para 2020. No entanto, os números mostram um potencial muito melhor e registrou no acumulado até julho uma queda anual de 18%, com 14,8 mil unidades. Em todo 2019, marcado como um ano de recuperação do setor, foram vendidos pouco mais de 32,7 mil unidades, que inclui vans, furgões e chassis até 5 toneladas de PBT.

Ainda sobre os resultados de janeiro a julho, a Mercedes conseguiu elevar sua participação fechando com 36% contra os 34,8% registrados em iguais meses de 2019, mantendo a liderança no segmento.

“O impacto da Covid-19 está sendo realmente bem considerável, porém, até o momento, melhor do que nós estimávamos antes. Chama a atenção a evolução do mercado nos últimos dois meses: em julho, houve crescimento de 30% com relação a junho e os primeiros dias de agosto mostram que o mercado continua neste ritmo de recuperação e de uma forma muito mais positiva do que era esperado”, afirma o diretor geral de vans da Mercedes-Benz, Jefferson Ferrarez.

Segundo o executivo, o mercado foi muito bem logo no início do ano, mas foi fortemente impactado entre abril e maio. Ferrarez conta ainda que os emplacamentos não foram melhores por causa do fechamento dos Detrans pelo Brasil por causa da pandemia.

O executivo conta que atualmente os segmentos que estão puxando as vendas são os de ambulâncias, justamente por causa da crise sanitária, mas também o transporte urbano de carga fracionada e o e-commerce, que vem registrando crescimento acelerado por causa da quarentena e isolamento social.

“Os números têm sido mais positivos e para este segundo semestre esperamos que seja realmente bem melhor do que nos últimos meses”, comenta.

SPRINTER 19+1: AMPLIAÇÃO DE PORTFÓLIO

Visando um novo nicho de mercado, a Mercedes-Benz aproveita a oportunidade para lançar uma nova opção de configuração de van com o modelo 19+1, que comporta até 19 passageiros mais o motorista. O veículo, anunciado em abril, traz como grande novidade fica por conta do acesso dos passageiros pela porta dianteira, semelhante a um micro-ônibus, solução que elimina a porta corrediça lateral.

Para Ferrarez, o produto tem potencial para atuar no segmento de vans escolares, uma vez que a ausência da porta lateral elimina a necessidade de ter um funcionário adicional no veículo, além do segmento de fretamento de turismo e no transporte alternativo de passageiros que já vem sendo utilizado em algumas regiões do País via aplicativo.

“Por uma questão estratégica, não podemos revelar a nossa expectativa de venda do modelo 19+1, mas tenho a impressão de que vai entrar muito bem em alguns nichos e será uma das versões mais vendidas da Sprinter”, afirma Ferrarez.

A nova geração da Sprinter foi apresentada no ano passado durante a Fenatran em outubro, mês que começou a ser vendida no Brasil. Produzida na Argentina, a van é a mesma que roda atualmente na Europa, fruto do investimento de R$ 100 milhões aplicado para a modernização do veículo.


 

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