Publicidade

Ecolab concedeu o Prêmio R3 à BASF pelos resultados alcançados em um projeto de tratamento de sistema de água

Parceria resultou em eficiência operacional e sustentabilidade, com a redução de 101,34 toneladas de CO2, o equivalente a 22 carros fora de circulação


A Ecolab, líder global em sustentabilidade, que oferece soluções e serviços de água, higiene e prevenção de infecções, concedeu o Prêmio R3 à BASF pelos resultados alcançados em um projeto de tratamento de sistema de água. A iniciativa foi reconhecida por sua contribuição à eficiência operacional e redução de impactos ambientais na unidade de Guaratinguetá (SP).

O sistema de água MEG é um circuito que ajuda a resfriar os processos da planta, circulando uma mistura de água e monoetilenoglicol (composto químico usado para evitar congelamento). Sem o tratamento correto, os sistemas de resfriamento podem sofrer corrosão acelerada, formando resíduos que reduzem a eficiência. Para reverter o cenário, as equipes da Ecolab e da BASF implementaram um plano abrangente que envolveu a limpeza e passivação química de um dos sistemas do Complexo Químico de Guaratinguetá, além da dosagem de produtos específicos, com o uso do 3D TRASAR™ e tecnologias de ponta voltadas à proteção e ao monitoramento inteligente da qualidade da água industrial.

O projeto possibilitou a redução do consumo de energia elétrica e a diminuição do volume destinado à incineração. Também foi evitado a emissão 101,34 toneladas de CO2, o equivalente a retirada de cerca de 22 carros de passeio das ruas por 365 dias. Aumento da vida útil das tubulações, em média de 25 anos, redução de sete vazamentos anuais e ganho de 9,6 horas de disponibilidade da planta.

A conquista do Prêmio R3 reflete o compromisso conjunto da Ecolab e as equipes da BASF, que atuaram de forma integrada para garantir a eficiência e a validação dos ganhos obtidos. O projeto também está entre os finalistas do EPS Awards, prêmio da unidade de Guaratinguetá (SP) da BASF que reconhece iniciativas de empresas parceiras, reforçando a importância da colaboração entre indústria e tecnologia na construção de operações mais seguras, eficientes e sustentáveis.

“Projetos como esse demonstram o poder da inovação aplicada à gestão da água. Cada sistema otimizado representa uma oportunidade de proteger recursos naturais e reduzir emissões, sem abrir mão da performance operacional. A sustentabilidade hídrica é um caminho essencial para garantir o futuro das indústrias e do planeta”, afirma Lídia Ribeiro, engenheira de projeto da Ecolab.

Embora concluído, o tratamento segue em fase de monitoramento contínuo, garantindo a manutenção dos resultados e consolidando práticas responsáveis no uso da água e na gestão de processos industriais.

Prêmio R3

O prêmio R3 da Ecolab reconhece projetos que alcançam resultados excepcionais em recuperação, reutilização e redução de recursos, como água, energia e resíduos. A iniciativa destaca clientes e equipes que aplicam soluções inovadoras da Ecolab para promover eficiência operacional, sustentabilidade e impacto ambiental positivo, alinhados aos compromissos globais da empresa com o uso responsável dos recursos naturais.

Catarina Marrão <catarina.marrao@iccom.com.br>

Publicidade