Axia Energia anuncia plataforma digital que permite empresas oferecer sua energia para ser utilizada
Infraroi -
Plataforma em nuvem da Axia Energia permite gerar receita adicional e aumentar a eficiência do setor elétrico, evitando o acionamento de fontes
A Axia Energia anunciou a “Agregadora de Resposta da Demanda”, uma plataforma digital que permite a empresas do Mercado Livre de Energia oferecer, voluntariamente, sua energia para ser utilizada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) nos horários de pico de consumo nacional, em geral, entre 18h e 22h. Integrada ao portfólio de soluções da companhia, a novidade possibilita ao cliente incrementar sua receita e contribuir para aumentar a eficiência do setor elétrico, reduzindo custos e evitando o acionamento de fontes não renováveis.
Para que sua operação seja possível, a plataforma conta com diferentes tecnologias do Google Cloud que atuam na análise de dados, na simulação do potencial de ganho de receita, na conexão com os agentes do mercado e, em uma próxima fase, na interação com o cliente através de um agente conversacional baseado no Gemini.
Plataforma permite que empresas menores acessem o mecanismo de RD
Criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2022, e com base nas regras e procedimentos da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e do ONS, o mecanismo de Resposta da Demanda (RD) incentiva que as empresas reduzam seu consumo de energia e esse recurso adicional seja usado para o atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), colaborando para a confiabilidade do sistema e a modicidade tarifária.
No entanto, o formato compreende apenas empresas com grande volume de energia para ofertar, sendo o volume mínimo de 5 MW. Nesse sentido, o modelo de negócio pioneiro no Brasil implantado pela Axia cria mais oportunidades para grandes consumidores e democratiza o acesso ao serviço, ampliando a participação das unidades consumidoras menores que, individualmente, não tem tamanho para oferecer sozinhas 5 MW. De forma individual ou agregando várias propostas, a nova ferramenta permite a programação de ofertas a partir de 1 MW.
Como funciona a Agregadora de Resposta da Demanda
A plataforma funciona como uma espécie de pool de ofertas voluntárias de energia, no qual a AXIA atua como facilitadora, dando suporte e representando os consumidores junto ao ONS. Entre os serviços oferecidos pela companhia estão o acesso a informações, o cálculo personalizado do potencial de ganho em RD por meio de um simulador, jornada digital simplificada de adesão, definição estratégica de preços a partir da análise das melhores oportunidades, gestão de ofertas e total transparência nos resultados.
Para que todos esses serviços sejam entregues, as tecnologias do Google Cloud atuam em diferentes pilares:
- Análise de dados históricos: o Big Query, plataforma de processamento de dados, analisa o consumo energético dos clientes da AXIA, assim como histórico de ofertas e preços de energia praticados nos respectivos mercados.
- Simulação de Ganho Potencial: o Vertex AI, plataforma para desenvolvimento de IA, atua na simulação do potencial de receita através do programa de Resposta à Demanda, proporcionando aos clientes acesso a informações para facilitar o entendimento do retorno financeiro e consequente tomada de decisão.
- Conexão com o Ecossistema: o Apigee, serviço de gerenciamento de integrações, é utilizado para conectar a plataforma da AXIA com os agentes do mercado, como CCEE e ONS.
- Agente Conversacional: o Gemini, o modelo de IA mais capaz do Google, será implementado nas próximas fases e irá atuar como um agente conversacional inteligente para prestar suporte aos clientes e fornecer simulações sobre o potencial de geração de receita, com base em insights específicos e na estratégia de negócios de cada cliente.
A plataforma ‘Agregadora de Resposta da Demanda’ está disponível para os consumidores do Mercado Livre de Energia de forma gratuita por 12 meses para os primeiros interessados. O acesso pode ser feito através do site da Axia Energia, pelo link.