Publicidade

STADLER Anlagenbau GmbH conclui a modernização abrangente da planta de triagem de embalagens leves da BZB

A STADLER conclui uma modernização de última geração da primeira planta turnkey que construiu na Espanha há mais de 20 anos


A STADLER Anlagenbau GmbH, empresa alemã com atuação global especializada no planejamento, produção e montagem de plantas de triagem turnkey, concluiu com sucesso a modernização abrangente da planta de triagem de embalagens leves da BZB (Bizkaiko Zabor Berziklategia) em Amorebieta-Etxano, Biscaia. A instalação modernizada foi oficialmente inaugurada em 27 de janeiro de 2026, com a presença de representantes da BZB, da Ecoembes, da STADLER e de autoridades regionais.

A BZB, uma parceria público-privada entre a Garbiker (ligada ao Conselho Provincial de Biscaia) e a Trienekens País Vasco S.L., é pioneira em gestão sustentável de resíduos na região. Especializada na coleta, triagem e processamento de embalagens, a BZB converte materiais domésticos e comerciais em recicláveis de alto valor, desempenhando papel essencial na promoção da economia circular em Biscaia.

O projeto de modernização tem um significado especial para a STADLER. A planta original da BZB, colocada em operação em 2002, foi a primeira instalação de triagem “chave-na-mão” da empresa na Espanha e lançou as bases para a sua presença de longo prazo no país. Quase 25 anos depois, a BZB volta a confiar na STADLER para o projeto e a entrega de uma planta de nova geração, refletindo a força de uma parceria alicerçada em competência técnica e em um compromisso partilhado com os pilares em sustentabilidade e inovação.

Uma parceria histórica renovada com tecnologia de ponta

Quando a primeira planta da BZB foi construída em 2002, tratou-se de um passo ousado para ambas as partes: Garbiker e Trienekens País Vasco confiaram à STADLER a entrega de sua primeira instalação chave-na-mão na Espanha.

“Esta planta tem um significado muito especial para mim”, afirma Carlos Manchado Atienza, Diretor de Vendas Internacionais da STADLER. “Foi o primeiro contrato de instalação completa que assinamos na Espanha quando eu atuava como distribuidor da STADLER. Poder assinar hoje o novo projeto da BZB, já como parte da equipe STADLER, é motivo de imenso orgulho. Sinto-me genuinamente honrado em fazer parte desta jornada e testemunhar o quanto avançamos.”

Pedro Goicoechea, Diretor-Geral para o País Basco da BZB Amorebieta, acrescenta “A modernização da nossa planta é transformadora para a BZB: aumenta a eficiência, possibilita recuperar mais materiais e nos posiciona para enfrentar futuros desafios e metas de sustentabilidade.”

Optar por modernizar em vez de transferir a planta para outro lugar demonstra o compromisso da BZB em maximizar a infraestrutura existente e, ao mesmo tempo, adotar as tecnologias de triagem mais avançadas. Trabalhar dentro dos limites do edifício original exigiu planejamento preciso e soluções de desenho compacto, resultando numa instalação extremamente eficiente, que supera amplamente o desempenho de sua antecessora.

A definição dos critérios de triagem foi realizada em estreita colaboração com a Ecoembes, que, como parceira de sistema, desempenhou um papel chave no planejamento e na implementação da planta.

Um salto em desempenho e automação

A nova planta eleva a capacidade de processamento de 3 para 8 toneladas por hora, mais que dobrando a vazão enquanto entrega maiores taxas de recuperação e frações mais limpas. Projetada para tratar uma ampla gama de embalagens leves, a instalação produz frações de alta qualidade, incluindo PET, PEAD, PP, PS, dois tipos de filme plástico, além de metais ferrosos e não ferrosos.

O material de entrada é alimentado por um dosador automático e passa por pré-trituração para abrir sacos e desagregar os materiais. Uma peneira giratória separa o material em três frações granulométricas, cada qual processada independentemente com uma combinação de separadores balísticos STADLER, separadores magnéticos e indutivos, e classificadores óticos NIR de alto desempenho. Os materiais classificados são encaminhados a baias específicas e enfardados para expedição.

A planta incorpora correias reversíveis para roteamento flexível de materiais, sensores de nível nas baias e sinalização automática de troca de contâiner, otimizando as operações diárias. Todos os processos são monitorados por um sistema central de controle, garantindo elevada transparência e comando operacional.

Um diferencial decisivo é o alto grau de automação: comparada à planta de 2002, a instalação modernizada utiliza o espaço de forma muito mais eficiente, reduz a intervenção manual e melhora as condições de trabalho, ao mesmo tempo em que diminui os custos operacionais.

Digitalização e sustentabilidade no cerne da modernização

Entre as inovações do projeto destaca-se a integração do STADLERconnect, a plataforma digital da STADLER para monitoramento e manutenção da planta. A BZB é a primeira instalação da STADLER na Espanha a contar com o módulo de Manutenção Preditiva, permitindo supervisão contínua do estado dos equipamentos e manutenção proativa para maximizar a disponibilidade.

Além dos ganhos de desempenho, a modernização reforça os objetivos de sustentabilidade e economia circular: o aumento da precisão e das taxas de recuperação reduz significativamente o envio de resíduos a aterro, ao mesmo tempo em que devolve mais materiais à cadeia como matéria-prima secundária. Por outro lado, a eficiência energética por tonelada processada também melhora.

A montagem e o comissionamento foram concluídos em apenas três meses e meio, encerrando-se no final de outubro – dois meses antes do previsto –, reflexo da estreita colaboração entre STADLER e BZB.

Confiança do cliente e visão para o futuro

A entrega bem-sucedida da planta modernizada foi recebida com grande satisfação pelo cliente, como afirma Pedro Goicoechea: “Concluir o projeto antes do cronograma demonstra a força da nossa parceria com a STADLER e seu compromisso com a excelência. A modernização garante que estejamos prontos para os desafios futuros, mantendo serviços de triagem de alta qualidade para a região”.

“Agradeço sinceramente a toda a equipe Trienekens na Espanha e na Alemanha e, em especial, ao Sr. Joachim Domrös, Diretor-Gerente da Trienekens, pelo profissionalismo exemplar durante as negociações e a instalação”, conclui Carlos Manchado Atienza. “Todo o processo foi conduzido de forma suave e eficiente; foi um verdadeiro prazer trabalhar com eles.”

Com um elevado nível de automação e manutenção preditiva, a planta da BZB está preparada para uma excelência operacional de longo prazo. Para a STADLER, o projeto é um caso de sucesso tecnológico e um símbolo de continuidade, unindo a primeira planta turnkey da empresa na Espanha à próxima geração de instalações inteligentes e digitalizadas.

Assista à planta em operação neste vídeo: https://youtu.be/sztYhPo5sNk

Tomás Tim-Tim <ttimtim@alarconyharris.com>

Publicidade