Publicidade

Inversores de frequência transformam processos com controle inteligente e automação de sistemas

Dispositivos atuam de forma precisa permitindo controle de velocidade e toque


Na era da Indústria 4.0, quando a busca em linhas de produção é, cada dia mais, pela otimização dos processos, os inversores de frequência se consolidam como importantes aliados na automatização. Sua capacidade de garantir precisão no controle e ajuste de velocidade nos motores elétricos contribui integralmente para o avanço tecnológico industrial e transforma o cenário de automação.

Os inversores, também chamados de VFDs (Variable Frequency Drives), funcionam de forma que permite o controle preciso de velocidade e torque. São amplamente utilizados para integração com sistemas de monitoração e atuam como aliados valiosos na otimização de processos industriais.

“O inversor permite o controle da velocidade do motor sem grandes perdas de torque. Isso automatiza o processo, reduz o estresse sobre engrenagens e componentes, e ainda contribui para prolongar a vida útil do equipamento”, explica Drauzio Menezes, diretor da Hercules Energia em Movimento, empresa especializada em soluções elétricas industriais.

Operação segura e futuro tecnológico

Além de estender o tempo de funcionamento e saúde do equipamento, os inversores oferecem maior segurança operacional, ao eliminar a necessidade de componentes adicionais para o controle de velocidade e ao reduzir choques mecânicos no sistema.

Atualmente sua aplicação industrial é abrangente, centrada principalmente em sistemas de acionamento elétrico, monitoramento em tempo real, integração com PLCs, sensores e Indústria 4.0.

Segundo Menezes, os inversores de frequência são parte essencial do futuro que caminha para indústrias cada vez mais automatizadas e avançadas, com linhas de produção otimizadas. “A forma como os equipamentos monitoram e permitem que o processo seja controlado com precisão torna as linhas de produção cada vez mais inteligentes. Além disso, ajudam a prevenir falhas. É um importante passo para a automação”, afirma.

A Hercules, que recentemente lançou sua nova marca “Energia em Movimento”, tem ampliado a oferta de inversores de frequência como parte de seu portfólio de soluções integradas para motores, condutores, motorredutores e automação industrial.

Euracy Campos <euracy@estilopress.com.br>

Publicidade