Publicidade

Voith apoia a Mondi na partida de sua moderna máquina de papel para papel cartão reciclado em Duino Itália

O escopo de fornecimento da Voith inclui um pacote sob medida, abrangendo desde a preparação de massa até a seção da rebobinadeira


Como fornecedora de linha completa, a Voith apoiou a Mondi na partida, dentro do cronograma, de sua moderna máquina de papel para papel cartão reciclado em Duino, Itália. A Mondi é líder global na produção de embalagens e papéis sustentáveis. Após o atingir plena capacidade operacional, a máquina produzirá anualmente 420.000 toneladas de papel cartão reciclado de alta qualidade.

O portfólio de produtos da fábrica inclui o papel miolo (fluting) à base de aparas, a partir de 80 g/m², testliner a partir de 90 g/m², bem como bobinas de papel com larguras entre 0,95 m e 3,35 m, operando na máquina de papel reciclado mais larga da Mondi.

“A colaboração com a equipe da Voith ocorreu de forma fluida e baseada na confiança”, afirma Klaus Peller, COO da Mondi Containerboard. “Graças à abordagem full-line da Voith, nossas interfaces foram significativamente reduzidas, o que permitiu a partida pontual da unidade Mondi Duino. O uso das mais recentes tecnologias assegura eficiência produtiva."

A Voith forneceu uma solução personalizada composta por um sistema de preparação de massa BlueLine, a conversão da máquina existente em uma eficiente máquina de papel XcelLine, além de contratos de serviços e um pacote de vestimentas. O projeto também incluiu a reforma das rebobinadeiras existentes para o processamento de papel cartão.

“Estamos muito orgulhosos de ter concluído esta reforma dentro do prazo e com total satisfação do cliente,” afirma Martin Jauch, Vice-presidente Sênior Global de Rebuilds da Voith. "Esse sucesso não apenas confirma nossa posição de liderança no setor, como também é resultado da parceria sólida e de longa data entre a Mondi e a Voith. Continuaremos trabalhando com a Mondi no site mesmo após a reforma, para explorar todo o potencial da nova fábrica."

O pacote personalizado abrange todo o processo, desde a preparação de massa até a rebobinadeira. A solução da Voith otimiza a utilização de recursos por meio de uma produção altamente eficiente. O sistema de preparação de massa BlueLine permite uma qualidade de massa consistente, com rendimento de fibras otimizado e baixo consumo de energia. Um IntensaPulper com sistema de remoção de contaminantes TwinPulp assegura uma desagregação eficiente da massa. Outro destaque é o filtro InfiltraDisc da Voith, que garante drenagem ideal.

A máquina de papel foi equipada com tecnologias de última geração, incluindo uma caixa de entrada MasterJet Pro, um formador DuoFormer CBv amplamente comprovado, uma prensa DuoCentri NipcoFlex, um SpeedSizer AT para aplicação uniforme de filme e uma rebobinadeira MasterReel para enrolamento de alto desempenho. A reforma da rebobinadeira VariTop existente aumenta significativamente a eficiência e a produtividade de toda a linha.

Além de um pacote de serviços e vestimentas, a Voith forneceu e instalou a tecnologia de automação OnControl (DCS & MCS) para o controle e a visualização dos processos produtivos. Adicionalmente, foram instalados o sistema de controle de qualidade OnQuality (QCS), incluindo os atuadores ModuleJet, ModuleSteam e ModulePro, bem como scanners para gramatura e umidade, além do sistema de informações OnView. Esses sistemas contribuem para a otimização da qualidade do produto e para a estabilização do processo produtivo.

A colaboração bem-sucedida neste projeto demonstra a expertise e a confiabilidade da Voith como fornecedora de linha completa para o setor e, em conjunto com a Mondi Group, representa uma produção de papel eficiente e sustentável.

Marcus Vinícius <marcus.vinicius@lvba.com.br>

Publicidade