Publicidade

Reciclus amplia o alcance da logística reversa no país e garante a destinação ambientalmente correta

Com atuação nacional, essa modalidade de coleta viabilizou a destinação correta de 1,6 milhão de lâmpadas fluorescentes


O serviço de coleta itinerante de lâmpadas fluorescentes, oferecido gratuitamente pela Reciclus, ampliou o alcance da logística reversa no país e garantiu a destinação ambientalmente correta desse resíduo.  

Em 2025, foram realizadas mais de 100 coletas nessa modalidade, em 12 estados e no Distrito Federal, resultando no recolhimento de mais de 1,6 milhão de lâmpadas que deixaram de ser descartadas de forma inadequada. Esse serviço reduz riscos ambientais e à saúde humana, em casos de descarte incorreto de lâmpadas fluorescentes - resíduo que contém mercúrio, uma substância tóxica que pode contaminar solo, água e ar quando liberada no meio ambiente. 

O Estado de São Paulo concentrou o maior volume de operações, seguido por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco. A atuação também alcançou o Distrito Federal, Tocantins, Minas Gerais, Maranhão, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul. 

As coletas itinerantes atendem gratuitamente cidades com menos de 25 mil habitantes, especificamente para o recolhimento de lâmpadas com origem em organizações sem fins lucrativos, escolas, universidades, hospitais e instituições públicas que precisam cumprir as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei nº 12.305/2010), que estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. 

“Neste ano, o objetivo é ampliar a mobilização dos municípios, incentivando que concentrem as lâmpadas fluorescentes queimadas ou não utilizadas - especialmente aquelas substituídas por iluminação LED - e entrem em contato com a Reciclus para viabilizar a coleta. Após essa etapa, orientamos que, nas próximas aquisições de lâmpadas, os municípios passem a incluir a destinação ambientalmente adequada nos processos licitatórios, como uma boa prática e em conformidade com a legislação vigente.” 

A iniciativa busca apoiar, principalmente, os municípios de menor porte, onde não há Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) específicos da Reciclus e onde o acúmulo desse tipo de resíduo tende a ocorrer de forma mais lenta. Além de eliminar um passivo ambiental relevante, o município que solicita a coleta pode aproveitar a ação para promover campanhas junto à população, fortalecendo a educação ambiental, incentivando o descarte correto e ampliando ainda mais o volume de lâmpadas coletadas. 

Para solicitar a coleta itinerante, instituições e municípios devem preencher o formulário de interesse pelo link: https://bit.ly/coletapontual 

Após o envio, a equipe da Reciclus analisará a solicitação e, se estiver de acordo com os critérios, solicitará fotos e documentos complementares. Com tudo aprovado, a associação agenda a coleta gratuita, que será realizada em uma única visita e em um único endereço.  

Para mais informações sobre a coleta itinerante da Reciclus, acesse: www.reciclus.org.br/blog/coleta-itinerante-gratuita/ 

Rodrigo Sodré - Sing Comunicação de Resultados <rsodre@singcomunica.com.br>

 

Publicidade