APROBIO reforça agenda estratégica para ampliação da mistura do biodiesel
Analítica Comunicação -
Ministro Alexandre Silveira recebeu do novo comando da Associação a linha de trabalho do setor para que se cumpra a entrada da mistura de 16% em março
Jerônimo Goergen, Presidente da APROBIO, e Luiz Carlos Saraiva, Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Associação, foram recebidos por Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia (MME), nesta quinta-feira (18/12), em Brasília. Na oportunidade, a entidade apresentou a linha de trabalho para que o setor de biodiesel possa ter a mistura de 16% em março, cumprindo o previsto na Lei Combustível do Futuro com foco na qualidade do biodiesel, agregando valor a toda a cadeia produtiva e consumidora do biocombustível.
“O ministro acolheu as sugestões que levamos, construídas a partir do diálogo com o setor do consumo, e demonstrou conhecimento profundo dos estudos e das discussões que estão sendo feitas dentro do governo”, disse Goergen. O ministro informou que o tema do mandato está em discussão no âmbito do governo e reforçou o alinhamento com essa agenda. Ele gostou da linha de trabalho apresentada e se interessou pela criação de um selo de qualidade, com aval do consumidor.
“O cumprimento do Combustível do Futuro para o aumento da mistura obrigatória para 16% (B16) a partir de março é fundamental e isso será possível com o cumprimento dos compromissos estabelecidos”, disse Goergen. “Reforçamos que o respeito à lei é fundamental para garantir estabilidade ao setor, segurança jurídica para os investimentos e previsibilidade, além de garantir a plena capacidade instalada da indústria para atender à demanda”, completou.
O ministro afirmou que também entende ser necessário investigar e qualificar melhor a etapa da mistura, reforçando que a responsabilidade pela qualidade precisa ser analisada em toda a cadeia, e não apenas na indústria. O governo é favorável ao avanço, mas reconhece que são necessários ajustes de qualidade em todos os elos.
Marcelo Iglesias <marcelo.iglesias@analitica.inf.br>