Hyundai Motor Brasil foi uma das vencedoras do 42º Prêmio Eco
Ketchum -
Em sua 42ª edição, condecoração que reconhece há mais de quatro décadas as organizações que fortalecem a agenda sustentável, reuniu 147 projetos
A Hyundai Motor Brasil foi uma das vencedoras do 42º Prêmio Eco, realizado na semana passada pela Amcham Brasil, na sede da instituição, em São Paulo (SP). A condecoração é um dos mais tradicionais reconhecimentos às melhores práticas de sustentabilidade empresarial no País. Em 2025, o Prêmio Eco reuniu 147 projetos de mais de 120 empresas de todo o território nacional, que apresentou um retrato abrangente do avanço da sustentabilidade corporativa brasileira. A fabricante sul-coreana, com sede em Piracicaba (SP), foi reconhecida entre as grandes companhias na categoria “Processos”.
"A Hyundai tem entre suas principais diretrizes o cuidado e a inovação constante voltada à melhor relação entre nossas operações e o planeta. Desde 2017, quando iniciamos o projeto ‘Aterro Zero’, evoluímos desde campanhas de conscientização ao descarte correto de resíduos com os colaboradores e fornecedores, passando pela reestruturação interna dos coletores seletivos para o descarte correto, até a busca por destinações alternativas aos resíduos gerados e, por fim, a supressão total do envio de resíduos para aterros. Ter nossas ações de sustentabilidade reconhecidas por uma premiação tão importante quanto o Prêmio Eco nos dá a oportunidade de refinar nossos processos e dar os próximos passos em direção a um futuro cada vez mais sustentável”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.
O Prêmio Eco reconheceu as práticas sustentáveis da Hyundai e destacou a Certificação Lixo Zero, concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil em parceria com a Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo. A trajetória da Hyundai junto ao Instituto começou em 2023, quando a companhia se tornou a primeira montadora do Brasil a conquistar a certificação, com um índice de 93% de conformidade. A performance foi resultado de ações, como campanhas de conscientização, reestruturação de coletores seletivos e a busca proativa por novas finalidades para os descartes.
Em 2024, a empresa superou a própria meta estabelecida no ano anterior e o índice de destinação correta subiu para 94,2%. Este avanço foi impulsionado por iniciativas criativas de economia circular, como a reciclagem de toneladas de borra de tinta por mês para a produção de tintas de segunda linha. A recertificação de 2025 vem confirmar a assertividade das iniciativas da Hyundai, que agora alcança o índice de 95,8% dos resíduos gerados não sendo incinerados ou coprocessados. A nova marca foi alcançada com base em projetos inovadores, entre eles, a parceria inédita no Brasil com a empresa Antares para reciclar a borra de fosfato – um resíduo industrial da produção de veículos – transformando-o em matéria-prima essencial para a fabricação de fertilizantes.
O selo, que se baseia nos padrões internacionais da Zero Waste International Alliance (ZWIA), atesta que mais de 90% dos resíduos são desviados de aterros sanitários e incineração, sendo encaminhados para reutilização, reciclagem ou compostagem.
Este ano a Hyundai Motor Brasil tornou-se a primeira montadora do País a se filiar à Global Zero Waste, ao colaborar ativamente na implementação de estratégias de economia circular com base nos 9 R’s (Rejeitar, Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reparar, Restaurar/Reformar, Remanufaturar, Reciclar e Recuperar). As iniciativas desencadearam outros reconhecimentos, e a fabricante foi outorgada como "Environmental Excellence Company of the Year 2025" pela Global Energy & Environment Foundation (GEEF), que destacou a redução de 17 milhões de litros no consumo de água e a economia de 2.500 MWh/ano de energia.
Imprensa Hyundai <adelson.junior@ketchum.com.br>