Publicidade

Ambev inaugurou a primeira Fábrica de Vidros do Paraná

Com pelo menos 20% de vidro reciclado na composição das garrafas, a operação contribui para a redução das emissões de CO2 e do volume de resíduos.


A Ambev inaugurou a primeira Fábrica de Vidros do Paraná, localizada no município de Carambeí. A nova unidade vai garantir autonomia e velocidade na produção de mais de 600 milhões de garrafas por ano do segmento premium e “escolhas balanceadas”. Alinhada à agenda de sustentabilidade que está no centro da companhia há mais de 25 anos, a fábrica foi projetada para economizar 25 milhões de kWh ao ano e operar com fornos de alta eficiência energética, utilizando 100% de energia elétrica renovável e preparada para o uso de biocombustíveis.

Com pelo menos 20% de vidro reciclado na composição das garrafas, a operação contribui para a redução das emissões de CO2 e do volume de resíduos. Além de impulsionar a sustentabilidade, a nova unidade marca um passo importante na expansão das operações da companhia e consolida o estado como o primeiro do Brasil a integrar todas as etapas da cadeia cervejeira, do grão ao gole.

Entre as soluções voltadas à eficiência energética, a planta reúne máquinas formadoras de garrafas com menor consumo de ar, fornos novos projetados para operar com menor demanda de energia e compressores de ar comprimido de maior eficiência. Localizada em Carambeí, a unidade também se beneficia das temperaturas mais baixas do inverno paranaense, que reduzem a necessidade de energia para resfriamento nas torres de refrigeração.

Por fim, a nova fábrica reforça a economia circular no estado ao ampliar o uso de vidro reciclado e apoiar iniciativas alinhadas ao Plano de Resíduos Sólidos do Paraná. Com essa base, a operação passa a criar espaço para parcerias com cooperativas e ações conjuntas com o poder público, impulsionando impacto socioambiental positivo na região.

Jessica Rodrigues <jessica.rodrigues@loures.com.br>

Publicidade