Publicidade

ABB anuncia novo ciclo de inovações em mobilidade elétrica com foco em alta potência, digitalização e sustentabilidade

ABB traz para o Brasil os carregadores A400 e MCS1200, oferecendo soluções de carregamento ultrarrápido e inteligente para carros, ônibus e caminhões,


A ABB anunciou um novo ciclo de inovações em mobilidade elétrica, com foco em alta potência, digitalização e sustentabilidade. A empresa trouxe ao País a nova linha de carregadores ultrarrápidos de 200 a 400 kW e prepara o caminho para a comercialização do equipamento de 1,2 MW (MCS1200), que começará a ser oferecido em 2026.

Os modelos de 200 a 400 kW se destacam pela modularidade, permitindo a expansão do bloco de potência e gestão inteligente, capaz de balancear a carga entre dois veículos, reduzindo custos de infraestrutura e se integrando com qualquer sistema de gestão via protocolo OCPP. O MCS1200 de 1,2 MW, testado em parceria com o Traton Group, visa o segmento de transporte pesado, permitindo o carregamento de caminhões elétricos de longa distância.

Ambos os modelos reforçam o compromisso da ABB com soluções conectadas à nuvem, com atualizações contínuas de firmware e suporte técnico local. Esses diferenciais visam transformar investimentos em mobilidade elétrica em valor agregado de longo prazo para operadores de frotas, postos de combustíveis e grandes grupos de infraestrutura.

Com carregadores ultrarrápidos, ABB quer vencer desafio de infraestrutura

De acordo com um estudo da Bright Consulting, o Brasil deve alcançar 1,4 milhão de veículos elétricos em circulação até 2030. Para atender adequadamente a essa frota, seriam necessárias cerca de 140 mil estações de carregamento, considerando a recomendação de um ponto de carregamento para cada dez veículos. No entanto, o país conta atualmente com apenas 16,8 mil pontos (dados de setembro de 2025), concentrados em regiões específicas.

A maioria é de baixa potência, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o que abre caminho para carregadores ultrarrápidos, como os novos modelos da ABB.

Em busca da sustentabilidade ambiental

A ABB também tem utilizado suas operações no Brasil como uma vitrine para sustentabilidade industrial, conectando legado e inovação. Nos últimos seis anos, a ABB investiu mais de US$ 45 milhões em diversas iniciativas no Brasil, já incluindo ações voltadas para a sustentabilidade.

A fábrica de Contagem (MG), por exemplo, recebeu US$ 750 mil em investimentos em eficiência energética, incluindo painéis solares, iluminação LED e gestão digital do consumo de energia via a plataforma ABB Ability Energy Manager. A expectativa é de que ela seja a primeira planta da ABB no Brasil a alcançar o status de Mission to Zero.

Enquanto isso, a planta de Sorocaba (SP) opera sob o conceito Zero Landfill, eliminando o descarte de resíduos industriais em aterros sanitários. Em 2024, a unidade evitou o envio de mais de 540 toneladas de resíduos para aterros, redirecionando-os para o uso como combustível derivado de resíduos. Essa política evitou a emissão de 649 toneladas de CO2.

 

Publicidade