Eaton vem consolidando sua jornada em direção à indústria 4.0 e à digitalização de seus processos produtivos
Alfapress Comunicações -
O movimento se inicia com algumas iniciativas em 2019 e tem no Brasil um dos seus principais polos de inovação
A Eaton, empresa global de gerenciamento inteligente de energia e fabricante de componentes para veículos leves e pesados, vem consolidando sua jornada em direção à indústria 4.0 e à digitalização de seus processos produtivos.
O movimento se inicia com algumas iniciativas em 2019 e tem no Brasil um dos seus principais polos de inovação. A partir de 2021 a empresa avança nas estratégias de processos I4.0 e implementa um amplo programa de modernização industrial em suas unidades no país, com foco em automação, digitalização, análise de dados e manufatura inteligente. Cada unidade brasileira adaptou a estratégia global à sua realidade, adotando ferramentas específicas e formando lideranças locais para conduzir o processo.
Como destaque, em Valinhos (SP), a planta possui um alto nível de automação implementado nas linhas de montagem de transmissões e válvulas de combustível; em São José dos Campos (SP), todas as linhas contam com controle digital de monitoramento em tempo real da performance das máquinas; a unidade de Caxias do Sul (RS) se destaca pelas automações em células de usinagem; já em Mogi Mirim (SP), a transformação atingiu um patamar de excelência, já que a unidade foi classificada como umas das quatro “lighthouses” globais da Eaton, reconhecida como modelo de digitalização em controle de qualidade em processos e automações, inclusive com um exclusivo laboratório em tecnologia que possui robôs e equipamentos tecnológicos para treinamentos, além de um time especializado em inovação contínua.
Desde 2023, a estrutura de Indústria 4.0 foi incorporada ao programa de Continuous Improvement das plantas na região, ampliando as ferramentas de melhoria para processos de produção com foco em ganhos de performance e produtividade. O avanço mais recente são as iniciativas voltadas à digitalização impulsionando o programa de Digital Factory Accelerator, iniciativa que consolida a digitalização como motor central da estratégia de eficiência operacional da empresa.
A combinação de tecnologias como impressão 3D, análise de dados em tempo real, controle e rastreabilidade de produtos, manutenção preditiva, vem permitindo à Eaton aumentar sua produtividade o que se traduz em maior competitividade no mercado nacional e global.
Com essa transformação, a empresa se posiciona como referência em inovação industrial e exemplo de como o setor automotivo brasileiro pode se reinventar com base em tecnologia e digitalização.
Marcelo Xavier <marcelo.xavier@alfapress.com.br>