Scania foi a vencedora na categoria Montadora de Caminhões Movidos por Combustível Alternativo
Scania -
102 clientes votaram na pesquisa; Scania já vendeu mais de 2 mil caminhões a gás e/ou biometano, desde 2019
A Scania foi a vencedora na categoria ‘Montadora de Caminhões Movidos por Combustível Alternativo’ do XXIII Prêmio NTC Fornecedores do Transporte, fruto de pesquisa exclusiva da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Foram 102 entrevistas realizadas pelo Instituto DataFolha com empresários e executivos da área de transporte e logística, de todo o país. A premiação teve 16 categorias e 301 marcas citadas. A premiação foi realizada na noite da última terça-feira (2) no Palácio dos Transportes, onde fica a NTC, em São Paulo (SP).
A Scania já passou de 2 mil caminhões vendidos movidos a gás e/ou biometano, desde o início oficial da comercialização em 2019.
Ao receber o Prêmio NTC&Logística, um dos mais importantes reconhecimentos do setor de Transporte Rodoviário de Cargas, a Scania consolida ainda mais a sua jornada da sustentabilidade. “A Scania vem liderando o setor rumo a um sistema de transporte mais sustentável. Esse prêmio reforça um trabalho que começou em 2018, quando anunciamos o pioneiro caminhão movido a gás natural e/ou biometano para o Brasil, antecipando que seria possível conviver com o diesel e tecnologias alternativas a ele no ‘Aqui e Agora’. Agradeço aos nossos clientes pelo reconhecimento, e, naturalmente, à NTC pelo excelente trabalho executado”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
Alex Nucci recebeu o troféu das mãos de Eduardo Rebuzzi, presidente da NTC&Logística, e de Ana Carolina Jarrouge, presidente executiva do SETCESP.
A vitória da Scania na 23ª edição do Prêmio NTC Fornecedores do Transporte também demonstra o amadurecimento do mercado em relação ao uso de combustíveis alternativos. Cada vez mais transportadores buscam soluções que reduzam as emissões de CO2.
De acordo com o Instituto DataFolha, foram realizadas 102 entrevistas, entre outubro e novembro de 2025, com líderes e executivos do setor de empresas associadas e não associadas à NTC, além de presidentes de entidades associadas e membros da Comissão Nacional de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas (COMJOVEM). As perguntas foram de caráter quantitativo e o resultado é um retrato em nível nacional, com representantes de todas as regiões do país.
Criado em 1998, o Prêmio NTC Fornecedores do Transporte tem como objetivo destacar as empresas fornecedoras que mais se sobressaíram, ao longo do ano, na oferta de produtos e serviços essenciais ao funcionamento e à modernização das operações de transporte. O XXIII Prêmio NTC Fornecedores do Transporte foi uma realização da NTC&Logística, com apoio do Sistema Transporte (CNT | SEST SENAT | ITL) e da Fundação Memória do Transporte (FuMTran).
Carlos Eduardo Biagini <comunicacao.scania@info.mail.scania.com>