Reconhecimento reforça o compromisso da Volkswagen com a diversidade etária e o combate ao etarismo
Revista Fator Brasil -
Certificação reconhece empresas que já têm práticas inclusivas em relação às pessoas 50+ e estão comprometidas em promover um ambiente de trabalho saudável
Reconhecimento reforça o compromisso da Volkswagen com a diversidade etária e o combate ao etarismo. Certificação reconhece empresas que já têm práticas inclusivas em relação às pessoas 50+ e estão comprometidas em promover um ambiente de trabalho saudável para diferentes gerações. Age Friendly Employer foi criado e é gerenciado pelo Age Friendly Institute, com sede em Boston, nos Estados Unidos. Volkswagen do Brasil conta com estratégia robusta de Diversidade & Inclusão. Volkswagen também foi certificada entre as “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, pelo 2º ano consecutivo, como resultado da pesquisa HRC Equidade BR 2025, da HRC (Human Rights Campaign Foundation).
A Volkswagen do Brasil conquistou a certificação Age Friendly Employer, concedida pelo Age Friendly Institute, organização global com sede em Boston (Estados Unidos) dedicada a promover a inclusão da população madura no mercado de trabalho. O selo reconhece empresas que já possuem práticas inclusivas para profissionais 50+ (50 anos ou mais) e que assumem compromisso público com a valorização da diversidade etária e o combate ao etarismo.
Com a certificação Age Friendly Employer, a Volkswagen do Brasil se posiciona como referência na criação de um ambiente de trabalho inclusivo, preparado para diferentes gerações e alinhado às transformações demográficas e sociais da longevidade.
— A certificação Age Friendly Employer reforça nossa visão estratégica: diversidade etária é essencial para inovação e competitividade. Em um cenário de mudanças aceleradas, contar com profissionais experientes e engajados amplia nossa capacidade de gerar valor para clientes, colaboradores e sociedade. Essa conquista também representa um compromisso público da Volkswagen do Brasil com práticas que combatem o etarismo e promovem um ambiente intergeracional, onde diferentes perspectivas se complementam para impulsionar resultados sustentáveis. Integrar gerações é promover um espaço inclusivo e saudável para todos. — Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.
O Age Friendly Institute, com sede em Boston, nos Estados Unidos, é a instituição que criou e gerência o selo Age Friendly Employer. A instituição atua globalmente promovendo iniciativas que ampliam a inclusão da população madura na sociedade e no mercado de trabalho, certificando empresas que assumem práticas reconhecidas internacionalmente.
Ser uma empresa certificada Age Friendly representa: Compromisso público com a diversidade etária e o combate ao etarismo.
. Reconhecimento internacional das práticas adotadas.
• Vantagem competitiva para atrair, engajar e reter talentos 50+ (50 anos ou mais).
• Alinhamento com as transformações demográficas e sociais da longevidade.
• Fortalecimento da marca empregadora, cada vez mais valorizada por diferentes gerações.
Ao integrar a rede global de organizações Age Friendly, a Volkswagen do Brasil assume o compromisso de manter viva a pauta da diversidade etária em sua cultura, promovendo ações contínuas de conscientização, engajamento e compartilhamento de boas práticas.
No Brasil, a certificação Age Friedly é representada de maneira exclusiva e oficial pela Maturi, referência nacional em longevidade e mercado de trabalho 50+, que conecta empresas e profissionais experientes, promovendo capacitação, empregabilidade, empreendedorismo e eventos que estimulam a intergeracionalidade. Hoje, já são mais de 260 mil profissionais cadastrados na plataforma.
Pelo segundo ano, VW está entre as ‘Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem’ —A Volkswagen do Brasil celebra a conquista, pelo segundo ano consecutivo, da certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, resultado da pesquisa HRC Equidade BR 2025, da HRC (Human Rights Campaign Foundation) como parte de seu Programa Global de Equidade no Trabalho, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Forúm de Empresas e Direitos LGBTI+. Esta importante conquista reforça que a Volkswagen está entre as empresas com práticas de diversidade e inclusão LGBTQIA+ mais avançadas do Brasil.
Com uma política de Diversidade & Inclusão robusta, a Volkswagen do Brasil atingiu a excelente nota 100 nas duas vezes em que participou da pesquisa, em 2024 e 2025, e teve, este ano, o Projeto ‘Colorindo em Ação” reconhecido com mérito – o projeto visou apoiar a Casa Neon Cunha sediada em São Bernardo do Campo, e que com apoio da Marca VW, e Fundação Grupo Volkswagen apoiou a organização estatutária da OSC que acolhe pessoas LGBTI+ na maioria pessoas trans/travestis em situação de vulnerabilidade.
O estudo avalia a equidade e inclusão de pessoas LGBTQIA+ nos ambientes de trabalho no Brasil, além de práticas e políticas corporativas em apoio à comunidade LGBTQIA+ e na erradicação da LGBTfobia.
O relatório HRC Equidade BR 2025 é também uma importante ferramenta para que as empresas analisem suas práticas e planejem melhorias e avanços. A avaliação considera quatro pilares: • Adoção de políticas de não discriminação.
• Criação de grupos de recursos ou de conselhos de diversidade e inclusão para colaboradores.
• Treinamento e orientação sobre questões LGBTQIA+.
• Participação em atividades públicas de apoio à inclusão LGBTQIA+.
Visando levar mais conhecimento para nossas pessoas colaboradora, à comunidade e parceiros de negócios, este ano, a marca VW participou da criação da guia de inclusão de pessoas LGBTI+/Transgênero, um projeto concebido pela Tozzini Freire advogados em parceria com a Volkswagen do Brasil e apoio institucional do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Lançado durante a nossa 6ª edição a Semana da Diversidade da empresa ele traz informações relevantes sobre Leis e Direitos para apoiar empresas e parceiros na inclusão da população LGBTI+ em especial, de pessoas transgênero. Baixe aqui.
Nosso Compromisso com nossas pessoas e a sociedade pela agenda da inclusão geracional: ainda, celebrando a certificação como marca empregadora pela inclusão geracional, lançamos nossa 1ª Guia de Inclusão Geracional, um estudo idealizado pelo nosso Grupo de afinidades ‘Gerações Conectadas’ que traz de maneira dinâmica uma sessão de aprendizagem e reflexão sobre como identificação os potenciais das diferentes gerações na sociedade e revisitamos nossos comportamentos no combate ao idadismo (discriminação pautada na idade de indivíduos).
Confira aqui! Diversidade & Inclusão é pilar estratégico na Volkswagen —A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre as pessoas. Desde 2023, a Volkswagen é a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integrou 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa.
Desde 2020, a Volkswagen do Brasil também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU e conquistou 5 vezes o Prêmio Automotive Business Diversidade & Inclusão por suas ações e boas práticas no setor automotivo.
A empresa estabeleceu sua estratégia de governança com a criação de um Comitê de Diversidade & Inclusão que conta com a participação de todos os membros do comitê executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão. A Volkswagen do Brasil também oferece vagas para públicos de diversidade em processos seletivos.
Entre as ações de Diversidade & Inclusão também estão cinco grupos de diálogo formados por pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar ações nos pilares LGBTQIAP+, gênero, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência).
Volkswagen: uma empregadora de excelência —A Volkswagen do Brasil também tem o compromisso de ser uma empregadora de excelência, oferecendo um ambiente de trabalho humano, diverso e saudável para todos. Em 2025, a empresa conquistou o certificado Great Place To Work pelo 4º ano consecutivo, se mantendo como excelente lugar para trabalhar de acordo com a pesquisa internacional de cultura e engajamento GPTW (Great Place To Work), que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho.
Em 2025, a Volkswagen também conquistou pelo sétimo ano consecutivo a certificação Top Employer, que reconhece as empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho.