Abrainc firma dois compromissos estratégicos que reforçam o interesse do setor na agenda de descarbonização
Infraroi -
Associação assinou acordo para promover a inovação em prol da descarbonização na construção de habitações e aderiu à iniciativa da Caixa
A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) firmou durante a COP30, realizada em Belém (PA) semana passada, dois compromissos estratégicos que reforçam o interesse do setor na agenda de descarbonização da construção civil e da habitação no Brasil.
Ao lado do ministro das Cidades, Jader Filho, o presidente da Abrainc, Luiz França, e o conselheiro Victor Almeida participaram da assinatura do Acordo de Cooperação para a Criação da Rede Nacional de Inovação para a Habitação Sustentável. O acordo, assinado também pelo Ministério das Cidades e outras instituições do setor da construção, tem como objetivo acelerar a descarbonização da construção civil e estimular a inovação voltada à habitação sustentável.
A iniciativa está estruturada em dois eixos principais. O primeiro dele são as Jornadas Setoriais de Baixo Carbono, que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa ao longo da cadeia produtiva da construção, por meio da digitalização e rastreabilidade de materiais, da elaboração de inventários ambientais setoriais e do incentivo à emissão de Declarações de Desempenho Ambiental de Produto (dDAPs).
O segundo eixo é a Rede Nacional de Laboratórios de Inovação e Sustentabilidade Habitacional (Rede LISH), voltada à pesquisa, capacitação e desenvolvimento de novas tecnologias para construções mais eficientes e de baixo impacto ambiental. O acordo foi inserido no âmbito do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).
Abrainc também adere à iniciativa de descarbonização da Caixa
Além disso, a Abrainc assinou a adesão à Coalizão Habitação Net Zero 2050, durante evento no estande da Caixa Econômica Federal, reforçando seu compromisso de longo prazo com a transição verde do setor. A iniciativa reúne autoridades e representantes comprometidos com a neutralização total das emissões da cadeia habitacional brasileira até 2050.