Schneider Electric reafirma seu compromisso com o suporte à infraestrutura de 800 VCC
RPMA Comunicação -
Para arquiteturas de rack de alta densidade de próxima geração
A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, reforça seu compromisso em apoiar a transição do setor para arquiteturas de energia em 800 VCC - requisito fundamental para os novos sistemas de rack de alta densidade que estão sendo adotados em data centers de próxima geração.
À medida que o setor avança rumo a maiores densidades de potência e eficiência aprimorada, a Schneider Electric vem inovando ativamente para atender a essas demandas por meio de uma abordagem sistêmica e abrangente que integra conversão, proteção e medição de energia. Essa metodologia assegura que os sistemas elétricos sejam não apenas eficientes, mas também seguros, resilientes e escaláveis.
“A transição para 800 VCC é uma evolução natural à medida que a densidade computacional aumenta e a Schneider Electric está comprometida em ajudar seus clientes a realizar essa mudança com segurança e confiabilidade”, afirma Jim Simonelli, CTO de Data Centers da Schneider Electric. “Nossa especialidade está em compreender todo o ecossistema de energia - da rede elétrica até o servidor - e projetar soluções que se integrem de forma harmoniosa, operem com previsibilidade e garantam segurança operacional.”
Novo sidecar apoiado por uma abordagem sistêmica de inovação em energia
A tradicional distribuição de energia de 54 volts utilizada atualmente em data centers foi projetada para racks em escala de quilowatts e não permite suportar os racks em escala de megawatts que estão surgindo nas modernas fábricas de inteligência artificial (IA). Por isso, sistemas de distribuição de 800 VCC escaláveis e com armazenamento de energia integrado tornam-se essenciais.
A Schneider Electric colabora com a NVIDIA no desenvolvimento de um sidecar de 800 VCC capaz de alimentar racks de até 1,2 MW, fornecendo suporte à próxima geração de GPUs NVIDIA e às futuras iterações da infraestrutura de computação acelerada da empresa.
Esse sidecar converte a energia CA (corrente alternada) proveniente do data center em 800 VCC (corrente contínua), possibilitando a entrega de energia em escala de megawatts de forma segura, eficiente e com custos reduzidos de material e infraestrutura.
Além disso, o sidecar da Schneider Electric:
- Oferece eficiência líder de mercado;
- Conta com módulos de conversão de energia em prateleiras modulares;
- Está equipado com armazenamento modular de energia para backup de curto prazo e suavização de carga;
- Possui capacidade de troca a quente (Live Swap), expandindo a segurança operacional.
O sidecar é sustentado pela abordagem sistêmica exclusiva da Schneider Electric em inovação energética. Em vez de focar apenas em componentes individuais, a companhia adota uma visão holística da infraestrutura elétrica. Ao projetar e otimizar os sistemas como um todo, incluindo tecnologias de conversão, medição inteligente e mecanismos integrados de proteção, a Schneider Electric ajuda seus clientes a alcançar:
- Desempenho previsível e validado;
- Manutenção simplificada e escalabilidade aprimorada;
- Maior eficiência operacional.
Essa inovação em nível de sistema é fundamental para dar suporte a implementações de racks de alta densidade que exigem controle mais rigoroso sobre o fornecimento e a confiabilidade da energia.
Décadas de expertise em segurança e confiabilidade
Com uma reputação consolidada na promoção da confiabilidade e segurança elétrica, a Schneider Electric integra modelagem avançada, simulação e testes laboratoriais em condições reais para validar suas soluções, englobando:
- Análises detalhadas de corrente de falha e arco elétrico;
- Ambientes de teste certificados que proporcionam desempenho em condições reais de operação;
- Capacidades de troca a quente (Live Swap) que propiciam manutenção segura sem interromper as operações.
Esses recursos viabilizam aos clientes a instalação de sistemas de 800 VCC com total confiança, de acordo com os mais altos padrões de segurança operacional e resiliência.
Apoio à evolução do setor
Como parte do ecossistema NVIDIA, a Schneider Electric está alinhada à ampla transformação da indústria em direção a arquiteturas de próxima geração que exigem uma infraestrutura elétrica mais robusta e eficiente.
“Arquiteturas de energia escaláveis são a base da próxima geração de infraestrutura de IA que busca maximizar desempenho e eficiência”, diz Dion Harris, diretor Sênior de Soluções de Infraestrutura de HPC, Nuvem e IA (GTM) da NVIDIA. “A NVIDIA e a Schneider Electric estão ampliando nossa parceria de longa data para projetar e entregar arquiteturas avançadas de energia em 800 VCC que alimentarão as aplicações de IA responsáveis por moldar a revolução industrial da inteligência artificial.”
Jaqueline Nunes <jaqueline.nunes@rpmacomunicacao.com.br>