Publicidade

Primeiro dispositivo automatizado fabricado no Brasil para testes em apoios de cabeça de veículos leves

Dispositivo automatizado é o primeiro do tipo fabricado no Brasil para avaliação de apoios de cabeça conforme normas internacionais


O Centro Tecnológico Randon (CTR), um dos maiores centros tecnológicos independentes da América Latina, em parceria com a Auttom, referência em processos de automação industrial, colocou à disposição do mercado o primeiro dispositivo automatizado fabricado no Brasil para testes em apoios de cabeça de veículos leves. A inovação, em operação no CTR, representa um avanço importante para a realização de ensaios de segurança veicular no país, com tecnologia própria, nacional e alinhada às exigências normativas, como a Norma Europeia UN ECE R17, uma das principais necessidades solicitadas pelas montadoras de veículos.

Os apoios de cabeça são submetidos a testes que validam a qualidade estrutural e o desempenho funcional em eventos de colisão. Para isso, são incluídas avaliações dinâmicas e estáticas, com aplicação controlada de carga e deslocamento, o que permite verificar resistência, limitação de deslocamentos excessivos e avaliação da capacidade de absorção de energia. Esses parâmetros são fundamentais para garantir que o componente contribua efetivamente para a reduzir lesões nas regiões cervical e torácica dos ocupantes durante situações de impacto.

Diferente dos dispositivos tradicionais, que operam de forma pendular e com acionamento pneumático, a solução brasileira em questão possui sistema hidráulico com aplicação de carga linear — características que garantem mais precisão e possibilidade de repetição nos ensaios. Além disso, o dispositivo permite a execução de testes estáticos e dinâmicos em um único sistema, eliminando a necessidade de múltiplos equipamentos.

“Esse é um dispositivo inovador, resultado de avanços que fortalecem nossa capacidade de realizar ensaios de segurança conforme as normas internacionais e, além disso, demonstra nosso compromisso em estar à frente das exigências regulatórias e das expectativas das montadoras. Mais do que isso, destaca a importância de investirmos continuamente em segurança veicular ao contribuir para um tráfego mais seguro para as pessoas”, afirma o Chief Technology & Innovation Officer (CTIO) da Randoncorp, César Augusto Ferreira. 

A criação do dispositivo teve início em 2022, a partir de uma demanda do mercado, especialmente de clientes que buscavam alternativas para nacionalizar esse tipo de ensaio, antes realizados em países como o Japão. A demanda levou o CTR a buscar  uma solução em parceria com a Auttom, fortalecendo as sinergias do ecossistema da Randoncorp.

Com a novidade, o CTR passa a oferecer ao mercado nacional um serviço ainda mais completo e tecnicamente robusto para a linha leve, com ganhos em agilidade, custo e conhecimento técnico. Além de ser uma solução economicamente viável frente aos altos custos de importação de equipamentos similares, a inovação fortalece o protagonismo do Brasil em tecnologias voltadas à segurança veicular.

Noele Scur <noele.scur@ankreputation.com.br>

Publicidade