Voith e a Wuzhou Special Paper colocaram em operação a nova máquina de papel especial PM 21 em Hanchuan
LVBA Comunicação – Voith -
Produção de papel especial com largura útil superior a oito metros
A Voith e a Wuzhou Special Paper colocaram em operação com sucesso a nova máquina de papel especial PM 21 em Hanchuan, província de Hubei. Trata-se da máquina mais larga do mundo para produção de papel release. Fornecida integralmente pela Voith, a máquina demonstra a liderança do grupo tecnológico no segmento de papéis especiais de alta qualidade. Com largura útil de 8,1 metros na bobina, a PM 21 produz cerca de 300.000 toneladas de papel especial por ano, com gramaturas de 35 a 120 g/m² – principalmente papel base release leve.
O papel release é frequentemente utilizado no dia a dia para proteger superfícies adesivas, por exemplo, em aplicações de separação. O papel base deve atender a requisitos específicos de resistência ao rasgo, resistência à tração, transparência, estrutura de folha densa e baixa absorção superficial. É caracterizado por uma superfície antiaderente, obtida por meio de revestimento com silicone.
Com a entrada em operação da PM 21, Voith e Wuzhou dão continuidade à sua bem-sucedida parceria estratégica. Desde 2008, as duas empresas já implementaram diversos projetos e modernizaram sete máquinas de papel.
“O projeto PM21 é o resultado mais importante da nossa cooperação com a Voith. Ele reforça a posição de liderança global da empresa como fornecedora completa”, afirma Zhao Lei, Presidente da Wuzhou Special Paper. “A planta também estabelece a base para nosso crescimento futuro.”
A PM 21 atinge velocidades de até 1.400 metros por minuto. A caixa de entrada MasterJet Pro F com controle ModuleJet e o formador DuoFormer D II também contribuem significativamente para o desempenho da PM 21. As tecnologias Voith garantem perfis uniformes, distribuição ideal de umidade e orientação precisa das fibras. Um sistema tandem NipcoFlex com caixa de vapor aumenta o teor seco, reduz o consumo de energia e melhora a densidade da folha, resultando em equilíbrio ideal entre resistência e baixa gramatura.
A film press SpeedSizer AT garante superfícies lisas e menor consumo de silicone, o que também melhora a imprimibilidade do verso. Secadores de ar MCB, combinados com umidificadores ModulePro e sistema de rebobinamento Sirius com controle automático de tensão, asseguram estabilidade dimensional e evitam ondulações.
“Com nossa experiência em otimização de qualidade, continuamos apoiando os fabricantes de papel chineses em seu desenvolvimento”, afirma Kurt Yu, Presidente da Voith Paper Ásia.
Marcus Vinícius <marcus.vinicius@lvba.com.br>