Publicidade

Executivo Murilo Rafael de Mello assume marketing do Grupo Flexível

Empresa tem objetivo de ser referência em sistemas de poliuretano e especialidades químicas na América Latina até 2030


O executivo Murilo Rafael de Mello assume a área de Marketing do Grupo Flexível, um dos maiores fabricantes nacionais de tecnologias em poliuretano (PU) e especialidades químicas, com sede em Jaraguá do Sul (SC). Mello, que já é Diretor Comercial e está em sua segunda passagem na empresa, tem a missão de desenvolver ações que consolidem o Grupo como referência em tecnologia de PU e especialidades químicas na América Latina até 2030.  

Para alcançar este objetivo o executivo e sua equipe trabalham na reformulação das estratégias de marketing visando aumentar a participação da área em todas as etapas da jornada de vendas. O Grupo Flexível vai estreitar o relacionamento com os clientes por meio de eventos e peças de comunicação, em português e espanhol, que destaquem as características técnicas dos produtos das marcas: Flexível, que produz sistemas de PU e outras especialidades químicas; EVO – Soluções Termoacústicas, que tem em seu portfólio painéis e telhas isolantes para construção civil e agroindústria; e Polivedo, linha de adesivos, selantes e impermeabilizantes.  

“Investimos em inovação e no desenvolvimento de especialidades químicas para construir marcas fortes, globais e orientadas a valor, conectando inteligência de mercado, inovação e proximidade com o cliente para acelerar nossa expansão no Brasil e na América Latina”, explica.  

Como além das especialidades químicas o portfólio da Flexível também inclui produtos de distribuição, que englobam commodities e outros insumos industriais, Mello detalha que as duas frentes têm diferenças em valor percebido, ciclo de vendas, margem, modelo de relacionamento e proposta de valor. “No comércio de especialidades é necessário ter uma abordagem consultiva e de longo prazo, já nos commodities os processos transacionais são de giro rápido e cada modelo de negócio exige investimentos, estratégia de promoção, canais e indicadores distintos. Ao adaptar nossa abordagem para cada unidade, ampliamos a qualidade da experiência do cliente, fortalecemos o posicionamento das marcas e aceleramos o crescimento sustentável das vendas”.  

Em relação aos segmentos de clientes o Grupo Flexível continuará a investir para aumentar sua participação nos setores de mobilidade, moveleiro, construção civil, cadeia do frio, industrial, calçadista e esportivo. “A versatilidade do PU, que pode ter densidades e rigidez diferentes, permite atender às necessidades das empresas destes segmentos”, explica Mello. Mas, o executivo destaca que ampliará a adoção de estratégias de inteligência de mercado e análise de indicadores para melhorar a visão e o entendimento das necessidades e a possibilidade de expansão destes segmentos. “Usaremos esses dados para direcionar os investimentos em inovação e desenvolvimento de novas linhas de produtos”, completa.  

A economia circular também está na pauta da área de marketing, motivado pela crescente demanda por especialidades químicas feitas a partir de matérias-primas renováveis ou recicladas. Para isso o Grupo tem ampliado o relacionamento com clientes que podem integrar o PU sustentável em seu portfólio, tanto em mercados já consolidados quanto em segmentos com potencial de substituição tecnológica. “A economia circular já é uma realidade nos setores produtivos e como a indústria química está na base de todos as cadeias produtivas estamos prontos para liderar essa transformação, afirma o Diretor do Grupo Flexível.  

Natural de Jaraguá do Sul, formado em administração de empresas e cursando dois MBAs, um em Gestão de Vendas e outro em Gestão de Pessoas na USP/Esalq, Mello iniciou sua carreira como estagiário na área financeira da WEG. Em abril de 2013 ingressou no setor químico no próprio Grupo Flexível e em sua primeira passagem na empresa trabalhou na estruturação do fluxo de suprimentos, definições de políticas de estoque e de compras, além de aprender sobre a versatilidade do poliuretano, suas aplicações e como o produto gera valor a diversas cadeias produtivas.  

A experiência gerou, em 2018, o convite para estruturar a operação no continente americano da Jiahua Chemicals, multinacional chinesa de PU, químicos para construção e tensoativos. Antes de retornar ao Grupo Flexível o executivo atuou como Gerente de Supply Chain da Purcom, onde também liderou projetos de ESG e foi responsável pelas principais contas da empresa.    

Mello recebeu o convite para retornar ao Grupo Flexível, do próprio presidente e fundador, Christiano Junkes. “Ele me ofereceu a oportunidade de assumir uma diretoria com 32 anos de idade (o que o torna o diretor mais jovem da empresa) com possibilidade de desenvolver as estratégias de negócios para promover a proximidade com o cliente e a construção de marcas fortes que vão guiar o crescimento da empresa e a expansão no Brasil e na América Latina nos próximos anos”, finaliza.  

Ricardo Ueno <ricardo.ueno@intelligenzia.com.br>

Publicidade