Veolia promove importantes diálogos sobre a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais durante a COP 30
InPress Porter Novelli -
“Casa Veolia”, espaço de alto impacto para a discussão e a implementação de soluções concretas para endereçar a segurança ambiental global
A Veolia, líder global em gestão integrada de água, resíduos e energia, tem participado ativamente na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA), promovendo importantes diálogos sobre a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
A principal iniciativa definida para este objetivo é a “Casa Veolia”, espaço destinado a ser um ponto de conexão para conversas de alto impacto entre entidades setoriais, formuladores de políticas públicas, iniciativa privada, sociedade civil e especialistas para acelerar a discussão e a implementação de soluções concretas relacionadas à segurança ambiental, por meio de temas relevantes como economia circular, cidades sustentáveis e descarbonização de cadeias produtivas, entre outros.
"A COP 30 é um momento decisivo para o planeta, pois é quando estão reunidas as maiores autoridades e especialistas de todo o mundo para avançarmos na transformação ecológica a nível global. É preciso que haja o entendimento de que as soluções para o enfrentamento à crise climática já existem e estão sendo aplicadas em diferentes partes do mundo. Assim, com a Casa Veolia, temos como objetivo estimular a conversão de diálogos em ações concretas que acelerem a transformação que almejamos”, afirma Pedro Prádanos, CEO da Veolia no Brasil.
A programação da Casa Veolia se estenderá até 20 de novembro, focando em cinco pilares relacionados ao calendário temático da COP 30:
17 de Novembro
“Pessoas + Planeta: transformação socioambiental que muda o rumo”
Mudanças que impactam a vida das pessoas, colocando-as no centro da transformação ecológica, gerando valor social que combate a ação climática nos territórios.
- Participantes: Francisca Viudes (Futura Headquarter), Karolina Gutiez (Schneider Electric), Andrea Peçanha (IPÊ) e Aretha Duarte
Horário: 17h
18 de Novembro
“Descarbonização de cadeias produtivas e de valor”
- Como avançar em uma economia de baixo carbono, garantindo o desenvolvimento sustentável sob o tripé de competitividade-confiabilidade-sustentabilidade, com uma visão de ecossistema.
- Mediação: TBC
- Participants: José Renato Bruzadin (Veolia), Pedro Figueiredo (NetZero) e CDP (a confirmar)
Horário: 17h
Experiências que conectam
Além dos painéis, a Casa Veolia promoverá coquetéis temáticos, proporcionando um espaço de networking global focado no propósito comum de combate à crise climática:
14 de Novembro
“Cores e Sabores da Amazônia”
Troca de experiências globais e networking, unindo pessoas para a Transformação Ecológica.
Horário: 19h
19 de Novembro
“No Ritmo do Brasil”
Riqueza cultural e musicalidade em uma noite de experiências locais e networking global por um propósito em comum: o combate à crise climática e a transformação ecológica.
Horário: 19h
Para participar dos eventos da Casa Veolia, os interessados devem se inscrever por meio do link: Link
A Veolia, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), está realizando também uma série especial da COP30 do seu podcast VTalks, que pode ser acompanhado pelo canal de Youtube da Veolia no Brasil. Com a participação de convidados especiais, os temas previstos para a próxima semana são biodiversidade, energia renovável, agricultura sustentável e, o episódio final sobre o que esperar para o encerramento da COP30.
Veolia: atuação global com raízes locais
Uma das empresas líderes na gestão de resíduos e água na América Latina, a Veolia tem presença em 18 estados brasileiros, e mantém um objetivo claro: acelerar a transformação ecológica a partir de três pilares: descarbonização, regeneração de recursos e despoluição – com o compromisso de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
Além de eventos próprios, a Veolia tem participado de discussões dentro da Blue Zone, nos pavilhões da França, do Japão, da Francofonia e também no ‘Standards Pavilion”, compartilhando experiências adquiridas localmente, e reforçando seu papel de líder da segurança ambiental global. No dia 11 de novembro, em evento organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a Veolia assinou um pacto para desenvolver soluções de descarbonização para as cidades, baseada na implantação de projetos de biometano nos seus Ecoparques, começando por Brusque e São Paulo.
A Veolia esteve presente, também, em um painel promovido pelo ESG Summit na Casa Voz dos Oceanos, durante o qual Lina del Castillo, diretora de marketing, comunicação e sustentabilidade da Veolia no Brasil, discutiu sobre o que pode melhorar o posicionamento e liderança do Brasil no cenário ESG global ao lado de Oskar Metsavaht, fundador da Osklen e Embaixador da Unesco, e Lucas Martins, CEO da WVN Brasil.
No dia 16 de novembro, Jean-Pierre Maugendre, vice-presidente global de natureza e biodiversidade na Veolia, estará na Casa IPÊ I COP30 para participar do painel “Como impulsionar projetos conservação da biodiversidade e do clima via parcerias intersetoriais beneficiando causas e negócios”, conduzido por Andrea Peçanha, Coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis do IPÊ. Outros painelistas são Angela Peterson (Fundação Sol de Janeiro) e Sarah Bonadio (Alpargatas).
Pedro Ramos de Araujo <pedro.araujo@inpresspni.com.br>