Programa de Descarbonização de Fornecedores da ENGIE Brasil foi um dos sete cases selecionados
InPress Porter Novelli -
Iniciativa, que já havia sido reconhecida também na COP 29 em 2024, agora foi selecionada entre 86 projetos para compor a plataforma global Business
O Programa de Descarbonização de Fornecedores da ENGIE Brasil foi um dos sete cases selecionados entre 86 inscritos para compor a plataforma global Business Action Bank, por meio de uma iniciativa do WBCSD (World Business Council for Sustainable Development), que reconhece práticas empresariais de destaque em sustentabilidade, apresentando exemplos concretos de ações corporativas que contribuem para a agenda climática com desenvolvimento sustentável. Os selecionados foram apresentados agora na COP30, em Belém. O Programa de Descarbonização de Fornecedores da ENGIE já tinha sido destaque também na COP29, em 2024, em Baku, no Azerbaijão, com o reconhecimento do Pacto Global da ONU, na categoria Guardiões Pelo Clima.
Lançado em 2024, o Programa de Descarbonização de Fornecedores da ENGIE Brasil tem como objetivo engajar fornecedores no enfrentamento das mudanças climáticas. A Companhia incentiva e apoia a sua cadeia de valor a inventariar suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a definir metas de descarbonização baseadas na ciência. Esse movimento reforça o compromisso da ENGIE com uma transição energética justa e com a redução de emissões em toda sua cadeia de valor, ação fundamental para o enfretamento às mudanças climáticas. As emissões de GEE na cadeia de suprimentos representa mais de 70% das emissões totais da empresa.
“O reconhecimento em um evento do porte da COP30 reforça que estamos no caminho certo: promover uma transição energética justa e colaborativa, envolvendo toda a nossa cadeia de valor. Acreditamos que a descarbonização só será possível com engajamento, capacitação e ação conjunta”, destaca a diretora de Sustentabilidade da ENGIE Brasil, Thais Soares.
A iniciativa, resultado de uma parceria entre as áreas de Meio Ambiente e Suprimentos da ENGIE, foi estruturada em diferentes etapas. Primeiro, foram identificados os fornecedores com maior representatividade nas emissões da companhia, responsáveis por mais de 90% das emissões da cadeia. Em seguida, a ENGIE realizou entrevistas para diagnosticar o nível de maturidade da governança climática desses parceiros. Os fornecedores selecionados foram convidados a aderir formalmente ao programa, sendo contemplados com uma variedade de benefícios, como acesso a uma plataforma para contabilização de suas emissões de forma gratuita, treinamentos especializados, diagnósticos de eficiência energética e descontos na aquisição de certificados de energia renovável (I-RECs).
O progresso é monitorado continuamente por meio de indicadores e painéis de desempenho e a evolução do programa é acompanhado pelo Comite de Sustentabilidade e Conselho de Administração da ENGIE. Com essa iniciativa, a ENGIE reforça seu papel como agente de transformação na transição energética. Ao engajar fornecedores e oferecer suporte técnico, a Companhia contribui para acelerar a descarbonização do setor, alinhando-se aos compromissos globais de sustentabilidade e ao desafio coletivo de combater as mudanças climáticas.
ENGIE Brasil <engie@inpresspni.com.br>