Publicidade

Voith concluiu com sucesso o projeto de reconstrução da PM 6 para a Stora Enso

A planta modernizada agora alcançará uma impressionante capacidade anual de 750.000 toneladas de folding boxboard (FBB) e kraft back revestido (CKB)


A Voith, fornecedora líder de soluções completas, concluiu com sucesso o projeto de reconstrução da PM 6 para a Stora Enso na cidade universitária mais ao norte da Europa, Oulu, no norte da Finlândia. A planta modernizada agora alcançará uma impressionante capacidade anual de 750.000 toneladas de folding boxboard (FBB) e kraft back revestido (CKB), com largura de tela de 9.000 mm.

Era importante para a Stora Enso que a linha reformada oferecesse eficiência de produção ideal, atendendo também aos mais altos padrões ambientais, especialmente no que diz respeito à excelente recuperação de calor. A planta reformada permitiu à empresa atingir a maior capacidade de produção na Europa para embalagens de alta qualidade feitas de FBB e CKB, estabelecendo assim um novo recorde.

“Graças à expertise da Voith Paper, agora conseguimos produzir impressionantes 750.000 toneladas de papel-cartão de fibra primária revestido de alta qualidade”, afirmou Matti Lielahti, Gerente da Fábrica da Stora Enso em Oulu. “Estamos muito satisfeitos com nossa colaboração com a Voith e, com este projeto, vimos mais uma vez como uma parceria de longo prazo e baseada na confiança pode ser valiosa. Após a linha de produção PM 6 ter ficado fora de operação por vários anos, a nova XcelLine está abrindo novas oportunidades de mercado para nós e fortalecendo nossa posição.”

“Estamos muito orgulhosos por ter ajudado a Stora Enso a alcançar este recorde por meio de nossa solução personalizada XcelLine e uma excelente parceria”, enfatiza Ralf Sorg, Presidente da Divisão Projects da Voith Paper. “A PM 6 modernizada possibilita aumentos significativos de eficiência com baixa necessidade de manutenção, garantindo o retorno sobre investimento (ROI) mais rápido possível.”

Solução sob medida para máxima eficiência e sustentabilidade

A Voith conseguiu adaptar o sistema às necessidades e circunstâncias da Stora Enso. Isso tornou possível alcançar o alto volume de produção com máxima eficiência e sustentabilidade.

O escopo de fornecimento inclui todos os componentes principais de uma máquina de papel Voith XcelLine, incluindo caixa de entrada, seção de formação, prensas e secadores, coaters e enroladeira. Além de uma seção de formação de três camadas com o DuoFormer D II, os especialistas da Voith integraram o conceito de prensa de sapata Triple NipcoFlex de alto desempenho, que permite máxima produção com o mais alto nível de qualidade. Ao mesmo tempo, a tecnologia eficiente minimiza custos específicos de energia e produção.

A planta também conta com um sistema SpeedSizer e quatro unidades de revestimento DynaCoat AT com aplicadores JetFlow F, que garantem máxima flexibilidade e qualidade ideal do produto. O SpeedSizer e o DynaCoat AT são parcialmente feitos de fibras de carbono para assegurar perfis transversais estáveis para todos os tipos e velocidades. A Voith também instalou a calandra EcoCal HiBulk, que preserva o volume e garante excelente rigidez, suavidade e imprimibilidade.

“A conclusão deste projeto é um marco significativo para a Voith Paper e nossa parceria com a Stora Enso”, afirma Matthias Laubenberger, gerente de projeto da Voith Paper. “Estamos muito orgulhosos por ter concluído a maior reforma da Europa dentro do prazo. A estreita cooperação entre nossas equipes em Heidenheim e Finlândia garantiu uma reforma tranquila e eficiente.”

Integração do design industrial – estética e funcionalidade

Como parte do projeto, a capota de secagem existente também foi amplamente redesenhada. O alto ponto de orvalho operacional de até 65°C na nova capota EcoHood 65 reduz o volume de ar de insuflamento e exaustão, diminuindo assim o consumo de vapor e eletricidade. O novo design da capota, incluindo um inovador display de LED colorido, combina funcionalidade e estética e é um passo em direção ao conceito inovador da Voith, Papermaking Vision.

O conceito de secagem CombiDuoRun seca eficientemente a folha de papel em ambos os lados, evitando o encanoamento, mesmo em altas velocidades operacionais. Por fim, serão utilizadas duas enroladeiras VariFlex Performance. A Stora Enso também aproveitará o portfólio líder da Voith em digitalização e automação, passando a contar com o OnControl.Machine MCS para automação da máquina de papel-cartão, o sistema de controle de qualidade OnQuality e a solução de monitoramento de condição OnCare.Health. A plataforma dataPARC será utilizada como plataforma IIoT.

Quatro conjuntos de vestimentas para a máquina de papel e todas as lâminas dos raspadores também estão incluídos no escopo de fornecimento. Para garantir que a equipe de Oulu possa operar a máquina de papel de forma eficiente nas seções individuais no futuro, os funcionários da fábrica receberam treinamento abrangente sobre fechamento de costuras de telas, retração de mantas de prensa de sapata, feltros de prensa e telas formadoras. Foi fornecido suporte excepcional 24/7 por um total de 10 semanas. Constatações iniciais para otimização adicional já foram obtidas por meio de medições na máquina de papel durante a operação.

Expertise global com presença local

A equipe da Voith combinou expertise global e local para oferecer à Stora Enso uma solução confiável e adaptada às suas necessidades. Como parte de um acordo de suporte, a equipe local da Voith continuará presente na planta de Oulu para implementar medidas adicionais de otimização.

“Nossa colaboração com a equipe da Stora Enso continuará mesmo após a conclusão do projeto. O acordo de suporte nos permite oferecer à Stora Enso um suporte ideal e confiável nos primeiros dias”, confirma Juha Behm, Diretor P&S da Voith Paper Finlândia. “Depois disso, nosso serviço continuará garantindo o melhor desempenho possível da XcelLine.”

A execução bem-sucedida do projeto demonstra a confiabilidade da Voith como fornecedora líder de soluções completas e seu compromisso com a satisfação do cliente e a inovação. A Voith continuará sendo um parceiro confiável para seus clientes no futuro, fornecendo soluções inovadoras para uma fabricação de papel eficiente e sustentável a partir de uma única fonte.

Rogério Santana <rogerio.santana@lvba.com.br>

 

Publicidade