Voith Paper acaba de concluir a venda de um conjunto de soluções digitais para a Oji Papéis Especiais
LVBA Comunicação – Voith -
Projeto substitui solução anterior e entrega monitoramento, análise estatística e inteligência operacional com mais qualidade
A Voith Paper acaba de concluir a venda de um conjunto de soluções digitais para a Oji Papéis Especiais, que incluem o PIMS (Plant Information Management System) - o dataPARC e o MillOne, ecossistema digital integrado da Voith que está redefinindo a forma como os operadores industriais trabalham, colaboram e desenvolvem suas habilidades. As soluções estão em fase de instalação na planta da empresa em Piracicaba (SP).
Atenta aos anseios do cliente e ao movimento da Oji em direção à Indústria 4.0, a Voith apoiou a empresa na substituição de sua antiga ferramenta de PIMS, oferecendo uma solução capaz não apenas de consolidar dados de todas as etapas da produção de papel, mas também de criar uma base sólida para a evolução digital da operação. O dataPARC foi escolhido por sua facilidade de uso, versatilidade e capacidade de integrar informações de diferentes áreas — da produção de papel e revestimento até utilidades, laboratório e sistemas de tratamento de água e efluentes.
Além de reunir e organizar dados históricos da planta, o dataPARC se destaca pela tecnologia de ponta em visualização e análise de dados, entregando ao usuário ferramentas intuitivas de data analytics e machine learning que transformam o uso de dados em um recurso cotidiano para melhoria contínua e otimização de processos.
Com o avanço da jornada digital, a Oji Papéis Especiais identificou a oportunidade de incorporar novas camadas de inteligência à operação. Foi nesse contexto que a plataforma MillOne passou a fazer parte do projeto, contribuindo de forma decisiva para suportar a transição rumo à autonomação – conceito que representa o caminho para máquinas auto-operadas e processos cada vez mais inteligentes.
O MillOne atua como o cérebro digital da planta, integrando módulos de Controle Avançado de Processos (APC) e formando o ecossistema indus-trial mais completo do mercado. A plataforma também incorpora tecnologias de Large Language Models (LLM), por meio de um chatbot inteligente capaz de interpretar e responder em linguagem natural a partir de uma ampla base de conhecimento, que inclui procedimentos operacionais, manuais técnicos, checklists e dados operacionais do dataPARC. Essa combinação transforma a maneira como os operadores acessam informações, tomam decisões e resolvem problemas no dia a dia.
“O dataPARC e o MillOne formam uma combinação poderosa: enquanto o primeiro gera insights a partir da coleta e análise dos dados, o segundo garante a retenção e a multiplicação desse conhecimento dentro da operação. Esse conjunto reforça a estratégia digital da Voith de apoiar seus clientes na busca por eficiência, previsibilidade e tomada de decisão baseada em dados”, afirma Wellington Santos, Gerente de Negócios Digitais da Voith Paper.
Além das soluções digitais, a Voith oferece suporte técnico, treinamento especializado e desenvolvimento de modelos de machine learning personalizados, aplicáveis a diferentes áreas da fábrica. Dessa forma, contribui para reduzir custos, elevar a produtividade e ampliar a competitividade em um mercado cada vez mais desafiador.
Com a adoção das soluções digitais da Voith, a Oji Papéis Especiais avança em sua jornada de transformação digital, consolidando uma operação mais inteligente, autônoma e conectada.
Rogério Santana <rogerio.santana@lvba.com.br>