Publicidade

Reservas Votorantim completa 10 anos e reforça seu papel como referência em inovação e conservação ambiental

Com 130 mil hectares sob gestão e mais de 400 mil créditos de carbono gerados, empresa valida modelo que gera receita com a floresta em pé


A Reservas Votorantim,  empresa da Votorantim dedicada a negócios da Economia Verde e soluções baseadas na natureza (SBN), completa 10 anos e reforça seu papel como referência em inovação e conservação ambiental no Brasil. Com mais de 130 mil hectares sob gestão nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal,  e mais de 400 mil créditos de carbono gerados, a companhia valida seu modelo de negócio de uso múltiplo da terra que alia conservação e geração de valor com a floresta em pé.

Criada em 2015 e lançada ao mercado em 2022, a Reservas Votorantim nasceu com a missão de desenvolver negócios sustentáveis a partir de áreas naturais de empresas do portfólio da Votorantim, com base no uso múltiplo da terra — que combina conservação e geração de valor econômico. A estratégia orienta uma atuação diversificada, que abrange a geração de créditos de carbono, iniciativas de biodiversidade, gestão territorial e pesquisa científica, impulsionada por uma rede crescente de parceiros nacionais e internacionais.

No mercado de carbono, a Reservas Votorantim foi pioneira em projetos REDD+ no Cerrado e no desenvolvimento de metodologias inéditas no Brasil, como as metodologias PSA Carbonflor e o PSA Carbon Agro Perene, ambas baseadas em Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Até o momento, a empresa gerou 409 mil créditos de carbono, adquiridos por empresas nacionais e globais, como Motiva e EY, fortalecendo seu papel de referência no mercado de carbono brasileiro.

Em seu 10º ano, a companhia avançou ainda mais na estruturação do mercado de carbono no Brasil, participando da criação da primeira plataforma de registro primário de créditos de carbono do país, em parceria com B3, ACX e Eccon. A plataforma permite o registro e a comercialização transparente e rastreável de créditos de carbono, utilizando a metodologia PSA Carbonflor como primeira a ser registrada.

Na área de biodiversidade, a Reservas Votorantim firmou uma parceria com a multinacional IFF, líder global em aromas, fragrâncias e biociências, para pesquisa e bioprospecção no Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. A iniciativa inclui a construção de um laboratório dentro da reserva e programas de treinamento para comunidades locais, promovendo cultivo sustentável e conservação. Esta parceria inédita reforça o potencial da biodiversidade brasileira no cenário global e evidencia a maturidade da empresa na fronteira entre ciência, inovação e sustentabilidade.

“Completamos dez anos com a convicção de que é possível gerar prosperidade com a floresta em pé. Cada parceria firmada reflete um ecossistema que cresce e se conecta globalmente a partir da biodiversidade brasileira”, diz David Canassa, diretor executivo da Reservas Votorantim. 

O trabalho científico da Reservas Votorantim nos territórios sob gestão tem ampliado o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira: no Legado das Águas, já foram catalogadas mais de 1.700 espécies, incluindo 70 mamíferos, 296 aves e 723 plantas, representando 13,5% das espécies ameaçadas da Mata Atlântica. Além disso, os Centros de Biodiversidade da empresa, localizados no Legado das Águas e no Legado Verdes do Cerrado, produzem anualmente 450 mil mudas nativas, apoiando pesquisas acadêmicas, desenvolvimento de novos produtos e o fortalecimento da bioeconomia nacional por meio da cadeia da restauração.

Aline Saraiva <aline.saraiva@novapr.com.br>

Publicidade