Publicidade

Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos é signatária da Liga de Descarbonização

Liderada pela ABIT e apoiada atualmente por mais de 10 entidades mobilizadoras, a Liga de Descarbonização tem como objetivo acelerar a transição do setor


A Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (ABINT) é signatária da Liga de Descarbonização, iniciativa inédita do setor têxtil, lançada no dia 30 de outubro. 

Liderada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e apoiada atualmente por mais de 10 entidades mobilizadoras, a Liga de Descarbonização tem como objetivo acelerar a transição do setor têxtil e de moda brasileiro rumo a uma economia de baixo carbono.

A descarbonização tem ganhado espaço central no debate sobre o futuro da indústria têxtil e de confecção brasileira. O tema deixa de ser apenas uma pauta ambiental para se tornar uma alavanca estratégica de competitividade, já que uma indústria atualizada e contribuindo efetivamente para os desafios climáticos se fortalece e se prepara para o futuro. O propósito da Liga é ajudar as empresas a se posicionarem frente às exigências de um mercado cada vez mais atento à sustentabilidade.

O site da Liga de Descarbonização é peça-chave, pois além de listar as empresas signatárias, que já são mais de 30, permite o acesso aos seus volumes de emissões, reforçando a transparência e o compromisso. O site também indica conteúdos relevantes sobre a agenda climática

Quem pode participar da Liga

A adesão à Liga de Descarbonização está aberta a qualquer empresa do setor têxtil e de moda que tenha ou deseje desenvolver um inventário de emissões de GEE.

Ao aderir à Liga, a empresa se compromete a publicar seu inventário de GEE até 2027. Com o inventário, é possível identificar gargalos e buscar maior eficiência nos processos, o que pode gerar até redução de custos.

Além disso, estar à frente na agenda climática fortalece a reputação da empresa e a prepara para os riscos e exigências de um mercado cada vez mais regulado e competitivo.

“É fundamental que a ABINT - entidade reúne importantes players de setores industriais relevantes (nãotecidos para segmento médico hospitalar, infraestrutura, automotivo, agro e outros) - esteja atenta a esse momento do mercado e buscar desenvolver e apoiar ações que possam contribuir na superação desse desafio, visando atuar proativamente para o desenvolvimento sustentável do país”, afirma Fabricio Zambotto, Vice Presidente da Abint, Zambotto é Engenheiro Civil com especialização em Engenharia Ambiental (Unicamp).

Para conhecer o Compromisso da iniciativa e fazer parte, acesse: https://liga.abit.org.br/

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação ABINT

Roberta Provatti

provattijornalista@gmail.com

Publicidade