Conasa realizou a entrega de 50 filtros ConÁgua durante a competição Sertões Kitesurf
Conasa Infraestrutura -
Empresa patrocinou ações socioambientais da competição, último evento da Plataforma Sertões no ano
Como apoiadora das iniciativas socioambientais do Instituto Sertões, a Conasa realizou a entrega de 50 filtros ConÁgua durante a competição Sertões Kitesurf. A ação foi feita em parceria com a Hidrodomi e contou com a participação especial do CEO da Conasa, Mario Marcondes.
“Essa é uma experiência completamente diferente da que estou acostumado a viver no Rally dos Sertões, quando estou focado na competição. Ver de perto a realidade da falta de acesso à água potável reforça ainda mais nossa motivação para agir”, destaca Marcondes, que também é piloto e compete no rally pela equipe Braço Curto.
O filtro ConÁgua foi desenvolvido em Londrina (PR) por colaboradores da Conasa como uma solução solidária, de fácil manutenção e replicabilidade, voltada para famílias sem acesso à água potável.
A doação realizada durante o Sertões Kitesurf beneficiou moradores da Comunidade Quilombola do Beija Bode, em Trairi (CE), e famílias atendidas pelo Projeto Juvenil Kite Surf, em Cumbuco (CE). “Foi também uma oportunidade valiosa para conhecer melhor as formas de captação de água utilizadas pelas famílias da região, informações que nos ajudam a pensar em novas soluções para levar mais qualidade de vida e saúde a essa população”, compartilha o CEO da Conasa.
Em 2025, foram entregues ao todo 520 filtros ConÁgua: 320 em parceria com a Hidrodomi e o Instituto Sertões, e 200 em parceria com a Via Brasil BR-163, concessionária de rodovias do grupo Conasa.
Ações socioambientais
Durante a competição Sertões Kitesurf, último evento de 2025 da Plataforma Sertões, a Conasa também foi apoiadora das ações ambientais em duas escolas municipais: Escola de Educação Fundamental Jonas Henrique de Azevedo, em Trairi (CE), e Escola Educação Fundamental Comunitária da Barra, em Fortim (CE). Nesta última, foi implantada uma horta pedagógica beneficiando 350 alunos.
A gestão de resíduos, outra ação apoiada pela Conasa, é uma das premissas ESG do Sertões, que tem a sustentabilidade como essência. Em todas as vilas foram disponibilizados coletores de recicláveis e orgânicos, e a triagem realizada por cooperativas locais. A ação visa destinar os resíduos de forma ambientalmente correta, além de gerar lucro para as cooperativas.
A parceria com a Poiato Recicla, primeira usina de reciclagem de resíduos de bituca de cigarro do país, completou o escopo das ações ambientais. Durante a competição foram distribuídas bituqueiras nas vilas para coleta do resíduo que será transformado em massa celulósica e o material destinado a instituições de caridade para a produção de artesanato.
Conasa Infraestrutura - Imprensa <comunicacao@conasa.com>