Alstom convoca os tomadores de decisão a colocarem o transporte ferroviário no centro das estratégias de descarbonização
IC Comunicação -
Empresa celebra 70 anos no Brasil e patrocina primeiro Pavilhão de Transporte da COP
À medida que o mundo se reúne para a COP30, a Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, convoca os tomadores de decisão a colocarem o transporte ferroviário no centro das estratégias de descarbonização. O modal ferroviário é o mais eficiente, inclusivo, seguro e resiliente para a mobilidade em massa, essencial para atender às necessidades crescentes das populações urbanas e, ao mesmo tempo, reduzir a pegada de carbono do setor.
A Alstom parabeniza a iniciativa do Brasil sediar o primeiro Pavilhão de Transporte em uma COP, um marco que reflete o reconhecimento crescente do papel central do transporte para o alcance das metas climáticas globais. A participação da Alstom na conferência coincide com os 70 anos de presença da empresa no Brasil, marcando décadas de contribuição da companhia para projetos de mobilidade urbana que impulsionam o crescimento sustentável em cidades e regiões.
"Celebrar 70 anos da Alstom no Brasil no mesmo ano em que o país sedia a COP30 tem um significado especial: reflete nossa dedicação em desenvolver soluções de mobilidade que impulsionam o crescimento sustentável na América Latina", afirma Bernard Peille, Diretor Geral da Alstom para América Latina. "O transporte ferroviário não é apenas essencial para descarbonizar o setor, mas também um catalisador para o desenvolvimento econômico, inclusão social e melhoria da qualidade de vida nas nossas cidades. Estamos comprometidos em trabalhar junto aos nossos parceiros na região para tornar a mobilidade sustentável uma realidade acessível a todos."
Investimento em ferrovias para reduzir emissões e estimular o desenvolvimento econômico
Este ano, “Transporte” será um dos eixos temáticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Na ocasião, a Alstom patrocina o primeiro Pavilhão de Transporte da história da COP, em associação com a SLOCAT (Parceria para Transporte Sustentável e de Baixo Carbono). Com o transporte responsável por cerca de 25% das emissões globais de CO2, a Alstom reafirma seu compromisso com a mobilidade Net Zero e destaca a contribuição essencial do transporte público — especialmente ferroviário — para o desenvolvimento sustentável, promovendo crescimento econômico, melhor conectividade e ar mais limpo, ajudando a combater as mudanças climáticas em todo o mundo.
“Descarbonizar o transporte é uma das alavancas mais poderosas para enfrentar a emergência climática. Investimentos em infraestrutura ferroviária não são apenas ações climáticas, mas imperativos sociais, econômicos e ambientais”, afirma Véronique Andriès, Vice-Presidente de Sustentabilidade & RSC da Alstom. “Na Alstom, trabalhamos lado a lado com clientes, parceiros e formuladores de políticas para moldar um ecossistema de mobilidade limpo, conectado e inclusivo. A COP30 oferece uma plataforma inestimável para acelerar a ação coletiva e destravar financiamentos para soluções de transporte mais verdes e inteligentes.”
Eventos confirmados com participação da Alstom:
Sexta-feira, 14 de novembro
13h00 | Tema: Shift Happens: Financiando o transporte para um futuro net zero
Com: Véronique Andriès, Vice-Presidente de Sustentabilidade & RSC, Alstom
Local: Pavilhão de Transporte
14h30 | Tema: Transporte ferroviário e mobilidade ativa: solução climática para o transporte
Com: Véronique Andriès, Vice-Presidente de Sustentabilidade & RSC, Alstom
Local: Pavilhão de Transporte
Sábado, 15 de novembro
11h30 | Tema: Desenvolvendo o transporte ferroviário como solução para a crise climática: cooperação franco-brasileira
Com: Véronique Andriès, Vice-Presidente de Sustentabilidade & RSC, Alstom
Local: Pavilhão da França
As últimas atualizações da programação de eventos estarão disponíveis na página Alstom COP30.
Soluções sustentáveis para clientes e passageiros em todo o mundo
Desenvolvendo soluções inovadoras e ecologicamente projetadas com impacto de carbono minimizado, a Alstom continua a desempenhar papel ativo nas discussões de políticas públicas sobre desenvolvimento sustentável e a acompanhar seus clientes na transição para sistemas de transporte mais sustentáveis. Para ilustrar seus compromissos globalmente, a Alstom publica regularmente Relatórios de Impacto demonstrando como a mobilidade ferroviária atende às necessidades de transporte e entrega valor ambiental, social e econômico nas regiões onde atua. Desde a COP29, a Alstom publicou Relatórios de Impacto para França, Canadá e Espanha, e lançará edições para Brasil, África do Sul e Suécia nas próximas semanas.
Principais objetivos de RSC & Sustentabilidade alcançados desde a última COP
A Alstom participa da conferência desde a COP21 em Paris e sua estratégia e objetivos de RSC & Sustentabilidade estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Desde a última COP em 2024, a Alstom avançou especialmente nos temas-chave de Mobilidade Net Zero, Preservação de Recursos e Cadeia de Valor Responsável. A empresa atingiu suas metas de eficiência energética e redução de emissões antes do prazo, com redução de 25,7% no uso de energia por passageiro-km em relação a 2014 e corte de 40% nas emissões de Escopo 1 & 2 (comparado a 2021).
A Alstom alcançou 100% de ecodesign em seu novo portfólio e atingiu 25,8% de materiais reciclados em suas novas soluções de material rodante, com meta ampliada para também cobrir infraestrutura, chegando a 40% até 2030. Por fim, a empresa reduziu em 18% a intensidade de emissões na cadeia de suprimentos no último ano e melhorou a circularidade e os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos produtos.
70 anos de presença no Brasil, apoiando a mobilidade urbana no país e na América Latina
A COP30 coincide com os 70 anos de presença da Alstom no Brasil, com forte contribuição ao longo dos anos para projetos de mobilidade urbana, promovendo também progresso social, apoio a comunidades por meio da Alstom Foundation e preservação ambiental, aproveitando práticas de reciclabilidade e circularidade.
Atualmente, a Alstom emprega cerca de 1.500 pessoas no Brasil e está presente nos sistemas de transporte ferroviário das principais operadoras de passageiros do país, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza e Recife, além de trens e sistemas para outros países da América Latina e do mundo, como África do Sul, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana, Romênia e Taiwan.
Alstom apoia o primeiro Pavilhão de Transporte da história da COP
A COP30 terá o primeiro Pavilhão de Transporte da história das COPs, organizado conjuntamente pelo Ministério das Cidades, Ministério de Portos e Aeroportos e Ministério dos Transportes do Brasil, em parceria com o Sistema Transporte e a SLOCAT. O Pavilhão de Transporte será um fórum para reunir governos, sociedade civil e setor privado, destacando a importância de uma transição climática justa e sustentável para o transporte. A Alstom patrocina o Pavilhão de Transporte e sediará um evento sobre a importância do transporte ferroviário e da mobilidade ativa para a descarbonização do setor em 15 de novembro.
ALSTOM™ é uma marca registrada do Grupo Alstom.
Imagem Corporativa <luana.ferreira@iccom.com.br>