Publicidade

Gerdau foi destaque no ranking Brand Dx 2025 como a marca que mais cresceu em valor no Brasil no último ano

Segundo ranking Brand Dx, crescimento de 26% no valor da marca reflete o compromisso da companhia com a inovação e a geração de valor compartilhado


A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, foi destaque no ranking Brand Dx 2025 como a marca que mais cresceu em valor no Brasil no último ano, com avanço de 26%. Esse desempenho colocou a companhia entre as cinco marcas, de diferentes setores, com maior crescimento em 2025, resultado de sua trajetória de contínua transformação em 125 anos de história e do fortalecimento de seu posicionamento de mercado.

Segundo o levantamento, a Gerdau se destacou pela inovação, consistência e alinhamento ao seu propósito, de empoderar pessoas que constroem o futuro, alcançando resultados superiores à média setorial em percepção e confiança do consumidor.

“O reconhecimento da Gerdau como a marca que mais cresceu no Brasil reflete a trajetória de uma empresa centenária que segue se reinventando, inovando e fortalecendo seu diálogo e conexão com a sociedade. Temos o compromisso de gerar valor para todos os públicos com quem interagimos, ser parte das soluções ao desafios do mundo em que vivemos e construir um futuro ainda mais sustentável para todos”, afirma Pedro Torres, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau.

A edição deste ano do Brand Dx, ranking que mede e classifica as marcas mais valiosas do Brasil com base em percepção do consumidor e valor econômico, apontou retração geral de 1,6% no valor total das 120 marcas avaliadas em relação a 2024 e destacou as iniciativas e experiências das companhias em meio a um contexto de alta competitividade e mudanças estruturais no mercado nacional.

O ranking é elaborado anualmente a partir da análise de 120 marcas atuantes no Brasil e considera indicadores financeiros e de percepção de marca, como reputação, inovação, propósito e experiência do consumidor, além de indicadores econômicos como receita operacional líquida e valor presente líquido (VPL) das marcas. Para chegar aos resultados, a brand Dx segue cinco etapas: na primeira, a consultoria faz a projeção da receita operacional líquida (em R$) das empresas com base em dados públicos. Depois, é feita uma análise do royalty rate a partir de contratos de licensing e valuation feitos por companhias especializadas. Na projeção de empresas comparáveis, métricas operacionais e drivers de valor, o valor da marca é determinado a partir de dados de pesquisas realizadas com 24 mil pessoas (de 7 de fevereiro a 20 de setembro). O estudo analisa um total de quatro mil marcas de 50 setores a partir de 20 indicadores. A taxa de performance (KPX), na quarta etapa, e o Custo Médio Ponderado de Capital Ajustado (WACC), taxa usada para calcular o Valor Presente Líquido (VPL) dos lucros futuros da marca, calculam o valor da marca a partir do VPL dos royalties estimados com base em taxas de contratos de empresas (Royalty Stat e Royalty Source). A pesquisa cruza dados públicos de desempenho operacional e contratos de licenciamento de uso de marca com uma ampla pesquisa de opinião realizada com 24 mil pessoas em 11 estados brasileiros.

Tatiane Fornari Nelli <tatiane.nelli@fsb.com.br>

Publicidade