Publicidade

Hyundai Motor Brasil é patrocinadora da 8ª Conferência de Pesquisa e Inovação em Transição Energética 2025

Com o tema “ETRI 2025 e USP Pré-COP 30: Ações para o Futuro da Transição Energética”, o evento reunirá cientistas, líderes da indústria, representantes


A Hyundai Motor Brasil é patrocinadora da 8ª Conferência de Pesquisa e Inovação em Transição Energética 2025 (ETRI - acrônimo em inglês para Energy Transition Research & Inovation), que será realizada nos dias 4, 5 e 6 de novembro pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da Universidade de São Paulo (USP). O evento é o principal encontro acadêmico-científico da América Latina voltado à transição energética e à descarbonização da economia.

Neste ano, o congresso traz o tema “ETRI 2025 & USP Pré-COP30: Ações rumo ao Futuro da Transição Energética”, com o objetivo de promover debates e apresentar pesquisas sobre caminhos viáveis e concretos para a descarbonização e o desenvolvimento sustentável.

“A Hyundai tem, historicamente, em seu DNA o compromisso com soluções de mobilidade inovadoras. Por isso, estar ao lado do ETRI representa uma parceria estratégica, alinhada aos nossos valores e à nossa visão de futuro. Queremos seguir como protagonistas nas discussões sobre descarbonização, compartilhando nossa experiência com tecnologias como o hidrogênio, que desempenha um papel essencial nos planos futuros de energia limpa. Já são mais de 20 anos de investimentos em pesquisa e desenvolvimento de células de combustível, com aplicações que vão de veículos de passeio a ônibus e caminhões. Hoje, nosso foco está em tornar o hidrogênio acessível à sociedade ao conectar todas as etapas da cadeia de valor, da produção e armazenamento ao transporte e uso”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

O executivo participará do painel “Descarbonização e Combustível do Futuro”, no dia 5, a partir das 14h. Na mesma data, a partir das 15h, a Hyundai também marca presença na sessão “Inovação, Sustentabilidade e Inteligência Artificial na Transição Energética”, com Fábio Bonilha, gerente sênior de ESG e Inovação da Hyundai Motor Brasil. Mais cedo, às 9h, Marcos Oliveira, Chief Operating Officer (COO) da Hyundai Motor para as Américas Central e do Sul, será um dos palestrantes do evento e apresentará a estratégia global da Hyundai para o uso do hidrogênio na mobilidade limpa.

Entre as iniciativas-chave da Hyundai está o NEXO, veículo movido a hidrogênio que contribui para a purificação do ar durante a rodagem e estará em exposição no evento. SUV de porte médio, o NEXO tem potência combinada de 163 cv entre a propulsão de célula de combustível e o motor elétrico, e autonomia superior a 660 quilômetros.

Em fevereiro deste ano, essa unidade do SUV Hyundai NEXO começou a operar em testes com a Universidade de São Paulo (USP), que coordena as pesquisas da primeira planta piloto de hidrogênio renovável a partir de etanol do mundo. Com o NEXO, o projeto poderá avaliar a adequabilidade do hidrogênio produzido a partir do etanol em aplicação em veículos de passeio com longa autonomia e operação em rotas variadas, fator que amplia o escopo dos testes para além do transporte público.

“A planta de hidrogênio a partir do etanol simboliza o tipo de parceria em pesquisa e desenvolvimento que impulsiona a inovação e acelera a transição energética,” afirma Julio Meneghini, diretor científico do RCGI. “Ao unir a excelência científica da Universidade de São Paulo com a experiência tecnológica de empresas como a Hyundai, conseguimos transformar conhecimento em soluções reais. O projeto de P&D reforça o potencial do Brasil para avançar na economia do hidrogênio ao aproveitar o etanol como vetor de energia limpa, com impacto direto na mobilidade sustentável e no desenvolvimento industrial”, comenta.

NEXO e estratégia de hidrogênio da Hyundai marcam presença em Brasília (DF)

O Hyundai NEXO foi exposto durante o 4º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). O evento contou com a participação do vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil, Ricardo Martins, no painel "Perspectivas da Indústria de Hidrogênio e Baixa Emissão de Carbono", quando foi abordada, a partir do ponto de vista da Hyundai, a forma como a indústria se prepara para dar os próximos passos na oferta de soluções de mobilidade que tenham o hidrogênio como agente central.

Nesta edição, o Congresso Brasileiro do Hidrogênio promoveu, às vésperas da principal conferência da ONU sobre mudanças climáticas, o tema: “Na atmosfera da COP30: Desenhos de Mercado, Demanda e Diversidade de Métodos de Produção”, e destacou o papel estratégico do hidrogênio de baixa emissão de carbono no apoio aos esforços globais em direção à neutralidade climática até 2050, conforme estabelecido no Acordo de Paris.

Imprensa Hyundai <adelson.junior@ketchum.com.br>

Publicidade