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Marcopolo encerrou o terceiro trimestre de 2025 com receita líquida consolidada de R$ 2,505 bilhões

Exportações e desempenho das operações no exterior impulsionam os resultados da companhia, que segue líder na produção de carrocerias no Brasil


A Marcopolo encerrou o terceiro trimestre de 2025 com receita líquida consolidada de R$ 2,505 bilhões, crescimento de 8,2% em comparação com o mesmo período de 2024. O desempenho foi capitaneado pela performance das operações externas, com ampliação de volumes e melhor mix de vendas, tanto nas exportações como no conjunto das operações internacionais.

No 3T25, o lucro bruto da companhia alcançou R$ 668,7 milhões, 15,9% acima do 3T24. Nos primeiros nove meses deste ano, o lucro bruto somou 1,646 bilhão, aumento de 11,8% na comparação anual. O EBITDA totalizou R$ 419,8 milhões no 3T25, com margem de 16,8%. O lucro líquido consolidado no 3T25 foi de R$ 329,6 milhões, com margem de 13,2%.

A produção total da Marcopolo no terceiro trimestre deste ano foi de 4.127 unidades, contra 4.133 unidades no terceiro trimestre do ano passado. A produção no Brasil registrou redução de 5,1% no 3T25, na comparação anual, enquanto as operações no exterior apresentaram um crescimento de 26,2%, com 829 unidades produzidas no período.

Nas operações externas, destacam-se os desempenhos da Marcopolo Austrália (Volgren), que expandiu sua rentabilidade, mesmo com leve queda nos volumes, e lançou a família G8 com o modelo Paradiso G8 1300; da Marcopolo Argentina (Metalsur), que manteve um bom ritmo de entregas de rodoviários de alto valor agregado; e da Marcopolo África do Sul (MASA), que apresentou crescimento de entregas e resultados positivos, com boas perspectivas para o final de 2025 e 2026. Ainda, a Marcopolo China (MAC) sustentou resultado líquido positivo após a sua reestruturação em 2024.

“Os modelos rodoviários e urbanos de maior valor agregado ganharam representatividade na distribuição da receita líquida do 3T25 frente ao 2T25, com destaque para as exportações e operações internacionais, compensando a acomodação de volumes no mercado interno, impactado pelos altos custos de financiamento. Portanto, a operação global permite alcançarmos um equilíbrio que se traduz na resiliência de resultados mesmo em cenário local adverso”, afirma o CFO Pablo Motta.

Liderança e mudança de mix

A Marcopolo reforçou sua liderança no mercado brasileiro de carrocerias, elevando o market share para 48,7% no 3T25, com destaque para o segmento de micros, que registrou um incremento de 17,3 pontos percentuais.

O segmento de ônibus rodoviários mostrou queda de volumes, mas evolução no mix de vendas no mercado interno, enquanto o crescimento sequencial de volumes dos modelos urbanos confirma a tendência de retomada deste segmento no mercado doméstico, mesmo com a queda na comparação anual. O programa Refrota, direcionado ao financiamento de ônibus urbanos, e o envelhecimento das frotas nos últimos anos são fatores que podem alimentar a demanda no segmento.

Vale destacar também que no terceiro trimestre deste ano, a Marcopolo entregou 64 carrocerias de elétricos no Brasil. Em 2025, já foram 111 Attivis entregues, contra 8 unidades em 2024.

No segmento de micros e Volares, entregas para o programa federal Caminho da Escola no 3T25 somaram 631 unidades, contra 507 unidades no 3T24, contemplando a licitação realizada em 2023. Uma nova licitação do Caminho da Escola é esperada para o 4T25.

Os investimentos da Marcopolo alcançaram R$ 103,2 milhões e R$ 236,3 milhões, no 3T25 e 9M25, respectivamente.

Perspectivas positivas

Para o quarto trimestre deste ano, a Marcopolo projeta um ritmo bom de entregas em outubro e novembro, mantendo o mix de vendas, seguido por uma diminuição na rotina em dezembro em função de um número menor de dias úteis.

As exportações a partir do Brasil devem manter desempenho positivo, com foco nos mercados do Chile, Argentina e Peru. A empresa segue atenta às oportunidades em propulsões alternativas, programas federais como Caminho da Escola e do Ministério da Saúde, e ao mercado de urbanos pesados.

“Além disso, estamos trabalhando na homologação dos modelos Paradiso, recém apresentados na Busworld, na Bélgica, para vendas no mercado europeu e primeiras entregas previstas para o 4T26 e 1S27, retornando nossa comercialização na Europa”, pontua o CFO.

Estes modelos, assim como o Volare Attack 9 híbrido a etanol, também apresentado na feira internacional, reforçam a presença global da marca e a aplicação de tecnologia pioneira em descarbonização, tema que a Marcopolo destacará em sua participação na COP30, em Belém (PA), em novembro.

Crédito da imagem: Divulgação Marcopolo

Secco Consultoria de Comunicação

José Carlos Secco

e-mail: jcsecco@secco.com.br

 

 

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