Honeywell lança uma nova tecnologia que transforma resíduos agrícolas em combustíveis renováveis
Edelman Brasil -
A inovação oferece uma alternativa de baixo carbono e custo reduzido para impulsionar a descarbonização dos setores marítimo e de transporte.
A Honeywell (NASDAQ: HON) apresentou hoje uma tecnologia revolucionária que converte resíduos agrícolas e florestais em combustíveis renováveis prontos para uso, voltados para setores de difícil descarbonização, como a indústria marítima. A tecnologia produz combustível marítimo de baixo carbono, gasolina e combustível sustentável de aviação (SAF) a partir de fontes de biomassa baratas e abundantes, como cavacos de madeira e resíduos de colheitas.
Para os operadores de embarcações, esses combustíveis prontos para uso, oferecem uma alternativa econômica e de menor emissão de carbono em relação ao tradicional óleo combustível pesado. Com maior densidade energética do que muitas alternativas atuais de biocombustíveis, esse combustível marítimo renovável pode aumentar a autonomia das embarcações sem exigir modificações caras nos motores.
“A Honeywell continua impulsionando a inovação nas áreas em que nossos clientes mais precisam”, disse Ken West, presidente da Honeywell Energy and Sustainability Solutions. “A indústria marítima tem uma necessidade real de combustíveis renováveis que estejam imediatamente disponíveis e sejam economicamente viáveis. Nossa tecnologia de processamento Biocrude Upgrading pode ser entregue em formato modular, oferecendo economia desde a instalação até o refino e o uso.”
“Com nossa tecnologia Biocrude Upgrading, a Honeywell reforça seu compromisso em impulsionar a transição energética da região, apoiando indústrias essenciais a reduzir suas emissões sem comprometer a eficiência ou a competitividade.”, pontua José Magalhães Fernandes, CEO e presidente da Honeywell para a América Latina.
Resíduos vegetais e agrícolas podem ser convertidos em biocru de baixo carbono diretamente nos locais de coleta da matéria-prima, o que mantém os custos de transporte baixos. A nova tecnologia de processo da Honeywell permite que esse biocru seja posteriormente refinado em grandes instalações para produzir combustível marítimo, gasolina ou SAF. Isso ajuda a resolver desafios antigos na conversão de biocru em combustíveis com desempenho comparável aos combustíveis convencionais.
A tecnologia Biocrude Upgrading pode ser entregue na forma de uma planta modular pré-fabricada. Como resultado, a Honeywell pode ajudar os clientes a reduzir riscos e acelerar os prazos dos projetos, simplificando as atividades de construção no local.
A introdução da tecnologia de processo Biocrude Upgrading da Honeywell ocorre em um momento em que as companhias de navegação buscam reduzir suas pegadas de carbono, impulsionadas por demandas de clientes e exigências regulatórias. Desde a década de 1960, o óleo combustível pesado, produto residual do refino de gasolina, diesel e querosene tem sido a principal fonte de energia do setor marítimo e um dos maiores responsáveis por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa.
Há mais de uma década, a Honeywell fornece tecnologias de processo para combustíveis renováveis e alternativos utilizando diversas matérias-primas. A nova tecnologia Biocrude Upgrading é complementar ao portfólio de combustíveis renováveis da empresa, que inclui Ecofining™, Ethanol to Jet, Fischer-Tropsch (FT) Unicracking™ e UOP eFining™, um processo que converte hidrogênio verde e dióxido de carbono em e-combustíveis.
Saiba mais sobre o portfólio de combustíveis renováveis da Honeywell aqui:
https://uop.honeywell.com/en/industry-solutions/renewable-fuels
Gabriel Oliveira <gabriel.oliveira@edelman.com>
 
                     
                 
                     
                     
                    