Publicidade

Hyundai Motor Brasil recebeu sua terceira certificação consecutiva pelo Instituto Lixo Zero Brasil

Montadora recebeu o reconhecimento em 2023, 2024 e 2025, ao elevar continuamente a taxa de destinação correta de resíduos até os atuais 95,8%


A Hyundai Motor Brasil recebeu sua terceira certificação consecutiva pelo Instituto Lixo Zero Brasil. A companhia, que já havia sido a primeira do País a receber o reconhecimento em 2023, solidifica sua liderança e compromisso ambiental ao elevar o índice de destinação correta de resíduos para 95,8%. No início deste ano, a montadora foi a primeira fabricante de automóveis vencedora do Prêmio Lixo Zero, na categoria “Certificação do Ano”.

"A Hyundai trabalha todos os dias para ser referência no setor para os temas de meio ambiente, e valorizamos todos os reconhecimentos recebidos por instituições sérias e comprometidas como é o caso do Instituto Lixo Zero. Por meio de rigorosas diretrizes praticadas por cada certificação como essa, temos a oportunidade de refinar nossos processos e dar os próximos passos em direção a um futuro cada vez mais sustentável. Como pioneiros do setor na destinação de resíduos, queremos atuar como um agente transformador na indústria, trazendo todos os nossos fornecedores, clientes e, por que não, concorrentes, para este mesmo direcionamento de relação responsável com os recursos naturais e com o planeta”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

A trajetória junto ao Instituto Lixo Zero começou em 2023, quando a Hyundai se tornou a primeira montadora do Brasil a conquistar a certificação, com um índice de 93% de conformidade. A performance foi resultado de ações, como campanhas de conscientização, reestruturação de coletores seletivos e a busca proativa por novas finalidades para os descartes. O selo, que se baseia nos padrões internacionais da Zero Waste International Alliance (ZWIA), atesta que mais de 90% dos resíduos são desviados de aterros sanitários e incineração, sendo encaminhados para reutilização, reciclagem ou compostagem.

Em 2024, a empresa superou a própria meta estabelecida no ano anterior e o índice de destinação correta subiu para 94,2%. Este avanço foi impulsionado por iniciativas criativas de economia circular, como a reciclagem de toneladas de borra de tinta por mês para a produção de tintas de segunda linha.

A recertificação de 2025 vem confirmar a assertividade das iniciativas da Hyundai, que agora alcança o índice de 95,8% dos resíduos gerados não sendo incinerados ou coprocessados. O novo número foi alcançado com base em projetos inovadores, entre eles, a parceria inédita no Brasil com a Antares para reciclar a borra de fosfato – um resíduo industrial da produção de veículos – transformando-o em matéria-prima essencial para a fabricação de fertilizantes.

A Hyundai Motor Brasil é também a primeira montadora do País a se filiar à Global Zero Waste, colaborando ativamente na implementação de estratégias de economia circular com base nos 9 R’s (Rejeitar, Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reparar, Restaurar/Reformar, Remanufaturar, Reciclar e Recuperar). As iniciativas desencadearam outros reconhecimentos, e a fabricante foi reconhecida como "Environmental Excellence Company of the Year 2025" pela GEEF, destacando a redução de 17 milhões de litros no consumo de água e a economia de 2.500 MWh/ano de energia.

Imprensa Hyundai <adelson.junior@ketchum.com.br>

 

Publicidade