Mercedes-Benz do Brasil leva as soluções da marca em produtos e serviços para a Arena ANTP 2025
Mercedes-Benz -
Estande da marca expõe o chassi de ônibus elétrico urbano eO500U a baterias, totalmente desenvolvido no País para a realidade brasileira
Com destaque para a exposição do seu chassi de ônibus elétrico urbano a baterias, o modelo eO500U, a Mercedes-Benz do Brasil leva as soluções da marca em produtos e serviços para a Arena ANTP 2025 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, que será realizado em São Paulo, capital, no Transamérica Expo Center, entre os dias 28 e 30 de outubro. Esta é a 24ª edição do evento bianual da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
Sob o mote “Mobilidade sustentável para um futuro melhor”, a Arena ANTP deste ano aborda temas como transporte público, mobilidade urbana, transição energética, eletromobilidade, descarbonização, sustentabilidade, mudanças climáticas, segurança no trânsito, planejamento urbano, políticas públicas e vários outros assuntos, numa vasta programação de palestras.
Além da exposição do eO500U, o estande da marca irá demonstrar aos visitantes as características, funcionalidades e vantagens do serviço de telemetria FleetBus, exclusividade da Mercedes-Benz para gestão de frotas de ônibus. Paralelamente, executivos da Empresa participarão de painéis de debates, compartilhando experiências e conhecimentos acerca de assuntos relacionados com a mobilidade sustentável.
No dia 29 de outubro, às 10h00, na Arena 3, Mike Munhato, gerente de Eletromobilidade, será um dos participantes e debatedores do painel “Avanços e desafios para transição energética e a descarbonização do transporte público no Brasil”.
Já no dia 30 de outubro, às 15 horas, na Arena 1, Simone Krüger Frizzo, vice-presidente de Recursos Humanos, Jurídico e Compliance da Mercedes-Benz América Latina, participará do painel “Elas no transporte. Equidade em movimento: como lideranças femininas aceleram a transformação da mobilidade”.
Mercedes-Benz supera o marco de 400 ônibus elétricos eO500U vendidos no Brasil
De acordo com Walter Barbosa, a Mercedes-Benz do Brasil segue dando passos significativos na consolidação de sua presença na eletromobilidade no País. A Empresa superou o marco de venda de 400 ônibus elétricos urbanos eO500U à bateria, considerando o volume acumulado desde o início de 2024 até o mês de setembro deste ano.
“Essas 400 unidades do nosso ônibus elétrico, com tecnologia da própria marca, foram vendidas a empresas de transporte coletivo do Estado de São Paulo, principalmente da capital”, diz Walter Barbosa. “É muito significativo expandir nossa presença em eletromobilidade na cidade de São Paulo, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim, em alinhamento com a Daimler Buses e com os princípios ESG, reforçamos o nosso compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a sustentabilidade ambiental, e outros temas, aliás, em evidência na Arena ANTP deste ano”.
Mais de 5 milhões de km rodados na cidade de São Paulo
“No último dia 22 de setembro, a Prefeitura de São Paulo anunciou a entrega de mais 120 ônibus elétricos para o transporte coletivo municipal. Desse lote, 80 unidades eram do eO500U da nossa marca”, informa Walter Barbosa. “Mais de 10 garagens do sistema SPTrans já operam com o eO500U, sendo mais de 5 milhões de km rodados. Entre nossos clientes destacam-se as empresas Viação Metrópole, Mobi Brasil, Sambaíba, Via Sudeste, Viação Grajaú e Viação Gato Preto”.
eO500U foi desenvolvido para a realidade brasileira e da América Latina
Os benefícios do ônibus elétrico para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão local de CO2, zero poluição do ar, extremamente silencioso e sem vibração, trazendo conforto e bem-estar a bordo para os passageiros e o motorista.
O ônibus elétrico urbano eO500U foi totalmente desenvolvido no País dentro da realidade brasileira e latino-americana. Ele vem sendo produzido em série desde o final de 2022, na moderna Linha 4.0 da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Atualmente, o ônibus elétrico Mercedes-Benz vem sendo testado fora do Estado de São Paulo, em demonstrações no Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santos e, futuramente, no Rio de Janeiro. “O eO500U está cada dia mais presente nas vias e nos sistemas de transporte coletivo urbano de grandes cidades. Aliás, ainda sobre a eletromobilidade, vale destacar que o nosso ônibus elétrico articulado eO500UA, apresentado na LatBus 2024, tem um programa de testes internos para 2025.”, ressalta Walter Barbosa.
A expansão do eO500U brasileiro alcança outros mercados. Chile e Argentina já receberam este ônibus elétrico para demonstração, o que irá ocorrer também com o México. No caso do Chile, o eO500U foi aprovado tecnicamente em operação regular quanto ao consumo de energia e capacidade de passageiros.
Eletrificação necessita do compromisso de todos os players
“Para que a solução de eletromobilidade seja sustentável para o Brasil do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, visando descarbonização no transporte de passageiros, é preciso um empenho efetivo dos governos federal, estadual e municipal e da iniciativa privada. Isso é fundamental para viabilizar o financiamento de ônibus elétricos no País e a implantação efetiva da infraestrutura de recarga”, diz Walter Barbosa. “De nossa parte, enfatizamos que a Mercedes-Benz do Brasil tem total capacidade de produção para atender às demandas por ônibus elétricos de cidades como São Paulo, como de todo o País e também da América Latina e outros mercados”.
eO500U assegura eficiência tecnológica e econômica
Chassi da consagrada linha O 500, o eO500U é um modelo Padron 4x2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de até 270 km, a maior entre os ônibus elétricos no Brasil. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.
O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in CCS2, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa.
O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e extremamente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.
Suporte e serviços especializados em eletromobilidade
A Mercedes-Benz oferece suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente na transição do motor diesel para a tração elétrica. Para isso, a Empresa conta com a equipe de eMobility, que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado. Ela oferece apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.
Mais do que um novo produto, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos. Além disso, os concessionários da marca são treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos.
FleetBus com módulo de série
Desenvolvido especialmente para a gestão de frotas de ônibus, o FleetBus é ideal para pequenos, médios e grandes frotistas. O FleetBus já vem com módulo de série em veículos elétricos e Euro6 (fabricados a partir de 2025) e pode ser instalado em modelos seminovos fabricados a partir de 2012, por meio de um kit de conectividade comporto por módulo de telemetria, chicotes elétricos e antenas.
Após a ativação do FleetBus, o gestor tem acesso a informações em tempo real sobre os veículos e o comportamento dos motoristas, incluindo análises de performance e diagnóstico remoto do trem de força. Isso garante uma gestão mais eficiente da frota, redução de paradas não programadas e uma experiência superior com os serviços digitais 4.0 da Mercedes-Benz.
Imprensa Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus <sistemas@comuniquese5.com.br>