Sany Renewable Energy conquista um novo contrato no Chile para o fornecimento de turbinas eólicas
GPCOM Comunicação Corporativa -
Turbinas de 172 a 195 metros de rotor são destaque da Sany Renewable Energy na Brazil Windpower 2025. Empresa definiu o Brasil como hub para operação
A meta da Sany Renewable Energy – empresa do Grupo Sany, um dos maiores conglomerados industriais do mundo -, de crescer em energias renováveis, avança com a conquista de um novo contrato no Chile para o fornecimento de turbinas eólicas, tendo o Brasil como um mercado chave e hub da operação na América Latina. Com perspectivas positivas para a comercialização de suas turbinas de grande porte – entre as maiores do mercado, com rotores para o Brasil que variam de 172 a 195 metros -, a empresa participa, pela quarta vez, da Brazil Windpower, em São Paulo, entre 28 e 30 de outubro.
Posicionada entre os cinco principais fabricantes mundiais de turbinas eólicas, a Sany Renewable Energy já instalou mais de 35 GW em turbinas eólicas no mundo e conta com uma carteira de pedidos de 28 GW para implantação na China e no mercado internacional. No Chile, o contrato recém-assinado prevê o fornecimento de turbinas de 5MW para um cliente internacional focado em projetos de energia renovável.
“A Sany Renewable Energy conta com a próxima geração das turbinas eólicas de alto desempenho, com grandes diâmetros de rotor e alta capacidade de produção de energia, perfeitas para o recurso eólico do Brasil. Por isso, está confiante no mercado brasileiro, inclusive devido ao trinômio qualidade-custo-eficiência dos seus equipamentos”, afirma Felipe Ramalho, Gerente Geral da Sany Renewable Energy no Brasil.
Ele destaca que o Grupo Sany já atua no País desde 2007, com a comercialização de tratores, escavadeiras, concreteiras, caminhões e guindastes, e agora quer avançar no mercado de energia eólica. “A longa presença do Grupo Sany no Brasil representa uma base sólida para um crescimento sustentável no mercado de turbinas”, afirma Ramalho.
Feng Guan, General Manager para América Latina, ressalta que a Sany Renewable Energy tem planos de longo prazo para este mercado, e que seu crescimento na América Latina é parte do processo de internacionalização do Grupo Sany. “Estamos preparados para atender o próximo ciclo de crescimento do mercado de turbinas eólicas, aprofundando vínculos com clientes e fornecedores, aprimorando estudos energéticos e desenvolvendo soluções que podem ser customizadas para produzir o máximo de energia nos parques eólicos”, afirma Feng Guan.
No Brasil, a Sany Renewable Energy oferece turbinas eólicas das plataformas 909 e 915, com rotores que variam de 172 a 195 metros de diâmetro, torres de diferentes alturas e potência nominal de 5MW a 8MW, capaz de entregar altos fatores de produção energética, especialmente nas regiões Sul e Nordeste do Brasil.
Felipe Ramalho observa que os diferenciais da Sany incluem o design avançado de componentes e subcomponentes, a produção própria de pás e a alta escala de fabricação do produto na China. “Isso possibilita alta eficiência energética, maior vida útil da turbina e um custo de energia muito competitivo”, afirma.
A base comercial da Sany Renewable Energy no Brasil está instalada no World Trade Center, em São Paulo, de onde atende todo mercado brasileiro e latino-americano. A fabricação das turbinas é feita na China, onde a empresa conta com 15 fábricas, sendo 7 de pás e 8 de naceles, além de instalações produtivas na Índia e sob construção no Cazaquistão. A empresa opera ainda um centro de pesquisa e desenvolvimento na Espanha, responsável por promover a evolução de sua tecnologia em escala global.
Com uma força de trabalho que supera 5.700 empregados, a Sany Renewable Energy vem expandindo sua atuação global por meio da assinatura de contratos de fornecimento de turbinas eólicas em diversos mercados internacionais, como Índia, Cazaquistão, Vietnã, Filipinas, Sérvia, Alemanha, Espanha, Chile, entre outros. Em 2024, a empresa registrou receitas de 2,4 bilhões de euros.
Murillo Senne <murillo@gpcom.com.br>