Publicidade

Edenred Ticket Log realizou um estudo com 300 gestores de frotas para entender os avanços da eletrificação no país

A instalação de carregadores nas bases das empresas é uma realidade e um objetivo para as empresas possuem e/ou pretendem adquirir veículos elétricos


A Edenred Ticket Log, marca da Edenred Brasil e líder em soluções de mobilidade na América Latina, realizou um estudo com 300 gestores de frotas para entender os avanços da eletrificação no país. O levantamento mostra que 76% das empresas que já contam com veículos elétricos realizam o carregamento em suas próprias sedes — e 42% delas já possuem fornecedores com soluções específicas para isso. Entre aquelas que ainda não eletrificaram suas frotas, 87% planejam instalar pontos de carregamento nos próximos anos.

Infraestrutura de carregamento

A pesquisa da marca também ouviu os gestores sobre a quantidade de pontos de recarga presentes nas empresas, a fim de identificar a infraestrutura atual e seus desafios. O resultado mostra que as empresas que possuem veículos elétricos contam, em média, com oito carregadores em suas instalações. Dentre elas, 33% possuem apenas um carregador, enquanto outras 33% trabalham com dois a cinco carregadores. Já 13% das companhias possuem entre seis e dez unidades, enquanto outras 13% contam com mais de 11 carregadores em suas bases.

Quando questionadas sobre as dificuldades para carregarem os veículos em suas sedes, 16% citaram a capacidade dos carregadores e infraestrutura como dificuldades e outros 8% citaram o alto custo dos carregadores e de manutenção.  Além do carregamento nas próprias sedes, as empresas ouvidas pela Edenred Ticket Log também afirmaram utilizar outros locais externos, como a casa de seus colaboradores (17%) ou hubs de recarga públicos (26%).

Distribuição no Brasil

Ainda de acordo com o estudo da Edenred Ticket Log, a distribuição de veículos elétricos no Brasil está concentrada nas capitais, que abrigam cerca de 70% desses veículos, enquanto o restante está localizado em cidades do interior. O Sudeste lidera com a maior quantidade de veículos eletrificados, seguido pela região Sul. Juntas, essas duas regiões representam 68% de toda a frota nacional. O Nordeste e o Centro-Oeste têm participação semelhante, com 14,2% e 14,5%, respectivamente, enquanto a região Norte representa pouco mais de 3%.

A infraestrutura para viabilizar a utilização de veículos elétricos também tem acompanhado essas tendências: em fevereiro de 2025, o Brasil chegou ao total 14.800 pontos de recarga espalhados pelo país. Em comparação a novembro de 2024, houve um crescimento de 22% na infraestrutura, o que impulsiona o processo de eletromobilidade, segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

“O cenário atual mostra grandes oportunidades para o processo de eletrificação de frotas no Brasil. Apesar das barreiras existentes, fica claro que há um movimento de empresas em direção à inovação e à descarbonização, mas que necessita de soluções integradas que simplifiquem esse processo. Além da evidente redução nas emissões de gases de efeito estufa, essa transição traz benefícios operacionais muito concretos, como a otimização da gestão de energia e a integração com soluções de mobilidade inteligente. Veículos elétricos, ao serem conectados a sistemas de telemetria avançada, permitem uma análise em tempo real do desempenho e da eficiência, possibilitando a tomada de decisão para manutenções preditivas e uso eficiente da frota,” comenta Bruno Barbosa, Diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil. 

Fortalecendo a transição para uma mobilidade elétrica

Para atender às necessidades de gestores de frotas e apoiar a transição para a eletrificação, a Edenred anunciou em 2024 a aquisição da Spirii, uma plataforma global SaaS com base na Dinamarca. A Spirii oferece tecnologia própria e uma ampla rede de parceiros, cobrindo toda a cadeia de valor do carregamento elétrico, incluindo uma plataforma avançada de gerenciamento, um aplicativo intuitivo para usuários finais e soluções completas de carregamento. Essa aquisição expande o portfólio da Edenred e reafirma o compromisso da marca com inovação e sustentabilidade, fornecendo infraestrutura e suporte para empresas que buscam liderar a transição para frotas eletrificadas.

Lucas Menoita <lucas.menoita@rpmacomunicacao.com.br>

Publicidade