Publicidade

Suzano aposta em chão de fábrica high-tech para turbinar eficiência com IA

A ação que une IA Generativa foi criada há um ano para democratizar o conhecimento tecnológico e, hoje já se expandiu para unidades no Brasil e no exterior


Em Mucuri, na Bahia, a última turma da unidade da Suzano na Industrial Norte viu sua rotina ser aprimorada. Se antes o controle rigoroso do teor de carbonato de cálcio residual era medido de forma manual, uma vez por turno, agora o sistema é automatizado e a equipe tem mais tempo para realizar suas outras atividades. Isso foi possível a partir da criação de um sensor virtual que atua de maneira preditiva na linha de produção, estimando em tempo real o teor presente na CaO produzida no forno. Com isso é registrado menos falhas, menos paradas inesperadas e uma produção mais estável. Além de um potencial em economia de gás natural, possibilitando ajustes no processo para usar apenas o necessário, o que reduz custos e torna a operação mais sustentável.

A inovação foi desenvolvida pelos funcionários do setor a partir das suas próprias demandas e ganhou o nome de projeto ULTRA. Ele faz parte de um amplo programa, o Digital Empowerment, aplicado pela Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, e a Koru, empresa brasileira referência em aprendizagem corporativa personalizada. O modelo de empoderamento tecnológico foi criado em conjunto pelas companhias com a intenção de acelerar a transformação tecnológica e gerar impacto direto no negócio. Ele já foi implementado em unidades da Suzano no Brasil, Estados Unidos, Europa e China.

Formato que gera soluções reais

O Digital Empowerment foi elaborado com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia para profissionais de diversas áreas – desde a operação até níveis executivos. Com uma trilha de formação de 180 horas baseada em Worked-Based Learning, os participantes são desafiados a resolver problemas reais usando análise de dados, ciência de dados, engenharia de dados e inteligência artificial generativa.

A iniciativa já formou dezenas de equipes multidisciplinares, com mais de 60 projetos dentro da própria operação da empresa. Estima-se que os projetos do Digital Empowerment reflitam um potencial de retorno significativo do investimento no programa.

“Estamos formando pessoas do negócio, e não apenas times de TI. Isso muda o jogo. O conhecimento técnico somado à experiência de quem vive a operação todos os dias é o que está permitindo resultados positivos tão expressivos. É colocarmos a Suzano em um outro patamar de inovação, ensinando as pessoas a desenvolverem seus próprios modelos preditivos, prescritivos e até mesmo utilizando IA Generativa, integrada ao processo produtivo”, destaca Nathan Caressato, Coordenador de DigitalTech na Suzano.

Além dos resultados financeiros, o Digital Empowerment tem promovido reconhecimento interno, promoção de talentos e a consolidação de uma cultura de dados com raízes profundas. A iniciativa faz parte do ecossistema Smart, que implementa ações de aprendizado e governança digital para colaboradores e colaboradoras da Suzano.

Cocriação e personalização como pilares da transformação

A Koru foi responsável por desenhar a jornada de formação de maneira totalmente personalizada, considerando as diferentes realidades operacionais da Suzano, desde fábricas até áreas florestais e unidades internacionais. “Não oferecemos um curso de prateleira. Trabalhamos lado a lado com o time da Suzano para adaptar conteúdos, ajustar rotas e garantir que o aprendizado tivesse aplicação direta no dia a dia”, explica Daniel Spolaor, CEO e cofundador da Koru.

Os formadores da Koru desenharam um plano individualizado, considerando as particularidades de uma indústria muito singular e de demandas variadas. Diante desse contexto, foi desenvolvido um programa considerando o ensino de habilidades de Análise, Ciência e Engenharia de Dados, e envolvendo a criação de produtos digitais como sistemas de predição e recomendação com Python e Inteligência Artificial Generativa.

Mariana Celle <mariana@mayapr.com.br>

Publicidade