Publicidade

FGV Energia realizará a segunda edição do Seminário de Descomissionamento Offshore: desafios e oportunidades

Seminário, que acontece no dia 22 de outubro, no Centro Cultural da Fundação, discute implicações econômicas, ambientais e regulatórias


A FGV Energia realizará, no dia 22 de outubro, das 9h às 18h, no Centro Cultural da FGV, em Botafogo (RJ), a segunda edição do Seminário de Descomissionamento Offshore: desafios e oportunidades. O evento reunirá autoridades públicas, representantes da indústria de óleo e gás, juristas, especialistas e acadêmicos para debater os avanços, gargalos e perspectivas dessa etapa crítica do ciclo de vida das infraestruturas offshore.

Entre os especialistas confirmados estão: Sylvia Anjos, diretora Executiva de Exploração e Produção (E&P) da Petrobras, Carlos Alexandre Belo Castilho, gerente Geral de Projetos de Descomissionamento da Petrobras, Walter Lucas da Silva, diretor-presidente do Cluster Tecnológico Naval, Ronaldo Feltrin, superintendente Auditor Fiscal da RFB, Pietro Mendes, diretor da ANP, Karen Alves, coordenadora de Gestão Organizacional da ANP, Mozart Junqueira Ribeiro, superintendente de Indústria Naval e Recursos do Mar da SEENEMAR, entre outros.

Descomissionamento deve movimentar US$ 9,9 bilhões com o desmonte de 10 plataformas até 2029

Com o descomissionamento de ativos se tornando pauta estratégica para o Brasil, que ocupa o segundo lugar no ranking mundial da atividade — especialmente com o planejamento da Petrobras de descomissionamento de 10 plataformas até 2029, movimentando 9.9 bilhões de dólares —, o seminário pretende lançar luz sobre as implicações econômicas, ambientais e regulatórias do tema. A previsão é que a desativação e desmonte de estruturas offshore tenha um movimento intenso nos próximos 30 anos, impulsionando a cadeia industrial e a geração de empregos.

“O descomissionamento offshore exige uma abordagem integrada, que considere aspectos regulatórios, técnicos, sociais, econômicos e ambientais. Nosso objetivo é contribuir para o amadurecimento do debate e apoiar a construção de soluções sustentáveis e juridicamente seguras para o setor”, afirma Carlos Quintella, diretor da FGV Energia.

A programação conta com quatro painéis estratégicos que abordarão os principais eixos do descomissionamento offshore. Serão discutidos desde a análise de mercado, projeções e capacitação da cadeia nacional, até a estruturação financeira, aspectos regulatórios e modelos de project finance com foco no REPETRO-SPED. A gestão logística integrada também estará em pauta, englobando engenharia de remoção, tecnologias de corte e destinação sustentável de materiais. Por fim, o evento destaca a integração de critérios ESG no ciclo de vida dos projetos, abordando métricas de impacto, economia circular e o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o compromisso com uma transição energética responsável.

Entre os destaques da programação, estão a palestra de abertura “Cenários e Perspectivas do Descomissionamento no Brasil” com a Sylvia Anjos – Diretora de E&P da Petrobras e a palestra de encerramento com o Pietro Mendes - diretor da ANP.

Realização:

FGV Energia

Serviço: 2º Seminário de Descomissionamento Offshore: Desafios e Oportunidades

Data: 22 de outubro de 2025 (quarta-feira)

Horário: Das 9h às 18h (Início do Credenciamento – 8h30)

Local: Centro Cultural da FGV – Praia de Botafogo, 186, Botafogo – Rio de Janeiro/RJ

Inscrições: Link

Mais informações: Link 

 

Insight Comunicação:

Tel.: (21) 2509-5399

E-mail: assessoria.fgv@insightnet.com.br 

Publicidade